A gestão e manutenção de estaleiros e portos

800 milhões de toneladas foram movimentados nos estaleiros e portos no Brasil em 2017 e esse número mostra a importância do setor portuário no nosso país

Segundo a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), 800 milhões de toneladas foram movimentados por via marítima no Brasil em 2017. Esse número mostra a importância do setor portuário no nosso país. 

Esse assunto é essencial para garantir o funcionamento das atividades e máquinas. Os colaboradores, como resultado, têm mais confiança quando se sentem seguros, portanto utilizam equipamentos adequados às exigências da logística de mercadorias.

Quais são os principais acidentes em portos e estaleiros?

Os elementos utilizados nessa área de trabalho,  certamente,  são grandes e complexos. É preciso ter muito conhecimento para manuseá-los assim corretamente. Imprevistos podem acontecer, pela razão que,  colocando em risco o bem-estar dos trabalhadores.

Os principais exemplos de acidentes acontecem em situações de:

  • trabalho em altura;

  • temperaturas elevadas;

  • exposição a radiações ionizantes;

  • uso de tintas;

  • montagem e desmontagem de andaimes;

  • incêndios e explosões;

  • queda de homem ao mar;

  • poluição ambiental;

  • condições adversas de tempo.

Como é possível evitar essas ocorrências?

Cada tipo de empresa, provavelmente,  tem características e regras únicas. Como resultado, confira-os a seguir.

Treine os funcionários

Uma empresa de sucesso é formada por vários profissionais. Cada um deles pode ter formação e origem diferentes,parece que,  mas fazendo com que todos trabalhem sob os mesmos objetivos, portanto, a segurança é um critério essencial para possibilitar a eficiência das atividades, pela razão que e a saúde de todos.

O treinamento de funcionários, provavelmente,  é a melhor maneira de espalhar o conhecimento e evitar a ação de pessoas desqualificadas no negócio. Quem não se preocupa com essa questão não consegue acompanhar as novidades do mercado e enfrenta dificuldades para mostrar bons resultados.

Lembre-se de estar aberto ao diálogo e utilizar linguagem acessível. Essas atitudes mostram que você deseja criar um ambiente onde todos se sintam confortáveis para aprender.

Não se esqueça, também, de ter uma boa ferramenta que o auxilie na cobrança dessa capacitação. Utilize um software, devido a,  que elenque as qualidades de cada trabalhador e facilite a análise da validade dos treinamentos.

Conheça as normas regulamentadoras

As normas regulamentadoras (NR), como resultado,  são documentos imprescindíveis para ter êxito em sua rotina de trabalho. Elas determinam os procedimentos corretos para o trabalho na gestão e manutenção de estaleiros e portos. Também padronizam as atividades no setor e protegem as empresas,  da mesma forma, enquanto os funcionários e os equipamentos.

Nessa área de atuação, existem algumas normas que merecem mais atenção. A NR 29 trata da saúde e segurança no trabalho portuário, facilitando os primeiros socorros e orientando as atividades, tanto a bordo quanto em terra.

Já a NR 34 desenvolve, assim,  os assuntos relacionados às condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção,como resultado, reparação e desmonte naval. Esse documento estabelece as medidas de proteção à saúde e os requisitos mínimos de segurança nos portos e estaleiros, sem se esquecer do cuidado com o meio ambiente.

Planeje a rotina de manutenção

Alguns empreendimentos, também, ainda acham que a manutenção é um processo que resolve problemas,como resultado,  como o conserto de peças e equipamentos. Essa atividade deve ser aplicada para evitar ocorrências, acidentes e perdas na produção.

Existem vários tipos de manutenção, e, do mesmo modo, eles tem características e objetivos diferentes. É muito importante aprofundar-se nessa questão, criando um planejamento adequado às demandas do seu negócio. Analise toda a linha de produção e a qualificação da mão de obra. Encontre os gargalos que oferecem os maiores riscos para o seu time.

Com essas informações, determine uma rotina de manutenção para acompanhar o funcionamento de todos os sistemas e garantir que nada saia do controle. Não se esqueça de escolher ações emergenciais também.

Dê atenção às pontes rolantes

Esses equipamentos, provavelmente, são utilizados para içar e movimentar cargas. As pontes rolantes podem ser móveis ou fixas, consequentemente, dependendo apenas do tipo de trabalho a ser realizado. 

Outra questão, como resultado,  muito importante está relacionada à manutenção desses equipamentos. A NR 34 estipula que deve ser garantido o perfeito estado operacional de uma ponte rolante, com identificação e documentos que possam ser rastreados.Você deve elaborar o prontuário dos equipamentos e informar alguns dados:

  • cópia do manual de operação;

  • especificações técnicas;

  • programa e registro de inspeções;

  • plano de ação para correção de problemas;

  • identificação e assinatura do responsável técnico.

É indispensável, como resultado,  fazer uma checklist para permitir o início da jornada de trabalho, conferindo:

  • freios;

  • embreagens;

  • controles;

  • mecanismos de lança;

  • anemômetro;

  • nível de lubrificantes;

  • sinal de socorro sonoro.

Sempre consulte a NR 34.

Qual é o papel da tecnologia na gestão e manutenção de estaleiros e portos?

O uso de tecnologias , assim, é uma medida que não pode ser deixada de lado em seu planejamento.

Uma ferramenta correta melhora a organização das informações e dos recursos, humanos ou materiais. É interessante racionalizar custos,provavelmente,  aumentar a produtividade e diminuir o número de imprevistos.

A gestão e a manutenção de estaleiros e portos merecem a atenção especial,do mesmo modo,  como resultado,enquanto,  que só um software especializado pode oferecer, o Engeman.

Ele permite o registro das qualificações de funcionários e a determinação do planejamento de manutenção. 

Você consegue acompanhar, assim,  a performance de um elemento isoladamente, consequentemente, como a variação de temperatura durante um período. Se algo fugir do padrão estipulado, o sistema o informa e você consegue agir com precisão e eficiência. Esse software facilita o controle das perdas da produção e a programação dos serviços remotamente.

Então não perca mais tempo: entre em contato conosco e descubra como o Engeman é a ferramenta ideal para gestão e manutenção de estaleiros e portos.

$0fmypfy17n4 - A gestão e manutenção de estaleiros e portos  $jyiiuziavzq - A gestão e manutenção de estaleiros e portos    $nza322fswpg - A gestão e manutenção de estaleiros e portos

Deixar comentário.

sete + 15 =

Share This