Como a Real Guindastes potencializou os seus processos com o Engeman®

Saiba como o Engeman® ajudou a Real Guindastes a potencializar os seus processos e a ser mais competitiva. Confira!

case-de-sucesso-real-guindastes-engeman
Compartilhe!

Contar com uma ferramenta de gestão de manutenção é fundamental para otimizar e potencializar os processos. Reduzir custos, trazer mais confiabilidade e disponibilidade são só alguns dos benefícios que o Engeman® pode proporcionar para a sua empresa.  

Hoje trouxemos para você o case de sucesso da Real Guindastes, empresa especializada em locação de maquinário pesado. Conversamos com Ricardo Luiz Lobão, coordenador de TI, que nos contou como o Engeman® transformou os processos da Real, conferindo mais agilidade e eficiência aos serviços prestados. Continue a leitura para descobrir!

A empresa

A Real Guindastes é uma empresa especialista em soluções de engenharia de movimentação de cargas, com a oferta de maquinário pesado para locação. Fundada em 1988, a Real Guindastes oferece locação de: guindastes telescópicos de 25 a 500t, podendo ser guindastes AT (all-terrain), guindastes RT (rough-terrain), guindastes telescópicos sobre esteiras, gruas convencionais e automontáveis para até 40 toneladas, guindautos de diversas capacidades, empilhadeiras e reach stackers para até 45 toneladas, manipuladores de cargas e plataformas elevatórias.

Presente em vários setores da indústria, a Real Guindastes sempre busca evoluções tecnológicas para acompanhar o rápido crescimento do mercado. Hoje, a empresa é reconhecida em seu know-how pela qualidade, segurança e comprometimento, o que garante a excelência na prestação dos seus serviços. 

Dificuldades antes do Engeman®

O uso de planilhas de excel é muito frequente em algumas empresas. Anotar os dados e repassar tudo a planilhas além de ser um trabalho dispendioso, pode comprometer a confiabilidade dos seus dados. À medida que as empresas crescem e adquirem mais equipamentos, torna-se inviável o uso dessa ferramenta. 

Imagine  a seguinte situação: você precisa fazer um relatório sobre as últimas manutenções preventivas realizadas no seu maquinário. Para isso, você precisa procurar manualmente todos os dados anotados em planilhas e ainda com o risco de que algum dado tenha sido esquecido. Como confiar nestes dados? Se o período for grande, quanto tempo você ficará nesta apuração de dados? São problemas que você não terá com o uso de um software especialista!

Ricardo nos relatou que antes de utilizarem o Engeman® na Real Guindastes, “todos os dados eram anotados em planilhas de Excel” e que isso dificultava muito o controle das manutenções. 

Resultados obtidos com a ajuda do Engeman®

A Real Guindastes possui uma frota com equipamentos novos e modernos. Com a quantidade de equipamentos, é necessário que as manutenções estejam sempre em dia para que a empresa consiga prestar seus serviços com pontualidade e qualidade. Com a ajuda do software Engeman®, a Real conseguiu fazer o controle total das manutenções da sua frota

Outro ponto interessante que Ricardo nos disse é que hoje é possível fazer um monitoramento online de todos os equipamentos e em tempo real. Assim, é possível saber a disponibilidade real dos equipamentos. Ele ainda nos contou que “antes, a máquina estava no cliente e quando ela quebrava eles precisavam lançar em planilhas, mas hoje é tudo lançado no sistema”, o que facilita a emissão de ordens de serviço e a resolução de problemas é mais rápida. 

Com o uso do Engeman® houve um ganho de qualidade maior nas informações gerenciais da Real. “Conseguimos facilmente monitorar a condição dos equipamentos diariamente. O Engeman® tem contribuído bastante, pois ele é a ferramenta que utilizamos para fazer os planos de manutenção preventiva baseado em horímetro e km”, pontua Ricardo.

Integração do Engeman® com ERP

A nossa solução se adapta aos mais diversos ramos da indústria e ainda pode ser integrada com vários outros sistemas. O Engeman® possui ferramenta própria para criar a integração com qualquer outro software, independente de arquitetura ou fabricante. Com essa funcionalidade, o Ricardo nos contou que o Engeman® está integrado ao ERP que eles utilizam na Real Guindastes.

“Hoje o Engeman® é integrado com o meu sistema de programação. Antes, quando a máquina estava lá no cliente trabalhando e ela quebrava, eu lançava na planilha de excel. Então o meu sistema de programação não sabia que essa máquina tinha quebrado. Hoje,  com a integração do Engeman® ao meu ERP, no momento em que eu abro uma O.S., o Engeman® vai lá no meu sistema, informa que esta máquina está em manutenção e já coloca outra no lugar. Então facilitou muito, mudou bastante para nós”.  

Sabemos que cada cliente possui necessidades diferentes exigidas na transação de dados entre sistemas. Por isso, em cada projeto trabalhamos para atender a estas peculiaridades e trazer agilidade ao seu negócio, potencializando todos os seus processos. 

Como é atualmente

Perguntamos ao Ricardo se houve mudanças na rotina de trabalho de seus colaboradores e ele nos disse que “sim, os colaboradores melhoraram a qualidade de atendimento pois adotamos o processo de abertura, fechamento e acompanhamento via as O.S. de serviços!” Com esta prática as empresas conseguem ter mais assertividade nos seus atendimentos, saindo à frente em um mercado tão competitivo!

Outro fator importante que atesta que uma empresa tem qualidade é a certificação da ISO 9001. Perguntamos ao Ricardo se o Engeman® auxilia na obtenção de alguma padronização nacional ou internacional e ele nos disse que “sim, pois todo o processo para a recertificação da ISO 9001 feito no final do ano passado na empresa foi baseado no Engeman®”

“Era difícil o auditor da ISO auditar todos os dados da empresa, pois antes era feito tudo à mão. Agora não, está tudo dentro do Engeman®. Quando pego um processo para certificar para ver se ele foi feito ou não, eu vou dentro do Engeman® e consigo verificar”

Conclusão

Com o case de sucesso da Real Guindastes entendemos a importância de contar com um software especialista em manutenção para que a sua gestão seja mais assertiva. O Engeman® é um software com ampla experiência e conhecimento que pode ajudar a sua empresa a potencializar os seus resultados. 

Mobilidade, informações em tempo real, relatórios gerenciais, integração com vários sistemas conhecidos no mercado, dashboards para gestão à vista, personalização à realidade da sua empresa são apenas alguns dos vários recursos que o Engeman® possui e que vão ajudar você a levar a sua gestão da manutenção a outro nível, assim como a Real Guindastes conseguiu.

Invista na sua manutenção e veja a sua empresa chegar ao topo com a ajuda do Engeman®. Não perca mais tempo e conheça agora tudo que o Engeman® pode proporcionar para o seu negócio. Converse com um de nossos especialistas, aqui.

    SOLICITE UM ORÇAMENTO DO SOFTWARE ENGEMAN®.

    Siga-nos