O desafio da implantação da Gestão por Processos.
Atualmente, o ambiente das organizações vem passando por mudanças estruturais do ponto de vista comportamental, tecnológico e, principalmente mercadológico. Isto por conta da revolução ocorrida nos anos 90, que direcionou os esforços para a percepção do cliente.
Desta forma, o esforço intenso pela implantação de sistemas de controle, garantia e gestão da qualidade vem adquirindo um papel importante na mudança de condicionamentos por parte dos líderes, para que estes percebam a necessidade de rever totalmente o seu modelo de gestão, orientando-o para os processos de negócios com o foco no cliente. Ainda assim, programas de qualidade total, certificação ISO9000 e outros modelos não tiveram ainda êxitos expressivos na consolidação deste processo.
Revolução do Cliente
A revolução do cliente não acontece de forma isolada no ambiente dos negócios, o mundo vive hoje um novo modelo orientador das relações.
O conceito processual, do mesmo modo, chegou também à forma de desenvolver os programas de computador, que estão sendo criados para permitir o fluxo de processos e não mais a abordagem meramente funcional estática, que impedia a sua utilização em modelos de fluxos de atividades em seqüência, potencializando, desta forma, o uso das máquinas nas relações de produção.
Gestão do Processo
A implementação da gestão por processo deverá provocar um desconforto muito grande nos gerentes tradicionais. Ao contrário do que foi pregado inicialmente na reengenharia, o modelo gestão do processo valoriza intensamente o líder.
As dificuldades na implantação deste novo modelo de gestão devem ser vistas não como intransponíveis para o sucesso do empreendimento. Este talvez seja o maior legado da gestão por processos; “o aprimoramento das formas de melhor atender ao próximo”.