Case de Sucesso com Helsen Service: Como o Engeman® contribuiu?

Conversamos o fundador da Helsen Service para contar como o Engeman® transformou os processos do negócio, trazendo mais agilidade e eficiência aos serviços.

Contar com uma ferramenta de gestão de manutenção é fundamental para otimizar recursos, conferir mais qualidade aos processos e reduzir custos, como é o caso do Engeman®. A ferramenta Engeman® tem proporcionado esses e outros benefícios para diversas empresas, e hoje trouxemos para você o case de sucesso com Helsen Service, empresa especializada em máquinas operatrizes.

Conversamos com o seu fundador, Deivid Helsen, para contar como o Engeman® transformou os processos do negócio, conferindo mais agilidade e eficiência aos serviços prestados. Continue a leitura e confira!

Primeiro contato com o Engeman®

O empresário lembra que conheceu o software quando trabalhou como estagiário na Codiga, desenvolvedora do Engeman®. “Lá tive o primeiro contato com o software e pude verificar as suas funcionalidades, atestando que esse recurso realmente funciona, desde que tenha o comprometimento de todos os funcionários envolvidos nos processos”, diz.

Além disso, ele ainda reforça que a ferramenta é muito eficiente para o Planejamento e Controle da Manutenção (PCM), sendo um sistema estratégico para o alcance de resultados em todas as organizações, pois torna possível a otimização dos recursos disponíveis. Outra vantagem é que eleva a capacidade produtiva ao mesmo tempo em que influencia outras áreas do empreendimento, como segurança do trabalho e qualidade de produção.

Dificuldades antes do Engeman®

Deivid lembra que a principal dificuldade da Helsen Service era a falta de controle de apropriação de horas. “Nosso maior desafio antes da implantação do sistema era que não tínhamos como saber como estavam sendo aplicadas as horas de trabalho dos nossos funcionários, tendo dificuldade para fechar relatórios. Com isso, essa situação fazia com que demorássemos semanas para que o cliente tivesse o valor a ser pago, o que causava um embaraço financeiro grande e prejudicava a sustentabilidade da empresa”, lembra.

Portanto, com a implantação do Engeman®, ele viu aos poucos esse cenário mudar e já sente os reflexos positivos no caixa da empresa e na relação com seus clientes e funcionários, visto que tem um maior controle das atividades de prestação de serviço.

Desafios durante a implementação do Engeman®

Antes de mais nada, um software, por melhor que seja, precisa do comprometimento das pessoas para que seus recursos sejam realmente efetivos. Portanto, esse foi justamente o desafio Helsen Service ao implantar a solução: motivar os funcionários.

“A equipe só se envolveu depois que foi imposto que a continuidade da empresa estava diretamente ligada à instalação de um software de gestão de manutenção, afinal de contas estávamos no vermelho no banco desde que montamos a Helsen Service. Digamos que precisei ser um pouco linha dura para ver os resultados. Deixei claro que não era opcional o Engeman® rodar”, salienta.

Além disso, ele conta que no curto prazo as pessoas já foram vendo os resultados e as facilidades que a ferramenta poderia trazer para o dia a dia, e hoje o sistema é alimentado sem problemas.

Resultados obtidos com a ajuda do Engeman®

O empresário reforça que atualmente tem controle total dos processos. “Hoje sabemos o que cada técnico faz com o controle de todos os equipamentos. Ainda contamos com um relatório técnico que desencadeia um fechamento automático a ponto de o cliente ter em mãos o valor no momento do término do serviço. Portanto, em um tempo muito curto, já temos a data de pagamento com nota fiscal emitida”, comemora.

Além disso, Deivid ainda salienta que agora tem um processo muito profissional, podendo se comparar aos serviços de megacompanhias.

Andamento do negócio na atualidade

Helsen avalia como positiva a implantação do Engeman® para o controle dos processos. “Temos muitos desafios internos, mas a falta de controle é página virada. Nos recuperamos financeiramente e temos total condições de reajustar as coisas com base em gráficos, indicadores e outras ferramentas, tudo na tela de um smartphone”, esclarece. Além disso, o Engeman® é um software de manutenção com diversas funcionalidades, a destacar:

  • planos de manutenção;
  • calendário de periódicas;
  • cadastro de aplicações e materiais;
  • controle de documentação;
  • cronograma e planejamento de serviços;
  • programações;
  • administração de OSs;
  • controle de viagens e insumos;
  • O controle dos serviços prestados;
  • nivelamento de recursos;
  • manejo de mão de obra;
  • gerenciamento de estoque;
  • melhor controle de fornecedores;
  • gestão do controle de custo da manutenção;
  • cálculo de perdas no processo; e
  • indicadores de desempenho.

Saiba mais sobre as funcionalidades do Engeman.

Negócio sem o auxílio do Engeman®

Além da falta de organização e planejamento da manutenção, o que acarreta uma dificuldade para tomar decisões baseadas em dados, como no caso da Helsen Service, a falta de um sistema de manutenção ainda traz outros prejuízos. Separamos os principais para você a seguir.

Baixa qualidade

A padronização da qualidade dos produtos depende do correto funcionamento dos equipamentos da linha de produção para que tudo saia conforme o planejado. Portanto, quando isso não acontece, temos índices com um PCM implementado muito ruins, com mais manutenções corretivas do que preventivas, o que também impacta a qualidade final dos produtos.

Custos altos

Sem o correto planejamento de manutenção, são comuns os retrabalhos e também as falhas na manutenção, o que impacta diretamente o caixa da empresa não só com o custeio de mão de obra mal-aproveitada, mas com peças e equipamentos e até mesmo o produto final em casos mais extremos.

Baixa produção

Sem dados para basear ações preventivas e corretivas, os serviços de manutenção ficam subutilizados, resultando em uma baixa produção. Contudo, isso acontece porque um importante equipamento pode estar avariado e, sem o controle do status do processo de manutenção, ele pode permanecer parado, comprometendo toda a cadeia produtiva.

Recomendações

Portanto, o Engeman® é um software de manutenção versátil que pode ser integrado a outras áreas da empresa, como Recursos Humanos, Compras e Financeiro. Também é recomendado para empresas de todos os portes e segmentos que precisem de um software para otimizar a gestão de manutenção ao mesmo tempo em que eleva os lucros.

Além disso, como vimos ao longo desta leitura, o case de sucesso com a Helsen Service ilustra bem as funcionalidades do Engeman® e como essa ferramenta pode ajudar empresas em qualquer estágio de desenvolvimento.

Então, se você gostou deste post, entre em contato para saber mais sobre como nossa solução pode gerar benefícios ao seu negócio.

Share This