Gestão Eficiente da Manutenção: conheça a experiência da Potigás com o Engeman®

Conheça o sucesso da Potigás – Companhia Potiguar de Gás!

Gestão Eficiente da Manutenção: descubra como a Potigás – Companhia Potiguar de Gás conseguiu mas eficiência nos processos com o Engeman®.

Não é segredo para ninguém que para um resultado eficiente da gestão do setor de manutenção, a tomada de decisão assertiva é fundamental. De nada adianta ter uma equipe bem preparada se você não tem uma estratégia eficiente para trabalhar com os dados do seu setor.

Uma empresa possui variados ativos e é fato que todos eles passam por intervenções em algum momento da sua vida útil. Para garantir a disponibilidade desses equipamentos é preciso entender como está a “saúde” deles. Se a manutenção não está em dia, sua produção pode ser comprometida por uma parada inesperada.

Para evitar isso, gestores inteligentes sabem que é preciso ter todos os dados bem computados, relatórios precisos e acompanhamento minucioso dos indicadores de manutenção. Mas este trabalho pode ser muito dispendioso para aqueles negócios que ainda continuam realizando seus controles a partir de planilhas.

Sabemos que, melhor do que as nossas palavras, é a experiência diária de quem utiliza o nosso software. Sendo assim, conversamos com um de nossos clientes, a  Potigás.  O Aluísio Azevedogerente de operação e manutenção e a Tuanny Barbosatécnica de processos nos contaram como era a realidade da manutenção da Potigás e como o Engeman® levou mais eficiência aos processos. 

Conheça mais esse resultado surpreendente do nosso cliente de sucesso!

Compartilhe!

Conheça a Potigás

A Potigás ou Companhia Potiguar de Gás é uma empresa que atua na distribuição de gás natural canalizado para as indústrias, postos de combustíveis, comércios e residências do Rio Grande do Norte.

Com larga experiência no setor, a Potigás distribui gás natural  de maneira sustentável e com excelência na gestão dos seus serviços. Sua visão é contribuir para o desenvolvimento socioeconômico do seu estado, sempre baseada nos seus valores que são a Ética, Transparência, Valorização, Respeito às pessoas e à vida, Compromisso com Resultados, Desenvolvimento Sustentável, Integração, Criatividade e Inovação.

Dificuldades na gestão da manutenção da Potigás antes do Engeman®

À medida que uma empresa cresce, é natural que ela adquira mais equipamentos e com isso o cuidado à essas máquinas passa a ser prioridade. Isso acontece porque, sem o funcionamento correto das máquinas, não há produção.  Para o controle das intervenções cada gestor tem sua maneira de gerenciar. Entretanto, e se os dados começarem a tomar uma proporção difícil de controlar manualmente? 

Bom, essa era a dificuldade da Potigás antes de adotar um software de gestão. Confira o que o Aluísio nos contou:

“Antes de utilizar o Engeman®, não tínhamos um software para a gestão das nossas manutenções. Sendo assim, todo o nosso controle acontecia através de planilhas de excel. As próprias ordens de serviço eram feitas manualmente no excel. Nós estávamos notando que isso trazia muita dificuldade para realizar os controles, principalmente para conseguir saber efetivamente quando tinha sido realizada a última manutenção de cada equipamento ou calcular quando seria a próxima intervenção. Caso acontecesse alguma alteração na periodicidade, gerava um grande trabalho manual e com possibilidade de erro”

Os controles manuais e em planilhas podem ser extremamente perigosos pois podem ser facilmente perdidos ou são mais passíveis de erros. “Tínhamos uma falta de confiabilidade para apurar os indicadores corretos pelo fato de todo o processo ser manual”, disse Aluísio.

Entendendo essa situação, a Potigás decidiu procurar uma solução para tirar a sua gestão do papel e levar mais eficiência à sua tomada de decisão. Sendo assim, optaram pelo Engeman®, que é um software CMMS especialista em gestão da manutenção.

Como a Potigás utiliza o Engeman®

Antes de procurar por uma solução para a sua manutenção, certifique-se de que ela ofereça diferentes opções de uso, ou seja, se ela pode ser utilizada em computadores, celulares, tablets, web, armazenamento local ou em nuvem

No caso da Potigás, hoje eles utilizam a versão Desktop do Engeman®.  Perguntamos a eles, quais as funcionalidades do Engeman® são mais utilizadas no dia a dia da manutenção. Essa pergunta foi respondida pela Tuanny, confira o que ela nos disse:

Nós utilizamos muito a abertura de O.S. e a parte de aplicações. Na localização de aplicações nós conseguimos visualizar tudo que tem em um determinado cliente. Então hoje, quando temos dúvidas de alguns instrumentos que estão instalados em algum cliente, na parte de localização de aplicações, conseguimos ver tudo que está instalado de uma só vez.” 

“Além disso, utilizamos o histórico também. Com ele nós conseguimos fazer um levantamento de todas as ordens de serviço que foram abertas em determinado cliente. A parte de relatórios é muito utilizada”.

O Engeman® possui uma infinidade de funcionalidades que podem cobrir todas as necessidades da sua gestão. Veja no vídeo abaixo um pouco mais sobre as funcionalidades da nossa solução:

Resultados alcançados pela Potigás após a implantação do Engeman®

Após a implantação do software Engeman®, a Potigás já começou a ter resultados. O Aluísio nos contou vários detalhes muito interessantes, que temos certeza, a sua manutenção também precisa deles! Veja a seguir os resultados da Potigás, pelas palavras do Aluísio:

“O Engeman® facilitou o dia a dia da nossa manutenção, principalmente na emissão das ordens de serviço preventivas. Depois que fizemos o cadastramento no software, o sistema funciona automaticamente. Na verdade, o nosso trabalho aqui é verificar se tem alguma eventual falha ou necessidade de correção, depois disso é só colher os resultados. Hoje nós temos uma contratada que atua em campo e para ela também acabou sendo muito mais fácil trabalhar com o sistema pois ganhamos mais celeridade nos processos”. 

“Hoje controlamos as manutenções preventivas e corretivas através do Engeman®. Nós conseguimos evitar os eventuais serviços corretivos que aconteciam por falhas nas preventivas. Tínhamos também um problema no qual às vezes fazíamos uma corretiva e a considerávamos como se fosse uma preventiva, e isso acabava gerando uma certa confusão. Com o Engeman® nós conseguimos diferenciar de forma clara quando é a preventiva e quando é a corretiva.”

Continuando com os resultados, a Tuanny complementou dizendo: “Hoje temos uma centralização e conhecimento bem maior do que a gente tinha antes, pois tudo está cadastrado no mesmo software. Antes nós tínhamos muita coisa solta e hoje nós conseguimos saber onde estão praticamente todos os equipamentos, a quantidade, o que não pode mais ser utilizado, etc.” 

Hoje nós conseguimos anexar todos os documentos de certificado e calibração no Engeman®, então nós estamos criando esse banco de dados dentro do sistema, o que facilita também criarmos um histórico de calibrações de um instrumento, por exemplo. Nós conseguimos ver em uma única página todos os certificados das calibrações e com isso fazer uma análise melhor do equipamento e ter um estudo mais assertivo de preventiva e corretiva e com isso aumentar a confiabilidade”, complementou Tuanny.

Com resultados assim, a Potigás viu seu setor de manutenção ganhar mais eficiência e confiabilidade, garantido a competitividade da empresa no mercado. 

Relatórios do Engeman® mais utilizados pela Potigás

Com todos os dados registrados no sistema e um histórico confiável, a Potigás tem à disposição mais de 290 relatórios gerenciais entre gráficos, dashboards, listas e tabelas. Os relatórios dão uma visão muito clara sobre a realidade do setor. 

Perguntamos ao Aluísio e à Tuanny, quais relatórios eles mais utilizam para obter os indicadores de manutenção, e eles nos citaram alguns essenciais para eles. À continuação mostramos alguns modelos ilustrativos para você entender o que abrange cada um dos relatórios citados por eles: 

  • Relatórios de Ordem de Serviço Abertas e Fechadas:  “utilizamos para acompanhamento do andamento das ordens serviço abertas e fechadas”.

relatorio ordens de servico aberta - Gestão Eficiente da Manutenção: conheça a experiência da Potigás com o Engeman®

relatorio ordens de servico fechada - Gestão Eficiente da Manutenção: conheça a experiência da Potigás com o Engeman®

  • Cronograma de Previsão Anual de Manutenção Periódica: “utilizamos este relatório para dimensionar a quantidade de serviços realizados ou programados”.

relatorio cronograma manutenao anual - Gestão Eficiente da Manutenção: conheça a experiência da Potigás com o Engeman®

  • Relatório de Administração de Planos: “utilizamos para verificar se o plano de manutenção programado para cada cliente está correto”.

relatorio manutencao periodica - Gestão Eficiente da Manutenção: conheça a experiência da Potigás com o Engeman®

relatorio manutencao tendencia - Gestão Eficiente da Manutenção: conheça a experiência da Potigás com o Engeman®

  • Relatório de aplicação X localização: “utilizamos para visualizar cada cliente e os instrumentos instalados em cada um deles”

relatorio manutenca equipamento localizacao - Gestão Eficiente da Manutenção: conheça a experiência da Potigás com o Engeman®

Como mencionado anteriormente, o Engeman® possui diversos relatórios e ainda oferece a possibilidade de personalização para atender à demanda específica da sua empresa. Entenda mais sobre os relatórios no e-book Relatórios do Engeman®.

 

Próximos objetivos da gestão de manutenção da Potigás como o Engeman®

Como você viu nesse case de sucesso, a Potigás conseguiu mais confiabilidade na sua gestão com a ajuda da nossa solução. Perguntamos ao Aluísio os próximos passos da Potigás e ele nos disse que pretende continuar utilizando mais recursos da nossa solução para potencializar ainda mais os resultados.

Nós estamos avançando para a versão mobile, para que os profissionais já estejam em campo com um tablet ou celular e tenham condições de registrar tudo em tempo real. Com isso vamos conseguir ganhar ainda mais produtividade e eliminar a necessidade adicional de uma pessoa entrar na versão desktop para registrar o trabalho de campo e dar o fechamento”. 

O Engeman® é um software robusto que pode ser utilizado em qualquer lugar, e facilitar a realidade da sua gestão. Para o Aluísio, “a possibilidade de verificar em tempo real o andamento das atividades” é um dos pontos que ele mais gosta da nossa solução. “Houve ganho de proatividade e de organização. As coisas agora estão bem mais organizadas e confiáveis”.

Quer ter resultados fantásticos como os da Potigás? Então conheça o Engeman®! Fale com nosso time de especialistas e entenda qual a melhor alternativa para a sua empresa.

Conheça outros Cases de Sucesso e veja como podemos te ajudar!

    SOLICITE UM ORÇAMENTO DO SOFTWARE ENGEMAN®.

    Siga-nos