Um dos temas recorrentes entre os profissionais da manutenção é: A Manutenção, imagem e Custos das Empresas.
A manutenção nas empresas tem sido tratada até recentemente como item secundário, sempre ficando atrás da produção. Afinal, qual dos dois é mais importante? Na verdade os dois! A manutenção e produção devem estar aliadas a um bom planejamento e uma excelente comunicação.
A manutenção e produção devem ser tratadas em alguns casos, como um processo único. Quando a manutenção é colocada em segundo plano, ocorrem diversos prejuízos como o excesso de manutenções corretivas não-planejadas ocasionando perda do planejamento da produção, já que tudo isso impacta na imagem e custos das empresas.
Além dos custos comuns em serviços de manutenção, as manutenções corretivas não-planejadas, possuem o custo de interferência no processo produtivo, que gera mais prejuízos financeiros e causam severos danos à imagem da empresa, danos que podem ser irreversíveis.
Outro problema frequente é conseguir fazer um planejamento de custos com a manutenção para o próximo ano, por exemplo. Se os custos não são mensurados, como alocar verbas para investimentos no setor? É impossível.
No atual mundo dos negócios, redução de custos, excelência na produção e a imagem de uma empresa são fundamentais, portanto se uma empresa está com perda de receita ou de clientes inexplicável e os concorrentes parecem crescer exponencialmente a cada dia, verifique a manutenção.