Históricos de Manutenção: por que sua empresa precisa deles?

Um histórico de manutenção é um documento no qual são armazenadas todas as informações e evoluções das atividades executadas em suas máquinas.  Para entender mais sobre eles e porque sua empresa precisa deles, continue a leitura!

historicos-de-manutencao-engeman

Ao longo dos anos, é normal que nosso cérebro não se recorde de todas as informações vividas ou presenciadas até ali. Talvez um evento ocorrido mês passado, você ainda seja capaz de descrever com detalhes, porém, não há garantias que vá se recordar com a mesma riqueza de detalhes daqui a 5 anos. 

Em uma situação normal, isso simplesmente acontece porque a memória é seletiva e com toda a certeza não irá se recordar de todas as experiências da mesma forma. Por esse motivo é que existe a ‘História’ que, segundo o dicionário, é a ciência que estuda eventos passados com referência a um povo, país, período ou indivíduo específico. 

O registro histórico nada mais é que o conjunto de conhecimentos relativos ao passado da humanidade e sua evolução, segundo o lugar, a época, o ponto de vista escolhido.

Trazendo esse conhecimento para o nosso cenário da manutenção, sabemos que é crucial manter um histórico de manutenção dos seus ativos e isso traz numerosos benefícios para sua gestão. Para entender melhor os motivos que sua empresa precisa destes históricos de manutenção, continue a leitura.

Compartilhe!

O que é um histórico de manutenção?

Um histórico de manutenção é um documento no qual são armazenadas todas as informações e evoluções das atividades executadas em suas máquinas.  

O bom funcionamento do setor de manutenção está relacionado à maneira como o gestor conduz os trabalhos, por este motivo manter um histórico de toda a evolução das máquinas permite um controle assertivo da manutenção.  

De modo geral, toda estratégia aplicada dentro do contexto corporativo deve ser precedida de um bom planejamento. Podemos concluir que as análises dos históricos de manutenção realizadas na empresa são imprescindíveis para a continuidade de um bom trabalho nesse setor.

O que deve ter no histórico de manutenção?

Nesses históricos de manutenção, alguns dados são bastante relevantes para a gestão.

Podemos mencionar:

  • as intervenções que o maquinário já sofreu;
  • os tipos de manutenções foram feitos;
  • quantas vezes ocorreram tais manutenções;
  • os responsáveis pelas execuções;        
  • o tempo gasto nas atividades;
  • os materiais foram utilizados;
  • o custo destas manutenções

A falta de histórico, pode dificultar na elaboração de um planejamento de manutenção eficiente, portanto, o gestor de manutenção deve contar com indicadores ligados a metas estratégicas como: MTBF e MTTR de seu maquinário, ou ainda, sua confiabilidade, a fim de garantir uma boa jornada de manutenção.

Qual é a importância do histórico de manutenção?

A partir de várias memórias e acontecimentos históricos, os dados podem ser armazenados para que se tenha registros com o passar dos anos. É claro que hoje em dia, com a tecnologia, as informações estão cada vez mais acessíveis e de fácil registro, porém, não foi sempre assim.

Portanto, como saber quando um equipamento foi adquirido ou quando foram realizadas intervenções na manutenção? Pense nesta resposta e estenda ela para uma empresa com centenas ou até milhares de ativos. Para dar a resposta detalhada sobre cada ativo é praticamente inviável manter tudo isso na “memória” ou em um arquivo de almoxarifado enorme.  

Informações sobre os ativos, datas de manutenções, custos, etc., são informações que fazem parte da rotina dos gestores para que eles possam tomar decisões bem fundamentadas. Sendo assim, manter um histórico completo e à mão marca a diferença para a tomada de decisões rápida e precisa.

Quais as vantagens em se manter históricos de manutenção

Além de não ter que contar simplesmente com a boa memória e ou boa vontade de um executor informar quais foram as ações realizadas no maquinário ‘X’, manter seus históricos registrados, facilitará ao gestor na tomada de decisões a partir das informações obtidas. Por exemplo:

Se diferentes máquinas de modelo ‘X’ sempre apresentam a mesma falha, provocando uma manutenção corretiva não programada, é preciso que os gestores presentes identifiquem o motivo e a periodicidade dessas recorrências. Mas sem registros, é impossível ter parâmetros para descobrir a raiz do problema.

Por outro lado, não quer dizer que todas as máquinas do mesmo modelo se comportarão da mesma forma.

Talvez a máquina 01, precisou de uma troca de peça específica após uma quebra devido a um acidente por mal instalação do equipamento. Já a máquina 02, possui 3 registros de troca desta mesma peça específica, por desgaste natural. Ou ainda há a máquina 03 que foi adquirida na mesma época que as demais e que nunca apresentou nenhum defeito. 

Você só terá essas informações, a partir dos dados registrados.

Portanto, quando a empresa não mantém um histórico de manutenção, pequenos detalhes passarão despercebidos, o que pode resultar em catástrofes de várias magnitudes. 

Benefícios de manter um histórico de manutenção atualizado

O histórico de manutenção contém todo o histórico do equipamento. Imagine ele como um prontuário médico, que traz todas as vezes que foi necessário algum medicamento para que a saúde fosse restabelecida. Portanto, manter tudo anotado facilita ao médico saber como tratar aquele paciente, se ele tem alguma alergia, e assim prescrever o tratamento correto.

Desta forma funciona com os equipamentos. Manter tudo registrado permite ao gestor ter em mãos toda a vida dos seus ativos. Com isso ele vai usufruir de benefícios como:  

  • auxílio na tomada de decisões;
  • redução de custos;
  •  integração entre setores;
  •  ajuda na montagem do calendário de manutenções preventivas;
  • auxílio para prever a necessidade de troca de equipamentos;
  • evita cortes e interrupções na produção;
  • proporciona uma avaliação precisa da qualidade dos equipamentos;
  • contribui para a visualização de falhas recorrentes;
  • expõe a necessidade de investimentos em treinamento de funcionários.

O que é histórico do equipamento?

Diante dessas informações, o resultado será a obtenção de dados como por exemplo o histórico dos equipamentos.

Histórico dos equipamentos nada mais é que saber toda a vida dele, desde sua aquisição até o último suspiro, ou seja, seu descarte.

Neste ínterim, é você ter informações de quantas manutenções foram feitas, quais tipos de manutenções, seus motivos, quais foram os materiais gastos etc.

E para isso, o ideal é contar com uma ferramenta que armazenará todas essas informações.

Como gerenciar o histórico de manutenção no Engeman®

Como citamos no último tópico, uma ferramenta é essencial para o correto gerenciamento dos históricos de manutenção. Saiba que nossa solução, poderá auxiliar nesta tarefa. Conte com o Engeman® para registrar todo o histórico de seu equipamento.

Algumas funções que estão disponíveis no histórico de manutenção no Engeman®:

  • Histórico das ordens de serviços:
    • data programada;
    • setor executante;
    • plano de manutenção;
    • tipo de manutenção;
    • filial;
    • fornecedor;
    • cliente;
    • produto;
  • Histórico de localização do equipamento onde é apresentado um histórico das alterações feitas na localização e nos agrupamentos físicos e de interferência do equipamento.
  • Histórico de movimentações do equipamento onde é permitido registrar as movimentações de aplicações de uma forma mais rápida e simples, garantindo um histórico de movimentações mais eficiente. As movimentações de aplicações influem na mudança de agrupamento, na mudança de pontos de controle acumulativo e nas coletas acumulativas de ambas as aplicações.

Conclusão

Manter um histórico de manutenção atualizado pode ser um desafio. Como vimos neste artigo, não é possível manter dados tão importantes da sua empresa apenas na memória ou em pilhas de papéis que facilmente serão esquecidos em almoxarifados. Isso prejudica as decisões da gestão, além de comprometer a confiabilidade dos equipamentos. 

Sua empresa pode se beneficiar do uso da tecnologia com a ajuda de softwares especialistas que facilitam as tarefas e centralizam todas as informações geradas durante as intervenções na manutenção. Assim, seus registros são detalhados com a possibilidade, inclusive, de registros fotográficos para um melhor acompanhamento das ações. 

Isso tudo sem falar na gama de relatórios e indicadores que uma solução especialista possui para que você gestor, otimize seu tempo e evite desgastes desnecessários procurando por históricos confiáveis. 

Para saber mais sobre a nossa solução, agende uma demonstração com nosso time e veja tudo que o  Engeman® pode levar para a sua empresa! Esperamos por você

    SOLICITE UM ORÇAMENTO DO SOFTWARE ENGEMAN®.

    Siga-nos