Checklist de Manutenção Autônoma: passo a passo para manter os equipamentos sempre em funcionamento

Neste artigo explicaremos como realizar um checklist de manutenção autônoma. Confira!

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Com tanta demanda para atender nas indústrias hoje em dia, falta tempo para lidar com tanta burocracia e muitas vezes deixamos de fazer tarefas que são importantes para o funcionamento de todo um setor.      

E no setor de manutenção não é diferente, é necessário muitas vezes distribuir as tarefas para trazer autonomia aos funcionários, para que assim o gestor possa cuidar de outras demandas que também são importantes.  

A manutenção autônoma tem o papel de trazer independência para os funcionários realizarem as atividades de forma eficiente e responsável. Ao envolver os próprios operadores de máquinas e equipamentos na execução de tarefas de manutenção simples e preventivas, a manutenção autônoma visa melhorar a eficiência das operações e a confiabilidade dos ativos. 

A base para uma implementação eficaz dessa prática é o uso de checklists de manutenção autônoma, que servem como uma ferramenta essencial para garantir que as ações de cuidado preventivo sejam realizadas de forma sistemática e sem erros. Neste artigo explicaremos melhor como realizar um checklist de manutenção autônoma eficaz. Confira!

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Tempo de Leitura: 5 minutos

Qual a definição de Manutenção Autônoma?

A manutenção autônoma é uma abordagem que envolve os próprios operadores de máquinas e equipamentos nas atividades de manutenção de rotina. Ela é usada para trazer mais independência e capacitação para o próprio operador realizar atividades de rotina no equipamento, diminuindo assim a manutenção corretiva. 

A manutenção autônoma tem o objetivo de garantir o bom funcionamento e a eficiência dos processos produtivos. Ela também é um dos pilares da Manutenção Produtiva Total (TPM), que é uma prática que busca diminuir falhas e paradas dos ativos, melhorando a confiabilidade dos equipamentos e a produtividade das equipes. 

Para exercer a manutenção autônoma é necessário mais do que apenas conhecer o seu conceito e objetivo e simplesmente delegar tarefas aos funcionários. É preciso aplicar técnicas, fazer uma separação das atividades e preparar você e sua equipe de várias formas. 

Leia também: Pilares da TPM: 1º – Manutenção Autônoma

Passos para implementar a Manutenção Autônoma

Antes de tudo, a primeira coisa a fazer é analisar os processos de sua empresa para identificar o quanto estão ou não preparados para fazer o uso correto da manutenção autônoma.

Antes de conhecermos suas técnicas e tarefas, o mais importante é saber como e quando fazer o uso de tais. Então vejamos algumas formas de se preparar bem para usar uma abordagem tão importante e necessária:

  1. Prepare a sua equipe: realize treinamentos para garantir que todos os membros da equipe saibam como fazer as rotinas diárias de manutenção, e também o que fazer em caso de pequenas falhas. 
  2. Padronização de processos: crie processos claros e documentados para que todos os operadores saibam exatamente o que fazer em cada tarefa de manutenção. Este procedimento também ajudará a otimizar o tempo de atividade. 
  3. Responsabilização e reconhecimento da equipe: defina responsabilidades claras e incentive a equipe a assumir a liderança em suas tarefas de manutenção, o reconhecimento também ajudará como incentivo. 
  4. Inspeção autônoma: depois de preparar bem a equipe e definir os processos, os operadores estarão então aptos a fazer a inspeção autônoma que é nada mais que realizar as inspeções em seus próprios equipamentos, de forma independente, para identificar possíveis problemas antes que se tornem falhas graves. Assim o próprio operador terá o controle sobre o desempenho da máquina.
  5. Gestão autônoma: por último, mas não menos importante, e diferente da inspeção autônoma, a gestão autônoma traz mais autonomia dos operadores para tomar algumas decisões. Isso permite que os operadores se tornem responsáveis não apenas pela manutenção diária, mas também pelo gerenciamento de pequenas melhorias e resolução de problemas em tempo real.

É importante conhecer a sua equipe e saber fazer uma distribuição de tarefas inteligente. As tarefas que normalmente se incluem na manutenção autônoma são de simples aplicação, mas requer atenção e zelo.   

Checklist de tarefas da Manutenção Autônoma

É claro que cada equipamento vai precisar receber um tipo específico de cuidado. Vamos citar aqui algumas tarefas importantes que podem contribuir para a execução da manutenção autônoma em sua empresa. 

A lista pode ser enorme e vai variar de acordo com a sua necessidade, portanto vamos ver somente algumas atividades importantes para você colocar no seu checklist: 

  • Limpeza: é importante fazer a limpeza regular das máquinas. Isso evita com que a poeira e outros resíduos se acumulem e atrapalhem o desempenho do equipamento; 
  • Inspeção visual: antes de iniciar os trabalhos de produção do equipamento e até mesmo ligá-lo, é importante fazer uma verificação para detectar qualquer anomalia, como vazamentos, peças soltas, entre outros; 
  • Lubrificação: muitas vezes este tipo de atividade já vem instruído pelo próprio fabricante, então fique atento às instruções e faça a lubrificação de forma correta para evitar desgastes prematuros e falhas inesperadas; 
  • Verificação e ajustes: após fazer toda a verificação, como por exemplo de nível de óleo, aperto de parafusos, entre outras coisas, é importante ajustar conforme a necessidade. Não ignore os limites, e não peque pela falta de zelo; 
  • Monitoramento de Vibração, Ruídos e temperatura: algumas anomalias são mais difíceis de detectar, portanto caso necessário, invista em sensores para fazer uma verificação mais assertiva de como está o comportamento de seus equipamentos; 
  • Registro de atividades: de nada valerá fazer todas as verificações se não forem documentadas. Os registros documentados vão ser cruciais para definir os indicadores do equipamento e manter o histórico de manutenção de fácil acesso, assim o planejamento preventivo futuro será mais eficiente. 

Com quais ferramentas contar para a manutenção autônoma?

Toda técnica que existe no mundo da manutenção fica mais fácil de ser aplicada se você puder contar com o uso de algumas ferramentas e com o uso da tecnologia. E com a manutenção autônoma não é diferente. Os dados que são registrados nas inspeções precisam ter um destino seguro, para que não se perca todo o trabalho feito. 

Com o software Engeman® você consegue, através destes dados coletados dos equipamentos, gerar indicadores de forma prática e fácil, sem precisar montar gráficos complicados fazendo o uso do Excel. Além disso, fazer o uso de um software CMMS, como o Engeman®, vai trazer inúmeros benefícios. 

Veja a seguir algumas funcionalidades do software Engeman® que vão ajudá-lo a colocar em prática a manutenção autônoma: 

  • Módulo Mobile: o Mobile é um módulo adicional que vai funcionar justamente para trazer autonomia aos colaboradores. Ele funciona como um app, e pode ser usado em smartphones, tablets ou até mesmo no computador. Através do Mobile seu colaborador irá conseguir fazer coletas de informações do comportamento do equipamento, registrar manutenção através das Ordens de Serviços e muito mais; 
  • Gráficos e relatórios sobre o desempenho do equipamento: O Engeman® tem vários gráficos e relatórios que irão te ajudar a estruturar o seu setor de manutenção, entre eles está o gráfico dos indicadores da manutenção, que mostra o MTTR, MTBF, Taxa de falhas e a taxa de confiabilidade; 
  • Gestão de almoxarifado: o Engeman® ajuda a controlar o estoque de peças, informando a quantidade real no almoxarifado de cada material. Isso ajuda o colaborador a identificar, antes mesmo de começar um trabalho, o que ele tem ou não disponível, garantindo assim uma manutenção autônoma sem atrasos por falta de material; 
  • Acesso a manuais e instruções de manutenção: no Engeman®, no próprio cadastro do equipamento, você consegue anexar vários documentos, observações, imagens e muito mais. Isso facilita o acesso às informações para o operador caso surja alguma dúvida na hora das atividades. 

É claro que além das ferramentas acima, o Engeman® conta com diversas outras qualidades que vão ajudar o seu setor de manutenção se tornar mais eficiente e autônomo trazendo inúmeros benefícios, como: 

  • Aumento de disponibilidade e confiabilidade dos ativos;
  • Melhora na qualidade da produção;
  • Confiança da equipe e qualidade de ambiente de trabalho; 
  • Cultura de melhoria contínua;
  • Maior proveito de mão de obra e eficiência operacional;
  • Maior controle sobre os equipamentos; 
  • Redução do tempo de parada e das corretivas. 

Por isso, o uso do Engeman® é indispensável para você que deseja aplicar a manutenção autônoma em sua empresa e melhorar outros aspectos no setor de manutenção também. 

Conclusão

A manutenção autônoma é uma estratégia eficaz e muito importante para melhorar a eficiência e reduzir custos nas operações de sua empresa. O uso de checklists na manutenção autônoma é uma estratégia poderosa para melhorar a eficiência e a confiabilidade operacional nas indústrias. 

Ao capacitar os operadores a realizarem tarefas simples de manutenção, a empresa consegue reduzir falhas inesperadas e aumentar a vida útil dos equipamentos. Além disso, promove maior responsabilidade e engajamento dos envolvidos.

Com isso, a manutenção autônoma integrada ao uso do Engeman®, trará diversos benefícios e aumentará a competitividade da sua empresa. Para saber mais sobre o assunto, agende uma demonstração com a nossa equipe.

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