Problema com a Ausência de CMMS

Com o avanço da tecnologia e a necessidade de troca rápida de informações ter um CMMS não é mais um diferencialna gestão e sim uma necessidade. Confira o que é esse CMMS!

No Brasil, ainda existe um grande percentual de empresas que não possui software de manutenção. Algumas ainda vivem na

No Brasil, ainda existe um grande percentual de empresas que não possui software de manutenção. Algumas ainda vivem na “Idade Média” e não se atinaram para a importância do gerenciamento estratégico da manutenção. Outras ainda insistem em gerenciar seus processos por fórmulas ultrapassadas como planilhas.

Compartilhe!

O que é um CMMS?

Alguns profissionais até podem dizer que sempre trabalharam sem a presença de um software de manutenção e o mundo não acabou por conta disso. Porém, devem admitir que ou padeceram com ausência de informação, trabalho intuitivo e estagnação profissional.

Quem tem de se virar com a ausência de um software de manutenção, certamente conhece muito bem a rotina pandemoníaca de perder horas ou dias a fio cruzando informações manuais para a confecção de relatórios que certamente seriam extraídos instantaneamente em um CMMS – software de manutenção. Dados simples como: recorrência de falha, disponibilidade e confiabilidade de um equipamento se tornam um martírio interminável.

Gestão Moderna da Manutenção

Do ponto de vista profissional, a ausência de um CMMS na gestão moderna da manutenção representa uma castração às habilidades de um profissional qualificado. Hoje, um software é um instrumento tão indispensável a um manutentor quanto uma caixa de ferramentas para um mecânico. Profissionais capacitados são limitados a digitadores e seu tempo é todo tomado em atividades sem nenhum retorno produtivo.  O papel de provedor de soluções é substituído por trabalho quase braçal. O resultado, portanto,  são profissionais com baixa disponibilidade produtiva e ainda recebendo bons salários como digitadores. Provavelmente, em muitos casos, o fator motivacional tende a pesar ao longo do tempo, fazendo com que bons profissionais busquem recolocação profissional devido à ausência de estrutura necessária.

Limitar o raio de ação da manutenção provoca, no melhor das hipóteses, como resultado, a estagnação de várias áreas produtivas. O próprio setor de manutenção fica impossibilitado de desenvolver novos programas e métodos, a produção mantém seus problemas crônicos de disponibilidade e confiabilidade das máquinas e os danos de imagem decorrentes de problemas de qualidade e pontualidade nas entregas são recorrentes. As perdas com o desperdício de matéria prima, estocagem sem critério e utilização indiscriminada de sobressalentes persistem e a deficiência de informação continua impossibilitando medidas pró-ativas. O trabalho se limitada apenas à correção de problemas e fica impossível a prática de engenharia de manutenção.

Implementação de um CMMS

Sem dúvida, a implementação de um CMMS é uma questão de alta prioridade para a gestão empresarial moderna. Assim como os ERP’s – softwares de gestão integrados, um software de manutenção traz competitividade e agilidade nas tomadas de decisões. Além do mais, evita o retrocesso gerencial e a estagnação profissional.

O desconhecimento de caso e as falsas ilusões de economia ainda afastam muitas empresas da ideia do CMMS. Os benefícios do gerenciamento de manutenção ainda é uma ideia em processo de disseminação entre os empresários. Apesar de significativa evolução nos últimos anos, muitos gestores ainda só enxergam o custo despendido de investimento.

    SOLICITE UM ORÇAMENTO DO SOFTWARE ENGEMAN®.

    Siga-nos