Quais as vantagens da utilização de um SaaS de manutenção? Entenda

Dar a devida atenção aos equipamentos evita problemas. Para aumentar a eficiência, é possível recorrer a um SaaS de manutenção.

O cuidado com a manutenção é essencial para qualquer negócio. Dar a devida atenção aos equipamentos evita problemas, consolida benefícios e permite que a gestão se torne mais efetiva. Para aumentar a eficiência, é possível recorrer a um SaaS de manutenção.

Sigla para software as a service, esse é um recurso versátil e baseado na web. Principalmente, é um modo de ter mais consciência sobre a prevenção. Com a expansão das novas tecnologias e popularização da aquisição, a procura tem ampliado.

Já que seus concorrentes provavelmente vão usá-lo, veja quais são os benefícios de um SaaS de manutenção e descubra como ele pode se destacar no seu negócio!

Como funciona o SaaS de manutenção?

Antes de pensar na contratação, é hora de entender o uso dessa ferramenta. Como o nome sugere, o recurso atua como um serviço de software e não como um produto. Isso significa que você não vai comprar a licença de uso. Em vez disso, pagará para usá-lo dentro do período que for mais interessante.

Além disso, ele funciona online. É como se fosse um site comum, mas ligado a uma plataforma com diversas atividades.

Nesse ambiente conectado, você pode realizar várias tarefas relacionadas à manutenção. O recurso também permite automatizar ações, como criação de ordens de serviço ou cronogramas. Com isso, atua em todos os aspectos importantes para uma manutenção de qualidade.

Quais são suas vantagens?

A adoção de um SaaS de manutenção se justifica por algumas qualidades. Desde a contratação até o uso de cada funcionalidade, há pontos positivos que impactam essa área do negócio.

Reconhecer as vantagens, portanto, é o melhor meio de entender o que faz com que mais empresas procurem essa solução. Para não ficar de fora da alternativa, confira quais são os benefícios!

Diminuição da infraestrutura necessária

Normalmente, um software no estilo SaaS exige uma infraestrutura menor que a versão conhecida como on premise.

No modelo tradicional, há vários outros custos de responsabilidade de quem adquire. Além do gasto com a licença de software, você vai precisar pensar em banco de dados, armazenamento e até em equipe especializada no suporte e manutenção.

Com a alternativa SaaS, a exigência de infraestrutura fica menor. Você paga um valor mensal e a infraestrutura é toda na nuvem. Isso divide os gastos de armazenamento entre todos os clientes e a administração da rede é obrigação da empresa selecionada.

Redução dos custos

Com uma infraestrutura menor, a contratação do SaaS de manutenção garante gastos menores. Ao escolher uma boa desenvolvedora, há como ter o menor custo possível, considerando o nível de qualidade e diferenciação.

Ainda há economias relacionadas aos processos. As paradas se tornam menos frequentes, o que evita a perda de produtividade. Também há como obter maior qualidade de produção, graças a uma operação consistente. Assim, há menos retrabalhos e desperdícios.

Tudo isso faz com que o negócio consiga impedir prejuízos, em vez de apenas pensar em diminuí-los.

Aumento do controle

Outro aspecto interessante é que esse recurso ajuda a gestão de manutenção a ter um nível maior de acompanhamento. É possível obter informações sobre todos os ativos, conhecer o comportamento dos componentes e definir o melhor momento para a manutenção.

Também ocorre a definição de ações e o entendimento completo de quem se envolve com a manutenção. Na prática, é um modo de controlar até a qualificação dos profissionais, o que é ainda mais importante no cuidado com máquinas de alta tecnologia ou que exigem procedimentos especializados.

Graças ao aumento desse controle, é possível até ter decisões melhores e reduzir os riscos de erros.

Maior segurança do trabalho

A verdade é que a redução de custo não é, necessariamente, o benefício mais nítido de adotar um SaaS de manutenção. Afinal, graças ao seu uso, todo o procedimento se torna melhor.

Com equipamentos seguros e funcionais, é viável evitar paradas abruptas e acidentes. Além de diminuir os riscos para os profissionais, é algo que reduz os possíveis impactos no meio ambiente. O negócio melhora sua responsabilidade socioambiental, previne multas e reforça seu posicionamento de mercado.

Bom retorno de investimento

O custo reduzido dessa solução vem acompanhado de um aumento no retorno sobre investimento (ROI). O movimento não tem a ver apenas com a diminuição das despesas, mas com a elevação da lucratividade.

Máquinas que funcionam melhor produzem mais e com maior eficiência. Isso amplia o potencial de geração de renda, ao mesmo tempo em que os custos são relativamente menores. Desse modo, o retorno fortalece a empresa.

Foco no negócio

Por mais importante que seja, a manutenção não é o coração corporativo. Ela é uma etapa essencial para ter bons resultados, mas há outros aspectos com maior peso. Com a contratação de um SaaS de manutenção, é possível manter o foco no core business ou atividade-fim do negócio.

O gestor de manutenção, por exemplo, tem que se preocupar menos com tarefas repetitivas ou imprevistos. Em vez disso, pode se dedicar ao planejamento e à otimização. Isso dá o suporte ideal para que a empresa cresça e alcance seus objetivos estratégicos.

E sua aplicabilidade?

A aplicabilidade desse recurso é flexível e versátil. Trata-se de uma ferramenta que pode ser usada em diversos segmentos, para indústrias e empresas de vários portes. De negócios ligados à tecnologia a fábricas com grandes componentes, é capaz de se adaptar.

Para que seja utilizado da melhor maneira, é necessário fazer uma implementação eficaz. Como visto, o processo não exige tanta infraestrutura. No entanto, ainda é preciso acertar, o que requer a escolha adequada de uma boa empresa.

Com o Engeman®, você poderá cadastrar dados de manutenção, planejar serviços, analisar perdas, controlar o consumo e mais. Além disso, o negócio faz um trabalho de ROI para viabilizar a implantação de acordo com o tempo e orçamento da sua estrutura.

Desse modo, é algo que funciona da melhor maneira em sua empresa e é capaz de entregar os resultados esperados.

O SaaS de manutenção é a melhor opção para fazer bons planejamentos e para acompanhar o uso completo dos recursos. Com o uso de uma boa ferramenta, é possível obter as diversas vantagens associadas a essa contratação.

Como a escolha é determinante para o sucesso, entre em contato com o Engeman® e faça a sua demonstração online.

Share This