Gerenciar a manutenção de ativos é uma tarefa essencial para o sucesso e a longevidade de qualquer franquia. A manutenção adequada garante que os equipamentos, instalações e outros recursos estejam sempre em ótimo estado de funcionamento, o que não só prolonga sua vida útil, mas também assegura a satisfação dos clientes e a eficiência operacional.
As franquias contribuem significativamente na economia do país. Para promover a expansão empresarial e cultural das franquias, de 26 a 29/06/2024 acontece em São Paulo a feira “ABF Franchising Expo” que nada mais é que uma feira de franquias promovida pela Associação Brasileira de Franchising, o que traz mais desenvolvimento para este mercado em todo o país.
Mas como em todos os ramos, a manutenção dos ativos que estão envolvidos nos mais variados tipos de negócios envolvidos nas franquias é um tema que não pode ser deixado de lado. Sendo assim, vamos explorar neste artigo as melhores práticas para gerenciar a manutenção de ativos em uma franquia. Confira!
O que é uma franquia?
Uma franquia é uma estratégia de venda em que uma empresa franqueadora concede o direito de uso de sua marca a um franqueado, que por sua vez, paga para ter direito a esse uso. O pagamento varia de cada franquia, podem ser taxas iniciais, royalties contínuos e até mesmo taxas de marketing.
Esse modo de negócio é uma jogada brilhante de marketing e muito eficiente pois, muitas dessas franquias já estão no mercado há anos, já possui um know-how, ou seja, o caminho para o sucesso. Os direitos e deveres dos franqueadores e franqueados foram revisados e sancionados na LEI Nº 13.966, DE 26 DE DEZEMBRO DE 2019.
Usar o modelo de negócio de franquia é bom tanto para a franqueadora que expande seu negócio sem assumir os custos e riscos da nova unidade, bem como para o franqueado que pode começar um negócio já conhecido no mercado.
Portanto a feira “ABF Franchising Expo” é uma excelente oportunidade para quem quer empreender ou apenas conhecer as tendências do mercado.
Em 2024 o evento vai contar com mais de 400 marcas expositoras, dividido em diversas categorias, como:
- Alimentação;
- Casa e Construção;
- Educação;
- Limpeza e conservação;
- Hotelaria e turismo;
- Serviços automotivos;
- Shoppings centers etc.
Tipos de franquias
Abaixo alguns exemplos de “tipos de franquias “adotados no Brasil:
- Franquia unitária:
O franqueado adquire o direito à venda da marca em uma região previamente determinada pelo franqueador, dando exclusividade ao ponto. Ou seja, ainda que o franqueador seja o detentor da marca, não pode vender seu produto ou serviço na região estipulada em contrato com o franqueado.
- Franquia master:
Neste tipo de contrato, o franqueado adquire o direito de vender a marca em vários pontos de vendas em uma região. O franqueado pode colocar diversos pontos de venda e administrá-los ou terceirizar para que outro empreendedor administre.
- Franquia de desenvolvimento de área:
Neste tipo de franquia, o franqueado tem direito a uma região específica de venda, com diversos pontos, porém ao contrário da franquia master, não pode terceirizar a administração das franquias. Toda a gestão e investimento fica por conta de um único franqueado.
- Microfranquia:
Como o nome diz, são franquias menores que, consequentemente, são mais baratas, o que faz com que seu retorno de capital de investimento seja mais rápido.
- Shop in Shop:
Esse conceito de franquia se refere a “Loja dentro de uma loja”. Ideal para um empreendedor que já possui um negócio, como um comércio aberto por exemplo, e coloca um ponto de venda de um produto que só poderá ser comercializado naquele estabelecimento. Muito comum em supermercados.
- Franquia de Conversão:
Esse tipo de franquia é ideal para o empreendedor que possui um negócio e quer adquirir uma franquia do mesmo segmento e assim padronizar seu atendimento, aumentar sua visibilidade e a margem de lucro. Um bom exemplo disso é uma academia.
É claro que existem outros tipos de franquia para se adequar a cada negócio, por isso é fundamental conhecer cada tipo para fazer escolhas assertivas.
O que são ativos não circulantes em uma franquia?
Ativo não circulante é o termo usado no ramo financeiro para especificar o uso de ativo fixo, ou seja, que não vai circular em um período, dessa forma, não é um bem que será convertido em dinheiro no curto prazo.
É uma informação valiosa quando se fala de franquia e gestão de ativos. Para muitas franquias, como de alimentação, casa e construção, limpeza e conservação ou ainda serviços automotivos, é comum o uso de ativos não circulantes.
Exemplos de ativos não circulantes utilizados em franquias:
- Veículos;
- Equipamentos;
- Móveis;
- Utensílios dentre outros.
Vale ressaltar que tais ativos são essenciais para que o negócio funcione conforme o modelo estabelecido pela franquia.
Qual ativo é ideal para seu negócio?
A escolha dos ativos está diretamente relacionada ao ramo da franquia adquirida. O que deve ser levado em consideração neste caso é que, ao definir os ativos da franquia escolhida, como equipamentos de uma franquia de clínicas hospitalares, é necessário que atendam às necessidades específicas considerando sua geolocalização.
As marcas franqueadoras oferecem diversos modelos de negócio, levando em conta número de habitantes e região. Possivelmente um franqueado situado em uma região metropolitana, terá um modelo de negócio diferente de um franqueado que abrirá a mesma franquia em uma cidade do interior. Assim, nem todos os ativos e maquinários serão os mesmos para ambos os negócios.
Deixando claro que aqui estamos apresentados apenas exemplos sem levar em conta as políticas que definem até mesmo número de habitantes para aquisição de uma franquia.
O fato é que, independente da quantidade e os tipos ativos não circulantes serão implantados em seu negócio, eles serão peças chaves para o sucesso de sua franquia.
Uma vez munido dos ativos corretos, é necessário gerenciá-los de forma adequada.
Como realizar o gerenciamento dos ativos?
O universo da manutenção tem tudo a ver com franquias. Como nosso tema preferido é falar de manutenção, não seria diferente em se tratando de franquias. A melhor forma de gerenciar seus ativos é manter as manutenções regulares, com:
- Manutenções Preventivas: programar manutenções periódicas de seus maquinários conforme indicação de fabricante;
- Manutenções Corretivas Programadas: realizar reparos e substituições quando necessário;
- Manutenções Preditivas: implementar estratégias a fim prolongar a vida útil de seus ativos.
Como o Engeman® pode auxiliar na gestão de ativos em sua franquia?
O software Engeman® é expert quando o assunto é gestão da manutenção. Além disso, faz o gerenciamento de cada um dos ativos que compõem sua franquia.
No Engeman® é possível cadastrar cada ativo e seus respectivos subcomponentes e monitorar seu MTBF, MTTR, taxa de confiabilidade, o custo de manutenção acumulado, as horas de máquinas paradas, dentre outras informações.
Acompanhe o cronograma de manutenção de suas máquinas e evite paradas não programadas que trazem prejuízo para seu negócio e danifica seu maquinário.
Com o Engeman® você consegue monitorar seus ativos por unidade, ou seja, se sua franquia está na modalidade de negócio “Master” ou de “Desenvolvimento de área”, seu controle poderá ser realizado em cada uma de suas unidades.
Sem falar, que nos relatórios disponíveis em nossas soluções Starter, Lite e Pleno, é possível filtrar as informações por unidade.
O software Engeman® se encaixa na sua franquia, seja ela de pequeno porte, que estão começando a estruturar o setor ou com poucos ativos até multinacionais e grandes negócios com requisitos mais exigentes e complexos de manutenção. Conheça as nossas soluções e entenda como podemos otimizar os seus lucros. Esperamos por você!