O Brasil é conhecido como o país do carnaval e às vezes é comum ouvir a expressão “o país só funciona depois do carnaval”. Porém essa afirmativa não é válida, ou não deveria ser, principalmente para empresas competitivas que querem sempre estar um passo à frente.
Para “sambar” conforme a música, é necessário muito treinamento e dedicação. Por trás de uma bela apresentação de uma escola de samba, com seus carros alegóricos e belos dançarinos, há todo um trabalho. Este trabalho envolve milhares de pessoas durante todo um ano ou mais. E quanto mais bem preparada estiver a escola, melhor as chances de se destacar entre as melhores.
Mas você deve estar se perguntando: “o que tem haver manutenção com carnaval?” No artigo de hoje falaremos sobre a Manutenção de Frota e como cuidar de veículos para o carnaval.
Acima fizemos uma analogia de como é importante para uma escola de samba se preparar para a maior festa popular do país, mas o nosso intuito na verdade é despertar sua empresa para a importância da manutenção de frota a fim de estar preparada para as grandes demandas que possam surgir neste período. Confira!
- Por que a manutenção da frota é importante?
- Custo da manutenção da frota
- Qual o impacto da manutenção de frota no carnaval?
- Exemplos das demandas que as frotas veiculares têm no período do carnaval
- Como fazer a gestão da manutenção de frota?
- Como fazer a gestão da manutenção de frota no Engeman®?
- Conclusão
Por que a manutenção da frota é importante?
A manutenção preventiva de veículos é vital para garantir que eles permaneçam operando em condições ideais e não causem acidentes. A falta de manutenção adequada pode levar a uma série de problemas, como:
- Aumento do tempo de inatividade: a manutenção corretiva não planejada pode causar paradas inesperadas, impactando negativamente as operações e aumentando os custos com reparos.
- Custos elevados de manutenção: veículos que não são mantidos adequadamente exigem reparos mais caros e frequentes, o que eleva os custos operacionais de forma significativa.
- Redução da vida útil dos veículos: a falta de manutenção pode acelerar o desgaste de peças essenciais, reduzindo a vida útil dos veículos e, consequentemente, a necessidade de substituição precoce.
- Riscos de segurança: a falha em realizar a manutenção preventiva pode resultar em falhas mecânicas durante o uso, colocando motoristas e passageiros em risco de acidentes.
- Impacto ambiental: veículos mal mantidos podem emitir mais poluentes do que veículos em boas condições de funcionamento, afetando o meio ambiente e deixando a empresa suscetível a multas.
Custo da manutenção da frota
A manutenção de uma frota pode ser um item deixado de lado principalmente pelo seu alto custo. Os principais fatores responsáveis por este custo elevado da manutenção de frota são:
- Manutenções corretivas: normalmente a manutenção mais cara da empresa. Quando acontece apenas a manutenção corretiva, há um elevado índice de quebras e perdas, pois gera grande interferência e desconforto.
- Desperdício de materiais: a falta de controle de estoque pode provocar falta de materiais necessários para realizar os serviços.
- Demora na troca de componentes: a disponibilidade da frota é garantida pelas revisões realizadas em tempo correto. A demora na troca de componentes pode ocasionar mal funcionamento em efeito dominó e acabar gerando quebras, perdas e paralisações.
- Controle de combustível: o consumo aleatório de combustível sem controle impossibilita descobrir qual é a média de quilômetros. Como o combustível não é barato, este é um dos principais gastos da frota.
- Vida útil dos pneus: de tempos em tempos são realizadas as trocas de pneus.
Portanto, para fazer o controle efetivo da frota, as empresas vêm adotando softwares de gerenciamento das manutenções, que veremos mais à frente neste mesmo artigo!
Você já se perguntou qual o impacto da manutenção de frota no carnaval? Talvez pense apenas nos veículos particulares que circulam em maior quantidade, principalmente nas rodovias, para viajarem para cidades onde as festividades têm maior destaque, como Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Diamantina e Ouro Pretro.
Sim, é muito importante que os proprietários de veículos, se atentem às manutenções e revisões antes de colocar o pé na estrada para “curtir” a folia, porém, em se tratando de frota de uma empresa prestadora de serviço, por exemplo, se faz ainda mais necessário uma boa gestão de frota com cronogramas de manutenção bem estruturados e executados conforme planejamento.
Abaixo trouxemos alguns exemplos de frotas de veículos que terão um volume muito maior de atendimento neste período:
- Frota de ônibus municipal, intermunicipal e interestadual;
- Frota de caminhões pipas;
- Frota de caminhões de coleta de lixo;
- Frota de veículos de transporte e logística;
Só por aí já dá para ter uma noção de como a manutenção de frota impacta em um evento tão grande como o carnaval.
É claro que, para todos os exemplos citados aqui, existe a demanda dos serviços no dia a dia, pois é o ramo de atuação destas empresas. Porém, em datas comemorativas como o carnaval, a demanda aumenta ainda mais. Veja a seguir algumas demandas que cada ramo que utiliza frota possui nesse período:
Frota de ônibus
Neste período é comum o aumento de compra de passagens municipal, intermunicipal e interestadual. As empresas de ônibus precisam estar preparadas para o carnaval. Algumas das preocupações pertinentes ao setor:
- A quantidade de veículos que rodarão durante o carnaval: devido à quantidade de pessoas circulando neste período, é necessário pensar em estratégias de utilização. É possível que aumentem a quantidade de horários disponíveis para o tráfego que consequentemente, aumentará a quantidade de veículos em circulação, ou ainda a quantidade de vezes que o mesmo veículo fará determinado trajeto. Para isso, é necessário que toda a sua frota esteja liberada, ou seja, com a manutenção em dia. É possível que até os veículos reservas entrem no rodízio de utilização. Isso implica que estejam balanceados, alinhados, abastecidos, com a troca de óleo em dia, sem defeitos que comprometam a integridade dos passageiros, motoristas, ou qualquer cidadão.
- Possíveis manutenções corretivas: caso a empresa não faça as manutenções em dia, pode ser que seja surpreendida durante esse período de carnaval, principalmente se o uso dos veículos aumentarem nesse período, fazendo com que uma falha apareça devido ao excesso de uso.
Frota de caminhões pipas
Caminhões pipas são utilizados para transportar água. Considerando um cenário de milhões de pessoas circulando em cidades que concentram a maior parte das festividades, é bem possível que haja escassez de água, sendo necessário a reposição em caixas d’água.
Outro ponto é que os caminhões pipas são utilizados, para refrescar a população que está aproveitando a folia, principalmente em cidades com climas mais quentes. Os caminhões pipas são utilizados também para lavar as ruas pós festas. Então é de suma importância que esses veículos estejam prontos para utilização, pois são bem úteis no carnaval.
Frota de caminhões de coleta de lixo
Isso se aplica também para empresas que gerenciam frota de caminhões de coleta de lixo. Se aumentar o tráfego de pessoas, certamente produzirá mais lixo. Normalmente as prefeituras destas cidades, solicitam os serviços mais vezes que o habitual.
Talvez também seja necessário aumentar a quantidade de veículos coletando lixos na cidade. Então as empresas que prestam esse serviço, precisam se preparar e executar as manutenções periodicamente, a fim de evitar paradas não programadas dos veículos.
Frota de veículos de transporte e logística
Com as vendas e-commerce, é cada dia mais comum recebermos mercadorias em casa. E para essas mercadorias chegarem, normalmente as empresas de marketplace utilizam as transportadoras. E se uma transportadora que é responsável pela entrega, compromete o tempo de atendimento ao cliente final, devido a uma falha e parada não programada dos veículos que não passaram por manutenção preventiva, certamente a empresa que contratou se decepcionará com o serviço.
Nesse caso os serviços de transporte vão tomar providências para mudar de fornecedor, assim a empresa que não se preocupou em realizar as manutenções, perderá a credibilidade e consequentemente seu cliente. Isso não é bom! É comum empresas fazerem campanhas de vendas em épocas festivas, que faz com que as transportadoras também tenham aumento nas entregas. Portanto, é fundamental realizar manutenções preventivas baseada no KM rodado.
Como fazer a gestão da manutenção de frota?
Diante dos fatos, é evidente a necessidade de fazer uma boa gestão da manutenção. A empresa que se propõe a seguir as boas práticas da manutenção, precisa se atentar a:
- Fazer a gestão de ativos, ou seja, ter o controle de cada veículo. Quando foi comprado, se está em garantia, qual tipo de veículo, quais os fornecedores para a reposição de peças etc.;
- Preocupar-se com o estoque para não ser pego desprevenido durante as manutenções programadas ou não.
- Realizar a gestão de mão de obra;
- Realizar a gestão de pneus;
- Realizar o controle de abastecimento;
- Definir os planos de manutenção de cada veículo;
- Definir o cronograma de execução da manutenção;
- Apontar os serviços realizados para consultas futura;
- Realizar e controlar os indicadores para identificar os possíveis problemas da manutenção, dentre tantos outros.
É neste momento que bate o desespero e muitas empresas deixam de fazer o acompanhamento porque não têm tempo para se dedicar à gestão ou simplesmente porque não sabem por onde começar, e lá se vai o controle de frota… Mas calma, que aqui apresentamos o problema, mas indicamos a solução!
Como fazer a gestão da manutenção de frota no Engeman®?
Um software eficiente e líder em manutenção pode te ajudar nesse controle. O Engeman® contempla todas as funcionalidades citadas acima para a gestão da manutenção e muitas outras. O software disponibiliza:
- Ferramentas que permitem o apontamento das atividades na palma da mão;
- Ferramentas de gestão à vista para melhor visibilidade e tomada de decisão;
- Relatórios para controle de vida útil dos pneus, ou ainda de média de consumo de combustível por veículo;
- Geração automática de ordem de serviço e envio de relatórios que permitirá ao gestor mais praticidade e sistematização dos processos.
O Engeman® é um software completo para sua empresa.
Conclusão
O carnaval não se popularizou somente porque é uma festa onde as pessoas querem curtir a folia. Popularizou porque as pessoas envolvidas se comprometeram a entregar algo. Por trás de uma festa de carnaval há a infraestrutura que a cidade vai oferecer, há as escolas de sambas e ou bloquinhos que vão entregar entretenimento, há os prestadores de serviços que vão oferecer produtos, alimentos, bebidas e serviços etc.
Se sua empresa se enquadra em alguma das categorias de frota que citamos aqui, precisa se preparar e oferecer o melhor, para que seu negócio também se popularize e gere lucros.
O principal fator da procura de soluções provavelmente para melhorar o controle de manutenção da frota é a redução de custo. As manutenções inesperadas/corretivas influenciam nas jornadas de trabalho, na segurança e na entrega do serviço.
Conheça o software Engeman® e entenda como a nossa solução pode ser usada efetivamente na gestão de frotas e caia na folia! Solicite sua demo gratuita aqui!