Gestão de Processos

company 975963 1920 810x572 - Gestão de Processos

O desafio da implantação da Gestão por Processos

O ambiente das organizações vem passando por mudanças estruturais do ponto de vista comportamental, tecnológico e, principalmente mercadológico. A revolução ocorrida nos anos 90, que direcionou os esforços para a percepção do cliente.

O esforço intenso pela implantação de sistemas de controle, garantia e gestão da qualidade vem adquirindo um papel importante na mudança de condicionamentos por parte dos líderes, para que estes percebam a necessidade de rever totalmente o seu modelo de gestão, orientando-o para os processos de negócios com o foco no cliente. Os programas de qualidade total, certificação ISO9000 e outros modelos não tiveram ainda êxitos expressivos na consolidação deste processo.

Revolução do Cliente

A revolução do cliente não acontece de forma isolada no ambiente dos negócios, o mundo vive hoje um novo modelo orientador das relações.

O conceito processual, do mesmo modo, chegou também à forma de desenvolver os programas de computador, que estão sendo criados para permitir o fluxo de processos e não mais a abordagem meramente funcional estática, que impedia a sua utilização em modelos de fluxos de atividades em seqüência, potencializando, desta forma, o uso das máquinas nas relações de produção.

Gestão do Processo

A implementação da gestão por processo deverá provocar um desconforto muito grande nos gerentes tradicionais. Ao contrário do que foi pregado inicialmente na reengenharia, o modelo gestão do processo valoriza intensamente o líder.

As dificuldades na implantação deste novo modelo de gestão devem ser vistas não como intransponíveis para o sucesso do empreendimento. Este talvez seja o maior legado da gestão por processos; “o aprimoramento das formas de melhor atender ao próximo”.

Deixar comentário.

dezenove + dez =

Share This