Conheça as principais tendências de mobilidade na indústria!

295639 conheca as principais tendencias de mobilidade na industria 810x520 - Conheça as principais tendências de mobilidade na indústria!

Uma das principais características da Indústria 4.0 é sua capacidade de conectar e integrar dispositivos e processos. O tempo em que a fábrica era operada por meio de atividades isoladas ficou para trás. A digitalização, está evoluindo para um novo modelo que intensifica a mobilidade na indústria.

Ainda assim, o assunto traz consigo uma certa quantidade de dúvidas. Afinal, o que representa o conceito de mobilidade no ambiente industrial de hoje? Quais são seus benefícios? Vale a pena investir nesse tipo de tecnologia? Como escolher as melhores soluções? Neste artigo, você vai tirar todas essas dúvidas sobre o tema.

O que é a mobilidade na indústria?

O conceito de mobilidade se refere à capacidade de lidarmos com informações em tempo real onde quer que estejamos. No contexto da indústria, isso representa um novo passo no avanço da tecnologia. Primeiro, as informações deixaram o papel, sendo transferidas para o mundo digital. Agora, o próprio acesso a esses dados não exige que o profissional vá até um computador.

Com a popularização dos dispositivos móveis (smartphones, tablets etc.), passou a ser possível trazer a informação até nós em qualquer lugar. Quando uma decisão precisa ser tomada, basta acessar uma plataforma e consultar dados, executar tarefas, enviar solicitações e por aí em diante.

Na Indústria 4.0, a mobilidade é um dos pilares de sustentação dos processos de setores essenciais, como a manutenção. O conhecimento levantado é trazido para o dia a dia dos profissionais, entrando diretamente na cadeia de produção. Os impactos, como mostraremos mais à frente, são extremamente positivos.

Quais as principais tendências de mobilidade na indústria?

A Internet das Coisas (IoT) é, sem dúvidas, uma das grandes tecnologias da Indústria 4.0.  Um dispositivo com IoT é capaz de se comunicar com outros via rede sem fio (wireless), trocando dados em tempo real sobre seu desempenho. Na manutenção, por exemplo, isso pode ser usado para identificar anomalias no comportamento das máquinas, viabilizando ações preventivas de maior sucesso.

O uso de smartphones e tablets, como um todo, também se destaca no modelo de indústria que está sendo construído. Com a transformação digital, passou a ser cada vez mais importante levar a mobilidade para gerentes e supervisores onde quer que eles estejam. Isso significa promover o acompanhamento das atividades em tempo real, otimizando as tomadas de decisão.

O uso da nuvem (cloud computing) é outra tendência que ganha espaço rapidamente. O objetivo é descentralizar o armazenamento dos dados: em vez de mantê-los em um servidor interno, transferi-los para uma plataforma na nuvem. Trata-se de um complemento à mobilidade, pois permite que o acesso seja em qualquer lugar, bastando uma conexão com a internet.

Soluções como o Engeman® são um bom exemplo de ferramenta eficiente para transformar a mobilidade em realidade na sua empresa. O Engeman® Mobile, por exemplo, permite gerenciar a manutenção diretamente de um smartphone ou tablet com Android, iOS ou mesmo Windows 10.

Para os operadores que precisam contar com a velocidade na hora de uma demanda de manutenção, o módulo SSW pode ser acessado na intraweb ou internet em qualquer tipo de dispositivo que possua um navegador (browser) compatível. Para os analistas e planejadores, o Engeman® está disponível na nuvem ou mesmo na intraweb.

Como escolher as melhores soluções?

O primeiro ponto essencial é levantar as demandas da sua empresa, assim como possíveis restrições de uso. Por exemplo, certas atividades impedem o uso de aparelhos que emitem sinais de radiofrequência, em poucas áreas da empresa. Zonas com risco de explosão e exposição radioativa também são fatores que podem impedir o uso de dispositivos móveis.

No entanto, mesmo nesses casos, basta procurar um dispositivo homologado para operar nessas condições. Um ponto que não pode ser ignorado é a confiabilidade do fornecedor das suas soluções. Tanto dispositivos móveis quanto as soluções de mobilidade adotadas devem ser eficientes e atender às demandas específicas da sua empresa.

Se você quer otimizar a gestão da manutenção, por exemplo, é preciso avaliar se o software é capaz de entregar o que você precisa. Busque empresas de referência no mercado e avalie as funcionalidades das ferramentas para garantir um bom retorno sobre o investimento.

Quais os benefícios que a mobilidade na indústria pode proporcionar?

Para começar, as tomadas de decisão se tornam muito mais ágeis e efetivas. Com as informações na palma da mão, fica muito mais fácil tomar providências em tempo hábil e evitar problemas. Na manutenção, por exemplo, uma solução móvel faz toda a diferença.

Se o gestor é alertado sobre um problema, ele pode verificar imediatamente as ordens de serviço em execução, designar um técnico para essa nova tarefa e até mesmo consultar se há peças em estoque. Com isso, aumentando a produtividade, pois a tecnologia integra as tomadas de decisão à dinamicidade da indústria.

Além disso a informação chega de forma muito mais controlada e rápida. Os custos relacionados às atividades também são reduzidos, seja pela diminuição do retrabalho ou pela otimização da rotina das equipes. Nesse sentido, vale destacar que os benefícios vão além do chão de fábrica.

Uma empresa com mobilidade é capaz de fazer uso inteligente da informação. Estamos falando de coletar e usar dados para tomadas de decisão estratégicas também a nível de negócios. A otimização da cadeia de produção, pode ser acompanhada de relatórios de produtividade, os quais representam um grande diferencial competitivo.

Os gestores e diretores podem compreender mais a fundo de que forma o desempenho das equipes pode ser ainda melhor e os números mostrarão que é possível se destacar da concorrência, conquistando novos clientes e crescendo no mercado.

Como você pôde ver, é um momento de intensa transformação. A mobilidade na indústria vem fomentando a inovação e proporcionando melhorias de produtividade, redução de custos e otimização do dia a dia da sua empresa. Coloque essa tecnologia para trabalhar a seu favor e promova resultados melhores na sua equipe!

Se gostou do post e quer conhecer melhor uma solução de mobilidade, veja também nosso e-book completo sobre o módulo mobile da Engeman®!

Deixar comentário.

10 − quatro =

Share This