Como a telemetria pode ajudar na Gestão de Frotas?

196539 como a telemetria pode ajudar na gestao de frotas 810x541 - Como a telemetria pode ajudar na Gestão de Frotas?

O uso de novas tecnologias revoluciona a forma como você encara os desafios na rotina de trabalho. Hoje em dia, um profissional pode utilizar softwares desenvolvidos especialmente para cada caso. Com essas informações, é possível tomar decisões precisas, que mudam o rumo do negócio.

A gestão de frotas é um setor que adota diversas ferramentas, seja para trocar peças ou para melhorar o desempenho dos motoristas. Em todas as situações, é preciso acompanhar a movimentação de cargas.

As condições das estradas nacionais não são boas. Segundo a Confederação Nacional dos Transportes, 61,8% das rodovias brasileiras são consideradas regulares, ruins ou péssimas em 2017. Além do mais, os roubos de cargas causaram mais de R$ 6,1 bilhões em prejuízos entre 2010 e 2016.

Todas essas questões atrapalham a obtenção de resultados positivos. Por isso, é essencial adotar uma solução eficiente e precisa, como a telemetria.

Mas você sabe o que ela é ou qual é o seu funcionamento? Pois então, este post vai tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto e mostrar as vantagens proporcionadas por essa solução. Confira a seguir!

O que é a telemetria?

Essa solução permite a medição de informações de um objeto, como o posicionamento e o estado de utilização. Esses dados são transmitidos remotamente para uma central de monitoramento e distribuída aos usuários. A indústria automobilística e a Fórmula 1 adotam essa técnica e ajudaram a popularizá-la.

Em outras palavras, telemetria veicular é uma tecnologia de transmissão e recepção de dados sem fio sobre as condições dos componentes da frota.

Como ela ajuda na gestão de frotas?

Os desafios de um gestor são enormes na hora de administrar funcionários e otimizar o uso dos veículos. Simples detalhes colocam em risco a obtenção de resultados positivos. Por isso, é essencial adotar uma estratégia adequada às necessidades do cliente e da infraestrutura empresarial.

O sucesso de um frete depende de vários fatores, como a condição das estradas, a segurança no percurso, a duração do trajeto e as habilidades dos motoristas. Quando esses critérios não são favoráveis, o cliente pode ser prejudicado.

Desse modo, a telemetria vem ganhando cada vez mais espaço no mercado. Um dispositivo é conectado ao transporte e envia informações para um sistema ou servidor.

Ele permite o monitoramento em tempo real de tudo o que acontece na gestão de frota. Se um caminhão é roubado, por exemplo, é possível identificar o desvio da rota em um curto intervalo de tempo. Assim, você pode tomar as medidas cabíveis para solucionar o problema.

A tomada de decisões torna-se muito mais eficiente, pois você consulta informações e indicadores verdadeiros sobre o posicionamento do veículo e a performance de cada motorista.

Quais são os seus benefícios?

Existem várias vantagens geradas pelo uso da telemetria na gestão de frotas. Conheça algumas das principais abaixo:

Redução de despesas

As atitudes de um supervisor de manutenção são determinantes para o sucesso do negócio. Todas elas devem focar a redução de despesas e a garantia de qualidade no serviço. Tentar diminuir custos de qualquer forma é uma atitude equivocada, que não atende às expectativas dos consumidores.

A telemetria ajuda a otimizar o orçamento empresarial, pois possibilita o controle dos dados dos veículos, como:

  • posição geográfica;

  • velocidade;

  • consumo de combustível;

  • peso transportado;

  • nível de aceleração.

Todas essas questões devem ser analisadas com cuidado para que você encontre gargalos e possa solucionar problemas com mais facilidade. Quando um veículo apresenta informações fora do padrão esperado, você pode otimizar a rota ou orientar o motorista antes do término do serviço.

Otimização das rotinas de manutenção

As manutenções representam grande parte das despesas e atividades na gestão de frotas. Quando elas não são bem realizadas, todos os objetivos do negócio são colocados em risco. Portanto, a telemetria fornece os dados necessários para que você crie um planejamento de manutenção adaptado às condições existentes.

Você pode, por exemplo, detectar falhas em componentes veiculares durante o percurso e preparar a equipe de manutenção para a chegada do caminhão. Com isso, o tempo de trabalho é reduzido e o veículo pode voltar à operação em um menor intervalo.

Os diferentes tipos de manutenção são otimizados também, já que você pode programar o uso de cada um deles. As manutenções periódicas ajudam a reduzir as atividades corretivas e os desgastes das peças.

Além disso, o orçamento do setor é aprimorado, provando que a manutenção não é uma atividade que apenas resolve problemas, mas que gera resultados positivos ao longo prazo.

Ao adotar essa tecnologia com um sistema especializado em gestão e controle de manutenção, você aproveita mais oportunidades para crescer.

Aumento da segurança

Os acidentes e a falta de combustíveis são situações que atrapalham uma gestão de frotas eficiente. Quem espera o acontecimento dessas adversidades sempre está atrasado e correndo contra o relógio.

Desse modo, o rastreio fomentado pela telemetria facilita o monitoramento de toda a frota. A integração com aparelhos eletrônicos móveis faz com que o gestor entre em contato com o motorista imediatamente após a descoberta de um erro. Caso haja um bloqueio na pista ou o excesso de velocidade, você tem autonomia para alertar o condutor.

Em resumo, esses benefícios melhoram a integração entre os funcionários e fazem com que a qualidade de vida de cada funcionário aumente.

Com a leitura deste post, você descobriu como a telemetria é uma poderosa ferramenta para a gestão de frota. Por ter funcionamento simples, ela conquista novos adeptos e mostra como é possível garantir o sucesso do negócio.

Além de otimizar os investimentos financeiros, ela reduz os riscos enfrentados por motoristas e melhora a atuação da equipe. Por isso, não perca mais tempo: adote uma solução de manutenção flexível, que trabalha em conjunto com a telemetria e promove o agendamento de medidas preventivas e preditivas com eficiência.

O Engeman é um software que atende empresas de diversos ramos de atuação e portes. Ele tem funcionalidades ideias para o dia a dia de um supervisor:

  • cadastro de dados relacionados à manutenção;

  • emissão automática de documentos e alarmes referentes aos serviços;

  • emissão de ordens de serviço claras e diretas;

  • módulo mobile;

  • controle rigoroso do consumo de materiais.

Agora, entre em contato com a nossa empresa e teste o produto gratuitamente!

 

Deixar comentário.

dezoito + 11 =

Share This