O que é a indústria 5.0 e como ela afeta a área de manutenção?

A evolução dos tipos de manutenção: da Preventiva à Preditiva. Conheça os princípios para essa evolução. Confira!

O mundo vem se tornando cada vez mais automatizado em todas as áreas. Hoje em dia nós fazemos praticamente tudo pelos nossos smartphones, algumas profissões até já foram trocadas por softwares ou robôs.  

Na indústria isso não se difere, desde a primeira Revolução Industrial, ela vem se reinventando e potencializando cada vez mais os avanços tecnológicos.  

Em 2011, ouvimos falar sobre a Indústria 4.0, que introduziu a utilização da robótica nos meios industriais. Hoje, vamos abordar a Indústria 5.0. Você já ouviu falar? Confira! 

 A revolução da indústria 4.0

Em 2011, durante a principal feira de tecnologia industrial do mundo, a Hannover Mess,  surgiu um modelo de manufatura que tem como protagonistas os sistemas ciber-físicos, que utilizam a Internet das Coisas (IoT), o Big Data, a computação em nuvem, a realidade aumentada e a manufatura aditiva na cadeia produtiva, a chamada Indústria 4.0

O principal objetivo deste modelo era assegurar a total descentralização do controle dos processos, determinando ações assertivas para uma produção mais eficiente, customizável em larga escala e rentável. 

Afinal, o que é a indústria 5.0 e qual o impacto na sua manutenção

Diferente da Indústria 4.0, que se pautava na união de robôs, dispositivos interconectados e redes rápidas de dados dentro de um ambiente de fábrica, para tornar os processos mais produtivos e execução das tarefas de rotina por robôs e não por humanos, a revolução da Indústria 5.0 diminui a ênfase na tecnologia e assume que o verdadeiro potencial de progresso está na colaboração entre humanos e máquinas e na sustentabilidade. 

É neste contexto que o fator humano surge como um diferencial. Afinal, a habilidade cognitiva humana que nenhum software ou aplicação foi capaz de mimetizar até agora, tem a capacidade de elaborar planejamentos e projetos complexos, o que lhes permite produzir soluções mais personalizadas e, por consequência, mais eficientes. 

A equipe de manutenção dentro da fábrica começa a se envolver mais no processo de engenharia de manutenção e preditivas do que na manutenção corretiva, por muitos processos já estarem automatizados, evitando assim as corretivas. 

Outra mudança que a Indústria 5.0 trouxe, foi a geração de empregos de maior valor, como funções de especialistas na interação entre máquinas e operadores, além de novas oportunidades para aqueles que possuem conhecimentos em áreas como robótica e inteligência artificial.

Benefícios da indústria 5.0

Otimização de custos

A Indústria 5.0 retoma as melhorias anteriores que, desde a Primeira Revolução Industrial, geraram processos mais eficazes. A busca por modelos de negócios que utilizem o mínimo de recursos para obter mais lucro encontra na fábrica 5.0 seu maior nível de perfeição até hoje, já que homem e máquina trabalham juntos para tomar as melhores decisões para uma empresa.

Soluções mais verdes

Nenhuma das transformações industriais acima mencionadas teve como foco a proteção do meio ambiente como uma prioridade. Com a indústria 5.0 , novas tecnologias corporativas e sensibilidades estão mudando essa tendência. Isso tem levado ao surgimento de políticas sustentáveis onde, por exemplo, a geração mínima de resíduos e sua gestão tornam-se processos transversais essenciais, tornando também a organização mais eficaz.

Essa mudança está de acordo com o que organizações internacionais, regulamentações governamentais e consumidores têm exigido cada vez mais.

 Personalização e criatividade 

A inovação tecnológica não permite um grau de personalização que atenda a demanda dos clientes. O pessoal que faz parte da Indústria 5.0 aproveitará o potencial da tecnologia, mas também encontrará espaço para adicionar suas próprias ideias que levam a um produto desenvolvido com a personalização em mente. 

Além disso, a automação alcançada durante a Indústria 4.0 permite que os trabalhadores se libertem de certas tarefas repetitivas, concentrando-se na elaboração de estratégias mais poderosas ou na aplicação de sua criatividade. 

Indústria 5.0 e o Engeman®

O Engeman® é um software que otimiza e automatiza os processos de manutenção. A flexibilidade do Engeman® garante que as empresas tenham um processo que se adequa à realidade das organizações, ou seja, trazendo personalização para cada cliente. 

Com os processos automatizados, é possível prever paradas para manutenção de equipamentos, gerenciar equipes e ter uma otimização dos custos.

Outro ponto que faz diferença para empresas que estão atentas aos avanços da tecnologia, é a mobilidade.  A integração do software com celulares e tablets através do Engeman Mobile, faz com que sua manutenção gere atualização em tempo real de onde estiver, desde que tenha acesso à internet.

Ainda existem outros módulos em que o Engeman® se destaca, como a geolocalização, SSW, dashboards, entre outros. Você pode conhecer todos eles em uma demonstração online com um consultor sem compromisso. Não perca essa oportunidade!

$0fmypfy17n4 - O que é a indústria 5.0 e como ela afeta a área de manutenção?  $jyiiuziavzq - O que é a indústria 5.0 e como ela afeta a área de manutenção?    $nza322fswpg - O que é a indústria 5.0 e como ela afeta a área de manutenção?

Share This