Confira como a Oi Frango estruturou o seu setor de manutenção com a ajuda do Engeman®

Veja neste case de sucesso como a Oi Frango estruturou o setor de manutenção com a ajuda do software Engeman®. Acopanhe!

Conheça a Oi Frango, que nos contou como o Engeman® ajudou a empresa a estruturar o seu setor de manutenção. Acompanhe

Um setor bem estruturado é fundamental para obter bons resultados na manutenção. Isso permite um planejamento adequado, contribuindo para a prevenção de falhas e paradas, o que garante a confiabilidade do negócio. 

Engana-se quem pensa que pode controlar todo um setor apenas por planilhas que não permitem uma visão global do setor. Falhas nos suprimentos de ativos leva a deficiências para a execução de tarefas, o que reflete nas paradas inesperadas.

Portanto, para um controle geral e automatizado, empresas de sucesso têm contado com a ajuda da tecnologia, mais especificamente dos softwares CMMS para a gestão da manutenção. Com estas soluções, é possível entender o negócio e traçar estratégias para uma gestão assertiva.

No case de hoje, conversamos com Saulo Huwer Strey, do Suporte Técnico da Oi Frango, que nos contou como o Engeman® ajudou a empresa a estruturar o seu setor de manutenção. Acompanhe para entender o sucesso deles!

Compartilhe!

Conheça a Oi Frango

A Oi Frango é uma empresa que atua na criação e distribuição de frangos vivos, atuando no mercado desde 2012. É controlada pela Domart Alimentos LTDA e seus sócios possuem larga experiência no setor.

A empresa zela pela excelência, oferecendo um produto de qualidade para seus clientes. Com a automação do seu abatedouro e uso de técnicas de produção, a Domart Alimentos é uma pioneira na região, levando benefícios sociais à região, como geração de empresa e renda para o Município de Marechal Floriano, no estado do Espírito Santo.

Pela preocupação em continuar oferecendo qualidade e garantir a entrega dos seus produtos para os consumidores, a Oi Frango entendeu que precisavam de uma ferramenta para manter a sua manutenção em dia. Por isso, decidiram procurar uma ferramenta de gestão da manutenção especializada. 

Encontramos o Engeman® através de buscas pela internet. Chegamos a ter contato com outras duas empresas, mas optamos pelo Engeman® pelo fato da acessibilidade, o designer e as funcionalidades dele serem melhores que as dos outros softwares analisados”, disse Saulo. 

Dificuldades enfrentadas pela Oi Frango antes do Engeman®

A Oi Frango decidiu pela implantação de um software de gestão porque enfrentava dificuldades que seriam resolvidas apenas com uma solução especialista. Perguntamos ao Saulo, portanto, quais eram as dificuldades enfrentadas pela Oi Frango antes do Engeman®. Ele nos disse: 

“Antes da implantação do Engeman®, nós fazíamos tudo em planilhas de excel, não tínhamos o controle de horas, que é um fator importante para nós. Não tínhamos planos e os que tínhamos não havia um controle, era impresso de acordo com o tempo que a gente achava necessário e tínhamos apenas 15 funcionários para a execução das tarefas”.

À medida que o negócio cresce e se adquirem mais ativos, é normal que os controles começam a ficar mais complexos. Com o passar do tempo, os registros começam a se acumular e se não houver uma cultura de controle dos históricos das intervenções, muito dinheiro pode ser perdido.

O controle somente em planilhas, por mais bem elaboradas que elas sejam, pode enfrentar vários desafios que podem impactar na precisão, eficiência e confiabilidade da gestão de dados. Dificulta, inclusive, no entendimento da realidade do setor. Se os dados históricos não estão bem organizados, pode ser desafiador extrair insights úteis ou identificar tendências e padrões ao longo do tempo.

 

Resultados alcançados pela Oi Frango depois do Engeman®

Com o sistema já em funcionamento, a Oi Frango começou a entender melhor as suas demandas, e os controles começaram a ser feitos através do sistema, o que levou mais confiabilidade aos processos. O Saulo nos relatou os resultados da Oi Frango, confira:

“Após a implantação do Engeman®, conseguimos ver a demanda de funcionários que estávamos precisando. Inclusive, depois de um tempo, estruturamos e contratamos mais colaboradores. Conseguirmos ver essa necessidade a partir do uso do sistema. Antes tínhamos 15 funcionários e hoje temos 25. Aumentou a demanda de serviço e isso foi um ponto positivo para nós.” 

“Ele ajudou a evitar quebras e falhas. Após a instalação do sistema tudo foi facilitado, planos, ordens de serviços e tempo de alocação, tudo automático. Hoje estamos parametrizando com o nosso ERP para fazer baixa de estoque, o que será mais um avanço para a nossa gestão.” 

Mantendo o número adequado de manutentores, a sua empresa não vai ser surpreendida com atrasos nas intervenções por falta de mão de obra. Outro problema que o controle de funcionários ajuda a evitar é a Síndrome de Burnout, conhecida como Síndrome do Esgotamento Profissional, devido à quantidade adicional de trabalho sob a responsabilidade de uma só pessoa.

Pontos do Engeman® destacados pela Oi Frango

Com um setor mais estruturado, a Oi Frango tem se preparado para dar passos cada vez maiores na sua gestão da manutenção, como controle de frotas, controle de SLA e integração entre sistemas. 

Perguntamos ao Saulo quais pontos do Engeman® que eles destacam, e ele nos pontuou:

  • emissão dos planos e controle de planos;
  • controle de ordens de serviços;
  • controle de horas trabalhadas por funcionários.

Saulo ainda complementou: “usamos muito a parte de controle de tempo dos mecânicos e eletricistas, e a parte gerencial, que são as ordens de serviços abertas, fechadas e canceladas, antes não tínhamos nenhum controle”.

Próximos objetivos na gestão de manutenção da Oi Frango

A estruturação adequada de um setor de manutenção é essencial para promover a eficiência operacional, a segurança no trabalho, a gestão de recursos e a melhoria contínua. Isso contribui diretamente para a obtenção de resultados positivos e para a maximização da vida útil dos equipamentos.

Você viu neste case que com a ajuda de um software de gestão, a Oi Frango conseguiu ter uma visão global de todo o seu setor e a cobrir os espaços que poderiam causar problemas na produção. 

Para finalizar, perguntamos ao Saulo quais são os próximos passos da Oi Frango e como o Engeman® pode ajudá-los na melhoria dos seus processos. Ele nos disse:

“O próximo passo é controlar a parte de frotas a partir do sistema, para mais assertividade e criação de rodízios de pneu que, inclusive, vimos na demonstração que o Engeman® possui uma tela que aloca cada pneu dos caminhões.” Com isso a Oi Frango pretende ter mais assertividade e redução de custos no controle de sua frota. 

E aí, quais problemas a sua empresa tem enfrentado pela falta de uma gestão mais assertiva? A informatização da gestão permite um aumento da eficiência e confiabilidade da sua empresa! Conheça o Engeman® e tenha mais controle da sua manutenção, assim como a Oi Frango.

Entre em contato conosco e entenda como podemos potencializar a sua manutenção! Se ainda precisa de mais resultados, acesse nossos cases de sucesso aqui! Nossos resultados são comprovados!

    SOLICITE UM ORÇAMENTO DO SOFTWARE ENGEMAN®.

    Siga-nos