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Gestão de manutenção em home office: entenda a sua importância!

Uma maneira eficiente para aumentar a produtividade está em conhecer ferramentas tecnológicas, específicas e práticas, para alcançar um alto desempenho.

O cenário atual da COVID-19 obrigou diversas empresas a buscarem soluções de software de gerenciamento de manutenção informatizado (CMMS EAM). Eles oferecem o acesso de qualquer lugar via internet e permitem que os gestores mantenham suas atividades em home office. Essa mobilidade, para os usuários, facilita a integração de todos os envolvidos na utilização da plataforma de gestão da manutenção.

Nesse sentido, é importante verificar se o sistema escolhido é aderente aos processos e rotinas da empresa. Além disso, a plataforma deve oferecer flexibilidade no atendimento de personalizações de novos layouts, regras de negócios, indicadores de desempenho e integração com outros softwares, facilitando a vida das equipes de trabalho.

Pensando nisso, desenvolvemos este artigo, para trazer mais informações sobre como a gestão de manutenção em home office funciona, quais as suas vantagens e como um software especializado, como o Engeman®, pode auxiliar a sua empresa nessa atividade. Acompanhe!

Qual a importância da gestão da manutenção em home office?

Com a situação da pandemia do novo coronavírus, diversas empresas e instituições viram-se obrigadas a realizar uma gestão da manutenção de maneira efetiva a partir do home office. Os procedimentos de distanciamento recomendados e as restrições de isolamento total aumentaram a importância de ferramentas específicas que pudessem controlar determinados serviços de forma remota.

A demanda imediata das empresas motivou o uso cada vez mais intenso de ambientes em nuvem, proporcionando soluções diferenciadas para seus colaboradores. Nesse sentido, o mercado de softwares, de modo geral, está cada vez mais voltado para plataformas web disponibilizadas a partir de serviços de hospedagem, SaaS e IaaS.

Sobretudo, diversas organizações passaram a analisar e contratar soluções CMMS EAM para melhorar os processos de gestão da manutenção e, dessa maneira, reduzir os custos, característica fundamental em tempos de pandemia que acarretam a parada total da cadeia de produção.

Com isso, essa diminuição da produtividade tornou-se um excelente cenário para realizar manutenções por oportunidade, aproveitando o tempo de inoperância para reorganizar os processos e rotinas de gestão. A partir de indicadores de classe mundial e informações apuradas de forma ágil e remota, os gestores reúnem informações sólidas e tomam decisões assertivas mesmo trabalhando em home office.

Como uma boa gestão da manutenção em home office deve ser realizada?

A gestão da manutenção é uma atividade que afeta diretamente os resultados de qualquer empresa, uma vez que um serviço de assistência mal realizado pode acarretar inúmeros problemas e prejuízos — chegando ao ponto de colocar em risco até mesmo a vida dos colaboradores envolvidos no ciclo produtivo.

Contrariamente, uma gestão bem organizada e otimizada promove melhorias na eficiência dos ativos e na qualidade dos produtos e serviços, trazendo resultados positivos. Bons exemplos desses resultados são a redução do tempo de parada dos equipamentos, aumento da produtividade e confiabilidade, além da redução de custos e elevação da disponibilidade dos maquinários.

Dessa forma, uma boa gestão da manutenção em home office deve ser realizada em um ambiente que possibilite o acesso pelos colaboradores com alta disponibilidade às soluções CMMS EAM, além de recursos adicionais como e-mail e telefonia.

Ademais, também deve haver uma boa comunicação entre as equipes e acesso integrado às informações e rotinas de manutenção. Diversas organizações investem em módulos mobile das soluções CMMS EAM para inteirar com mais eficiência os executantes em campo e os gestores de assistência.

A falta de eficiência e controle por parte da gestão da manutenção pode acarretar inúmeros prejuízos, tais como:

  • quebras e falhas constantes nos ativos por falta de assistência;
  • custos de manutenção elevados por falta de planejamento;
  • impactos no produto e piora na sua qualidade;
  • riscos ao meio ambiente e aos colaboradores;
  • descumprimento de padrões de qualidade e certificações exigidas como ISO, qualidade total, entre outros.

Você conhece o sistema Engeman® e suas funcionalidades?

A adoção de um sistema eficiente para a gestão da manutenção requer uma boa avaliação para encontrar uma solução que atenda às necessidades e rotinas desejadas. Da mesma forma, é importante que o software ofereça flexibilidade para personalizações de novas telas, indicadores e integrações com outras plataformas.

Toda empresa que busca uma organização de manutenção eficiente deverá, em algum momento, adotar um sistema especializado. O volume de informações de seus procedimentos, mesmo em pequenas companhias, é grande demais para ser mantido em simples planilhas ou papéis impressos.

O Engeman® é um software de gestão de processos de assistência que atua como um instrumento que automatiza as rotinas do setor. Os conceitos de engenharia de manutenção beneficiam o registro de dados da área e oferecem um sistema no qual eles podem ser gerenciados, o que padroniza os modelos de execuções de serviços e evita a tomada de decisões subjetiva.

O Engeman® se destaca em vários aspectos, desde a interface amigável e usual até a flexibilidade de padronização de novas rotinas, regras de negócios e indicadores baseados nas necessidades da empresa. Entre algumas qualidades, é possível citar fatores como:

  • regras e rotinas pré-configuradas de acordo com as melhores práticas do mercado, permitindo que as empresas gerenciem seus ativos e planejamentos ao nível de classe mundial;
  • flexibilidade para personalização de novas telas, campos, regras, relatórios, KPIs e dashboards;
  • gerenciamento visual dos ativos a partir de ferramentas de movimentação visual e monitoramento sinótico;
  • programação automatizada da manutenção com base em agendamentos e emissão automática de relatórios como cronogramas, relação de peças, ordens de serviços, indicadores, entre outros;
  • possibilidade de analisar a tomada de decisões com base em indicadores de classe mundial como MTBR, MTTR, taxa de falhas, confiabilidade, disponibilidade, downtime, tempo de parada, custos, entre outros.

Quais os benefícios que esse sistema oferece?

O Engeman® é um sistema que possibilita e gera inúmeros benefícios para o dia a dia da gestão da manutenção. Sobretudo, esse software tem o seu desenvolvimento focado na redução de custos da organização e melhoria dos indicadores de ativos, o que acarreta os aprimoramentos contínuos na produtividade da empresa.

Por se tratar de uma ferramenta extremamente flexível, o sistema permite que o usuário personalize novas telas, campos e layouts, possibilitando a criação de relatórios únicos, com modelos visuais que beneficiem exclusivamente os interesses da companhia. Além disso, o time da Engeman® está sempre disponível para desenvolver novas especificações para o cliente.

A plataforma também oferece acessos por meio do servidor, via web ou mobile, o que gera maior portabilidade de diversos módulos e funcionalidades. Essa característica aumenta a integração e otimização de rotinas e processos realizados pelas equipes de manutenção.

A automatização de programações e emissão de relatórios gerenciais permite que os gestores tenham maior foco nas análises gerenciais para a tomada de decisões assertivas, impedindo que os colaboradores percam tempo na realização de rotinas de forma manual. Ademais, o nivelamento de recursos oferece a possibilidade de parametrização do algoritmo de análise e sugestão de ações, otimizando as atividades de planejamento.

Sobretudo, a gestão de manutenção em home office tornou-se uma importante característica das empresas que buscam melhorar seus processos e atualizar suas atividades em tempos de distanciamento social. O uso de sistemas remotos permite que os gestores tenham controle de seus equipamentos a partir de indicadores e relatórios personalizados. O Engeman® é um software que oferece uma plataforma amigável e eficiente, adaptando-se à rotina de qualquer organização.

E então, gostou do nosso artigo sobre a importância da gestão de manutenção em home office em tempos de distanciamento social? Aproveite para solicitar uma demonstração do Engeman® e veja como o nosso sistema pode auxiliar os processos da sua empresa! 

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