Muitas vezes sofremos com a falta de informação por não saber dos nossos direitos como cidadãos da cidade em que vivemos, e às vezes deixamos de desfrutar de muita coisa que a prefeitura deveria estar mantendo em conservação. Por isso, devemos nos informar melhor para podermos cobrar aquilo que é nosso por direito.
Neste artigo falaremos sobre a responsabilidade da prefeitura com a conservação das áreas públicas e como elas devem ser mantidas através da manutenção. Quando falamos em manutenção sabemos que tem muita coisa por trás de cada trabalho feito, e são muitas áreas e muitos ativos que precisam ser cuidados e mantidos não somente por nós, mas pela própria prefeitura de nossa cidade.
Então este conteúdo é válido para você em qualquer situação que esteja, seja como cidadão, funcionário público ou até mesmo prestador de serviços. Confira!
Quais são as Áreas Públicas?
Quando pensamos em áreas públicas logo assimilamos que pode ser qualquer espaço que é frequentado por várias pessoas, mas neste caso estamos falando de áreas que, além de terem um fluxo ativo e frequente de circulação de civis, também são mantidos pela prefeitura responsável de cada município.
Mas afinal, quais são esses locais? Existem muitas áreas que são de responsabilidade municipal, vejamos abaixo algumas dessas áreas e quais manutenções elas envolvem:
- Ruas e vias: a manutenção de pavimentação, sinalização e iluminação pública é extremamente importante para a segurança da população. Se feita da maneira correta, ela proporciona um trânsito mais seguro e pode prevenir muitos acidentes.
- Parques e praças: muitos municípios contam com parques ecológicos que possuem lagos, banheiros, jardins, playgrounds, áreas de lazer e espaços para descanso. Tudo isso precisa de cuidados diários para que o bom funcionamento do local se mantenha de pé. Cuidados estes que envolvem manutenção com limpeza, jardinagem, reformas, pinturas e várias outras atividades.
- Escolas e creches: a manutenção dos centros educacionais municipais é muito importante para que as crianças e adolescentes possam aprender da melhor forma possível e ter a segurança garantida também. Muita coisa deve ser feita, incluindo limpeza de cozinhas e banheiros, manutenção e troca das carteiras e cadeiras, manutenção do sistema de segurança incluindo as câmeras desses locais e entre muitos outros cuidados são necessários para o bom funcionamento destes núcleos.
- Postos de saúde: saúde é algo muito sério, e nós como cidadãos devemos saber o que podemos cobrar do nosso município para poder desfrutar disso. Os cuidados com a infraestrutura dos postos devem ser rigorosos, já que até os materiais mantidos ali devem receber uma atenção especial, como a refrigeração de vacinas e medicamentos específicos.
- Sistemas de saneamento e esgoto: a manutenção de sistemas hidráulicos e drenagens também é algo preocupante e que deve ser vistoriado com muito rigor. Este tipo de manutenção é muito importante para evitar enchentes, mal cheiros nas ruas e também para garantir o bem-estar da população, já que, se esses sistemas não estão em bom funcionamento, pode acontecer um possível entupimento das tubulações e causar volta da água dos esgotos para dentro de nossas casas.
Citamos acima apenas algumas áreas que são de responsabilidade do município manter a manutenção e preservação em dia. Mas é claro que devemos nos informar com a própria prefeitura de nossa cidade o que mais eles devem cuidar para nós podermos desfrutar e então cobrar por aquele serviço caso ele não esteja sendo feito devidamente, pois a lista é enorme.
Como o município mantém as manutenções em dia?
Com uma lista enorme de áreas para serem reparadas e mantidas em bom funcionamento, juntamente com os seus ativos que também são muitos, o setor responsável de manutenção da prefeitura precisa da ajuda da tecnologia. Além disso, precisam de um software onde eles possam ter todas as informações de histórico de manutenção e suas respectivas programações para que as coisas não fujam do controle.
Com o software Engeman®, todos os processos de planejamento de uma manutenção ficam mais fáceis de se organizar. Nele é possível ver todo histórico de manutenção dos locais e dos equipamentos de forma simples e fácil, pelo próprio cadastro do ativo ou até mesmo por gráficos e relatórios.
Dessa forma fica mais fácil até mesmo fazer uma prestação de contas de forma clara para a população e a fiscalização também. Veja abaixo o relatório de serviços realizados:
Nele contém todos os detalhes das Ordens de Serviços que foram realizadas, quais serviços foram feitos e o custo que cada um teve, quem os realizou e quando os realizou, quais materiais foram gastos e os custos destes materiais também.
Dessa forma fica muito fácil fazer a prestação de contas do setor de manutenção, já que quando se fala em gastar dinheiro municipal, tudo tem que ser bem transparente!
Como a população e a prefeitura se beneficiam com a manutenção preventiva?
Manter a manutenção de áreas públicas em dia traz diversos benefícios, tanto para os indivíduos quanto para a comunidade como um todo. E como já sabemos, tudo que é planejado sai mais barato e é mais benéfico para todos os envolvidos.
A manutenção preventiva age de forma mais organizada e tem uma abordagem que visa evitar os problemas antes mesmo que eles aconteçam, trazendo maior eficiência, segurança e organização de todo um planejamento.
Vejamos abaixo alguns dos benefícios tragos pela manutenção preventiva:
- Segurança e redução de vandalismo: com as vias públicas bem iluminadas e com os asfaltos sem buracos, os riscos de acidentes, assaltos e violência, caem consideravelmente;
- Melhor qualidade da saúde pública: se os postos e hospitais são mantidos em um bom estado de conservação, a qualidade do serviço prestado ali melhora muito, resultando no bem-estar dos pacientes. Sem falar na limpeza que também ajuda a evitar problemas de saúde, ela evita a proliferação de doenças e bactérias transmitidas por falta de higiene;
- Maior acessibilidade: se o local é conservado e as reformas estão em dia para garantir o acesso fácil às diversas áreas, isso assegura que todas as pessoas, incluindo aquelas com mobilidade reduzida, possam utilizar e acessar esses espaços sem dificuldades;
- Valorização imobiliária: a manutenção de áreas públicas pode valorizar imóveis que estão nas proximidades, já que áreas bem cuidadas são mais atraentes e podem aumentar o valor das propriedades;
- Economia: investir na manutenção preventiva com certeza é mais econômico do que lidar com problemas maiores que surgem quando a manutenção é negligenciada. Trabalhar com manutenções corretivas é bem mais dispendioso e pode gerar vários outros problemas.
Quando as manutenções andam conforme o planejado, não é somente o setor de manutenção que vai ser beneficiado com isso, mas toda a população e a própria prefeitura.
Conclusão
A manutenção adequada de áreas públicas é fundamental para garantir a segurança, a funcionalidade e o bem-estar das comunidades. Aqui exploramos múltiplos benefícios associados à manutenção desses espaços.
A manutenção preventiva é estratégica e eficaz, também oferece vantagens que vão desde a redução de custos com reparos emergenciais até a valorização imobiliária e um ambiente urbano mais agradável e seguro.
Podemos concluir que a manutenção contínua e proativa deve ser uma prioridade nas práticas de gestão do município. E para fazer isso de forma eficiente conte com a nossa solução para lhe ajudar!
Para saber mais, fale com um de nossos especialistas. Com certeza você irá se surpreender com as funcionalidades oferecidas pelo nosso software.