Qual a importância e como otimizar a gestão da manutenção de facilities?

265892 qual a importancia e como otimizar a gestao da manutencao de facilities 810x456 - Qual a importância e como otimizar a gestão da manutenção de facilities?

A gestão da manutenção de facilities é essencial para empresas que dependem dos seus ativos para manter a rotina produtiva, seja para a produção de itens, seja para a prestação de serviços para o cliente final.

Por isso, é essencial estar atento a formas de conseguir otimizar essa gestão, a fim de potencializar resultados.

Porém, como conseguir fazer isso de modo eficiente? Continue lendo nosso artigo e tire suas dúvidas sobre o assunto.

Qual a importância de aumentar a produtividade da gestão de processos de manutenção de facilities?

Pode parecer uma pergunta óbvia, já que todo aumento de produtividade é sempre bem-vindo. Porém, a dimensão da importância pode não ser tão clara para todos. Em primeiro lugar, é importante para a otimização de rotinas, já que a redução nas paradas para manutenções permite que os processos sigam de forma fluida ao longo do dia de produção.

Ela também é essencial para manter um planejamento consistente do dia a dia da organização, já que envolve o acompanhamento das agendas, a fim de verificar qual o melhor momento para as ações de manutenção.

Mesmo que o equipamento não apresente defeitos, ele pode ter uma redução em eficiência gerada por falta de acompanhamento.

Por exemplo, uma máquina de corte de tecidos pode apresentar dificuldades em manter a produtividade com o tempo, caso a lâmina não seja afiada constantemente. Esse tipo de problema também pode gerar, por exemplo, perda de insumos, já que pode esgaçar o tecido que está sendo processado, seguindo o exemplo que demos anteriormente.

A gestão de processos de manutenção de facilities também permite um produto de melhor qualidade para o cliente. Afinal, máquinas eficientes dificilmente produzem defeitos nas peças, conseguindo atender e, em alguns casos, até mesmo, superar as expectativas do cliente.

Como otimizar a gestão dos processos de manutenção de facilities?

Ok, deu para perceber a importância da gestão dos processos de manutenção de facilites. Porém, se ela não for devidamente implementada, os riscos para a organização são enormes. Assim, torna-se essencial aplicá-la devidamente, a fim de obter, de fato, os resultados pretendidos.

Há, desse modo, algumas formas de otimizar esses processos, tais como:

Conheça os processos internos da sua empresa

Você só conseguirá realizar uma gestão de processos internos bem-feita quando compreender como funciona a máquina produtiva da sua organização. Isso só é possível quando os gestores passam a olhar, devidamente, para o cenário interno das suas empresas.

Isso é importante para compreender quais são as peças-chave de produção, quais máquinas necessitam de reparos preventivos, qual a periodicidade, quais os elementos que devem ser utilizados para a reparação dos equipamentos, entre outros. Também é essencial para a definição de horários de verificações e substituições, de forma a não compreender o dia a dia da empresa.

Realize as análises necessárias

Verifique constantemente os dados gerados pela sua empresa: o tempo de produção de um item completo anda reduzindo? Alguma máquina tem apresentado aumento no tempo de produção? O índice de peças defeituosas tem aumentado? É importante acompanhar esses processos, a fim de verificar discrepâncias que possam identificar necessidade imediata de intervenção, antes que se torne, de fato, um problema.

Tome decisões embasadas em dados

Todas as decisões tomadas acerca da manutenção de facilities devem ser feitas com base em dados objetivos, apontados pelas próprias máquinas, e não por achismos e intuições. Isso porque, por melhor que seja o gestor, suas impressões podem falhar consideravelmente, sendo necessário corrigir o problema depois.

Quando elas são realizadas com base em informações objetivas, torna-se muito mais fácil chegar ao cerne da questão e conseguir a meta pretendida, evitando problemas posteriores. Quer ver um exemplo?

Imagine um gestor de manutenções que, sem embasamento em dados para avaliar a disponibilidade operacional de uma máquina, acredita que ela não precisa de manutenção preventiva naquele momento, pois o aparelho está funcionando adequadamente. Porém, a sua eficiência diminuiu por falta de manutenção (como reposição de óleo lubrificante). O resultado pode ser a diminuição na produção ou, até mesmo, posteriormente, paradas na produção devido a problemas com as máquinas.

Adote uma solução de gerenciamento de processos de manutenção

Para facilitar os processos para os gestores de manutenção e otimizar esses procedimentos, deve-se adotar uma solução de gerenciamento, como softwares específicos para esse fim (CMMS ou EAM).

Eles auxiliarão no controle de cronogramas, na verificação dos insumos necessários para a realização dos processos, na identificação dos profissionais envolvidos, na realização de checklists, no estudo do melhor horário para a execução das manutenções, entre outros.

Quais as vantagens de utilizar um software para otimizar esses processos?

Um software é essencial para a otimização da gestão da manutenção de facilities. Ele é capaz de trazer uma série de benefícios que auxiliam na melhora da produtividade e segurança da organização. Podemos citar entre as principais vantagens:

  • planejamento e realização eficaz das atividades de manutenção;
  • obtenção de análises gerenciais;
  • geração de indicadores de performance;
  • melhoria nos métodos de organização de atividades de manutenção;
  • redução de custos;
  • aumento da satisfação do cliente;
  • facilitação do trabalho da equipe de manutenção;
  • facilitação nas tarefas;
  • indicação de pontos de desperdício a serem eliminados;
  • implementação de uma política de melhoria contínua na gestão de manutenção.

Como o software deve ser utilizado para otimizar essa gestão?

Porém, para que as vantagens sejam, de fato, úteis, é importante saber como utilizar o software a fim de obter o melhor rendimento e conseguir cumprir e superar as metas e objetivos estabelecidos. Por isso, além de entender as vantagens de utilizar um sistema próprio, é essencial compreender como realizar esse processo.

Veja alguns pontos que devem ser levados em consideração:

  • escolha o software mais adequado para seu negócio para a gestão da manutenção de facilities;
  • realize o processo de implantação de modo adequado;
  • escolha uma empresa que tenha uma equipe especializada para esse processo;
  • adapte-o para suas regras do negócio;
  • capacite sua equipe para operar com o sistema, alimentando-o com as informações corretas para obter os resultados pretendidos.

Assim, por meio de um software de gestão da manutenção de facilities, torna-se possível conseguir melhores resultados. Isso representa grandes ganhos para a organização, principalmente na manutenção do funcionamento da máquina produtiva do negócio.

Então, que tal conhecer o Engeman®, software focado na gestão e controle de manutenção? Assine a nossa newsletter e fique por dentro de outros conteúdos sobre o assunto.

Deixar comentário.

7 − cinco =

Share This