Prestação de Serviços de Manutenção: tudo o que você precisa saber antes de contratar

Neste artigo falaremos um pouco sobre o conceito, formas de prestação de serviços, e como realizá-la da maneira correta. Acompanhe!

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Prestação de serviços é um termo curto, mas que tem um significado e um conceito bem extenso, pois ele engloba muitos tópicos e assuntos envolvidos que agregam muito para sua real compreensão.

Este conteúdo é do interesse de todos, pois se você não é um prestador de serviços, com certeza é um consumidor, e precisa sempre se atentar aos detalhes na hora de uma contratação.

É importante entendermos tudo que precisa ser observado antes de uma possível contratação ou fornecimento. Neste artigo falaremos um pouco sobre o conceito, formas de prestação de serviços, e como realizá-la da maneira correta. Acompanhe!

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Tempo de Leitura: 6 minutos

O que é Prestação de Serviços?

Prestação de Serviços é o termo que se refere ao fornecimento de atividades que são realizadas para atender às necessidades ou demandas de uma pessoa ou empresa. Diferente da venda de produtos, que resulta na aquisição de um bem físico, a prestação de serviços envolve a realização de um trabalho, às vezes intangível e muitas vezes até personalizado conforme a necessidade de quem está contratando.

Os serviços prestados podem ter uma variedade extremamente extensa, que irá caminhar conforme o seu CNAE (Classificação Nacional das Atividades Econômicas). O CNAE é um sistema usado no Brasil para identificar e classificar diferentes tipos de negócios e atividades. Podemos dizer que é uma “lista de categorias” para empresas e trabalhadores.

Cada tipo de atividade tem um código específico que vai identificar exatamente o que a empresa faz, como vender roupas, consertar carros, serviços de consultoria, entre outros.

Então, se você abrir uma empresa de prestação de serviços e precisar dizer o que ela faz, você usa o código CNAE correspondente à sua atividade.

Alguns exemplos são:

  • Serviços de Saúde;
  • Serviços de Educação;
  • Serviços de Transporte;
  • Serviços de Consultoria e Assessoria;
  • Serviços de Comunicação e Mídia;
  • Serviços de Eventos e Entretenimento;
  • Serviços de Hotelaria;
  • Serviços de Segurança e Vigilância;
  • Serviços de Reparação e Manutenção.

Vemos por toda parte características que definem melhor a atividade de prestação de serviço de forma geral, como:

  • intangibilidade, 
  • simultaneidade, 
  • perecibilidade, 
  • inseparabilidade, 
  • variabilidade, entre outros.  

Mas como o nosso objetivo é envolver aspectos que dizem respeito à manutenção, veremos abaixo algumas características importantes ligadas à prestação de serviços de manutenção e reparos.

Características de Prestação de Serviços de Manutenção

Quando se trata de serviços voltados à manutenção, algumas características específicas se destacam e ajudam a definir como esses serviços funcionam. É importante conhecer cada detalhe antes de uma possível contratação ou fornecimento.

É claro que as demandas vão ser particulares conforme cada necessidade, mas separamos abaixo alguns pontos a serem observados:

  • Personalização do Serviço: os serviços de manutenção devem ser adaptados às necessidades específicas do ativo que está sendo vistoriado. Manter um equipamento em bom funcionamento através de manutenção requer um bom conhecimento sobre o comportamento dele.
  • Prevenção de falhas: através deste conhecimento você consegue, antes mesmo de oferecer um serviço para apagar incêndios, prevenir que isso aconteça. Através da manutenção preventiva e preditiva você evita problemas futuros e mais dispendiosos.
  • Rotina e programação: a partir da prevenção de falhas com as manutenções preventivas e preditivas, é necessário criar uma rotina e programação para que essas manutenções possam ser realizadas de forma contínua e no momento correto.
  • Documentação e registro: é necessário que haja vários documentos para poder prestar de fato um serviço de manutenção, seja ele para qualquer área. Informações como, histórico de manutenção e relatórios sobre o desempenho do equipamento são muito importantes, mas uma das principais características de uma prestação de serviço é o contrato. Sem ele você não tem respaldo de nada, seja você prestador ou consumidor.
  • Controle através de um software de manutenção: ter o controle sobre os ativos de todos os seus clientes através de planilhas é um processo cheio de falhas significativas. É preciso centralizar as informações dos ativos para poder separá-las de forma organizada por cada cliente. Ter um software que ajude em todas as funções acima é indispensável. 

Como o Engeman® auxilia nas atividades de Prestação de Serviços?

Pensando como um fornecedor ou até mesmo cliente, se você precisa controlar um serviço de manutenção, seja ele em qualquer tipo de equipamento, antes de tudo você precisa ter um controle efetivo destes equipamentos.

É necessário ter de forma organizada saber qual a origem destes equipamentos, se estão em garantia pelo fornecedor, o histórico de manutenção, a qual cliente ele está vinculado, entre outras informações.

O Engeman® possui, além de todas essas ferramentas, muitas outras que irão ajudar a controlar os ativos que precisam ser mantidos sobre contratos para a conclusão de uma prestação de serviço. Com o Engeman® você tem acesso a todas essas e outras informações de forma simples, pela própria tela do ativo, veja só:

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Tela de Cadastro de Equipamentos do Engeman®

Além disso, você também consegue pelo próprio cadastro do cliente vincular e controlar todos os equipamentos que a ele pertence, juntamente com as informações deste próprio cliente. 

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Tela de Clientes do Engeman®

E para ter todo o controle de forma documentada e supervisionada com uma maior atenção, o Engeman® conta a ferramenta de controle de SLA juntamente com seus contratos.

SLA e contratos de prestação de serviço no Engeman®

Com a nossa solução é possível criar contratos vinculando um SLA para um controle maior das manutenções realizadas através de uma prestação de serviço. 

Mas primeiro vamos entender o que é SLA… A sigla SLA significa “Service Level Agreement”, traduzindo para o português “Acordo de Nível de Serviço”. O SLA vai fazer parte do contrato ajudando a estabelecer algumas regras, como por exemplo, o tempo de entrega dos serviços e penalizações se a prestação de serviço não for atendida.

Em outras palavras, o SLA vai definir as expectativas e os níveis de serviço que devem ser atendidos através de um contrato. E para criar um contrato no Engeman® você precisará ter definido:

  • Nome do cliente ou fornecedor;
  • Descrição do contrato;
  • Data para início;
  • Base de cálculo do SLA, podendo ser por contrato, equipamento, serviço e planejamento;
  • Valor do contrato;
  • Tempo de atendimento.
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Tela de Contratos do Engeman®

Com a criação do contrato e o SLA definido, você vai conseguir então vinculá-lo à Ordem de Serviço. Feito isso, o próprio sistema irá controlar o tempo de atendimento que foi estipulado por você.

Na própria Ordem de Serviço possui a aba de SLA, onde você verá o tempo, tanto em horas, quanto em percentual de atendimento, e a etapa que pode ser pendente, em andamento, interrompido ou concluída.

Além disso, você também tem a opção de colocar paradas, podendo assim interromper a contagem de SLA na Ordem de Serviço por algum motivo que você irá informar ao realizar essa parada, e depois quando você retomar o andamento do serviço, a contagem também será retomada.

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Tela de Ordem de Serviço – SLA do Engeman®

E não para por aí, através de nossos relatórios é possível ter o histórico de informações das O.S’s que possuem vínculo de SLA. Como por exemplo, o relatório de acompanhamento de SLA por Ordem de Serviço. Nele você consegue ver o andamento dos atendimentos com SLA, a qual fornecedor ou cliente a Ordem de Serviço pertence, se houve alguma interrupção e o motivo dela e também a etapa do SLA na O.S. Veja só:

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Relatório de acompanhamento de SLA por Ordem de Serviço do Engeman ®

Vantagens do controle de contratos no Engeman®

Com essas ferramentas do Engeman®, você conseguirá controlar de forma muito mais eficaz os seus atendimentos e prestações de serviço. Isso traz inúmeras vantagens para a sua empresa, como por exemplo:

  • Maior credibilidade e confiança;
  • Mais segurança para os envolvidos;
  • Transparência na negociação;
  • Prevenção de conflitos;
  • Proteção do investimento;
  • Organização.

Por isso é tão importante ter uma ferramenta que atende a todos estes requisitos, os benefícios atingirão tanto o fornecedor, quanto o cliente. 

Leia também: Controle de SLA – Acordo de Nível de Serviço no Engeman®

Conclusão

Vimos neste artigo que a prestação de serviços é crucial para muitas empresas e, para que tudo funcione bem, é importante ter os contratos juntamente com os acordos de nível de serviço (SLAs).

Juntos, contratos e SLAs, ajudam a evitar problemas, resolver disputas e garantir que os serviços sejam entregues como prometido.

Por este motivo é mais que necessário contar com a tecnologia e uma ferramenta que te auxilie tanto nas manutenções do serviço prestado quanto nestes contratos. Para isso conte com a nossa ferramenta!

Para saber mais sobre o assunto, agende uma demonstração com a nossa equipe. Esperamos por você! 

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