Principais tendências para a indústria em 2021

para que você saia à frente da concorrência, separamos as principais tendências para a indústria no ano de 2021. Confira!

O mundo está cada vez mais informatizado e isto não é novidade para ninguém. O ano de 2020 nos mostrou que as empresas que não estão atentas aos avanços das tecnologias, tendências de mercado e indústria em 2021 vão ficar para trás. 

Este ano de 2021 começou com muita esperança em mudanças, e na retomada da indústria e comércio à normalidade e ao crescimento.  

O uso da tecnologia é primordial para que a empresa potencialize seu desempenho e alcance resultados melhores. Portanto, para que você saia à frente da concorrência, separamos as principais tendências para a indústria no ano de 2021. Confira!

Indústria em 2021

O desenvolvimento de tecnologia neste ano será uma espécie de continuação de 2020, mas a influência da Covid-19 irá evoluir durante o ano. Muitos dos nossos novos comportamentos farão parte do novo normal em 2021, ajudando a impulsionar grandes inovações tecnológicas e de negócios.

Embora a Internet das Coisas (IoT) esteja se tornando uma tecnologia mais comum e difundida na indústria, ela permanece no topo das listas de tendências ano após ano por sua adaptabilidade e inovação. E este ano não é exceção! Juntamente com Inteligência Artificial (IA), robótica e automação industrial que crescem rapidamente em 2021, esperamos ver uma enorme demanda e rápido crescimento no uso  da Inteligência Artificial e automação industrial. Com a fabricação e os processos de suprimentos voltando à operação plena, a escassez de mão de obra se tornará um problema sério. A automação, com a ajuda da IA, da robótica e da internet das coisas, será uma solução alternativa importante para operar a manufatura.

Manutenção preditiva

A manutenção preditiva comprovadamente reduz as interrupções não planejadas e prolonga a vida útil do maquinário em anos. A análise preditiva permite que os fabricantes monitorem o desempenho do equipamento usando qualquer número de métricas de desempenho e automatizem o processo de coleta de dados usando a tecnologia IoT. Essa percepção fornece aos fabricantes uma melhor compreensão de como os sistemas funcionam e quando irão falhar, permitindo-lhes administrar a manutenção preditiva e economizar tempo, dinheiro e recursos valiosos no processo. Você pode até realizar testes de monitoramento enquanto o equipamento está em operação, o que significa que não há perda de produção devido ao desligamento do equipamento.

Internet 5G

Não há dúvida de que a demanda por internet de alta velocidade e uma mudança em direção a casas bem conectadas, cidades inteligentes e mobilidade autônoma, impulsionaram o avanço da tecnologia de internet 5G-6G. Em 2021, veremos novas atualizações de infraestrutura e desenvolvimento de utilitários ou aplicativos, tanto de grandes corporações quanto de startups.

Sistemas de planejamento da manutenção (CMMS)

Para muitas empresas, o trabalho remoto de alguns setores virou realidade e para isso, tudo tem que estar em perfeito alinhamento. Existem muitas ferramentas que ajudam equipes distribuídas a controlar o aprendizado e a documentação compartilhada. Os usuários podem criar um escritório virtual que replica o trabalho em equipe, permitindo que os colegas se comuniquem e colaborem uns com os outros facilmente.

Os sistemas de planejamento da manutenção (CMMS) se tornaram um pilar entre as empresas de manufatura devido à sua capacidade de agilizar os processos por meio da automação, fornecer informações precisas em tempo real e reduzir custos. Dito isso, a COVID-19 mudou fundamentalmente a maneira como os fabricantes se envolvem e utilizam seus indicadores de manutenção.

Realidade virtual

O uso de tecnologias de realidade virtual (VR) e realidade aumentada (AR) cresceram significativamente em 2020. Essas tecnologias imersivas agora fazem parte da vida cotidiana, do entretenimento aos negócios. A chegada da Covid-19 levou a essa adoção de tecnologia à medida que as empresas se voltaram para o modelo de trabalho remoto, com comunicação e colaboração estendendo-se para AR e VR.

Cibersegurança

Com o aumento da informatização das empresas é preciso se preocupar com a segurança dos dados armazenados.

Os crimes cibernéticos estão cada vez mais comuns, portanto a segurança cibernética se torna uma realidade para as empresas, que terão que se adaptar a essa realidade. Esta tendência não é só para 2021, pois vai ganhar ainda mais força no futuro.

As apostas para este ano são altas. O cenário de pandemia causado pelo vírus COVID-19 mudou todo o mundo e fez com que a indústria se reinventasse. Portanto, para se destacar neste ano, as empresas precisam estar atentas às tendências, e totalmente alinhadas com a indústria 5.0 que está cada vez mais próxima de se tornar uma realidade.

Siga-nos
Share This