Importância do Software de Manutenção para a Carreira

Os benefícios que a sistematização da manutenção traz para uma empresa, como previsibilidade, otimização do desempenho de equipamentos e redução de custos, não são novidades. Mas e quanto aos seus usuários? Já parou para pensar na importância que o software de manutenção pode ter na carreira do profissional?

Com o mercado de software extremamente aquecido nos últimos anos, cada vez mais se torna importante conhecer e se preparar para esta tendência, principalmente quando falamos da área que mais cresce no ramo da informatização: sistemas gerenciais de manutenção.

Neste artigo, explicaremos as funcionalidades, benefícios e como o software de manutenção pode contribuir para o desenvolvimento da carreira de diversos profissionais, incidindo competitividade. Continue a leitura!

Funcionalidades de um software de manutenção

A cultura da informatização dos processos gerenciais, principalmente na figura dos ERPs — Sistemas Corporativos Integrados — já é uma realidade estabelecida no meio empresarial. Primeiro deu-se importância às rotinas administrativas básicas, como compras, vendas, estoques, finanças e contabilidade. Aos poucos, foram-se agregando atividades relacionadas ao RH, custos, produção e, por último, manutenção.

A principal funcionalidade dos softwares de manutenção é auxiliar no controle dos mais diferentes processos relacionados à gestão de manutenção. Por meio desta tecnologia, é possível obter informações sobre todos os ativos da empresa, como gráficos e relatórios com dados de produtividade das máquinas, comparativos, datas e elementos das últimas manutenções, relatório de custos de manutenção e indicadores de desempenho.

O software também alerta para a necessidade de manutenções preditivas e preventivas, além de permitir a sua programação, indicando os itens a serem utilizados, os profissionais envolvidos e o melhor horário para a sua realização.

Sendo assim, além de expandir a vida útil dos equipamentos, os problemas são reparados antes de gerarem paralisações da linha de produção, reduzindo custos, prejuízos, atrasos na entrega, entre outros.

Benefícios de contar com um software de manutenção

O software de manutenção traz inúmeros benefícios para a rotina de trabalho da empresa, entre os principais deles, podemos citar:

  • otimização do tempo gasto em coleta de dados e com a elaboração de planilhas;
  • redução dos esforços para obter índices e KPIs, fazendo com que seja necessária apenas a habilidade de análise e não de produção;
  • mais tempo disponível para o supervisor realizar outras atividades produtivas, como de planejamento, já que rotinas de inspeção passam de ser dispensáveis;
  • organização e programação de manutenção;
  • facilitação do monitoramento e da comunicação entre a equipe;
  • manutenções preventivas e preditivas realizadas corretamente, o que resulta em equipamentos com menor risco de falhas.

Quanto ao benefício mais buscado pela maioria das empresas — a redução de custos — nem sempre é observado imediatamente. Isso porque o que realmente leva à racionalização é a organização intrínseca que a implantação de um software de manutenção possibilita, ou seja, entender bem onde cada recurso é aplicado e onde estão acontecendo os desperdícios. Depois disso, o caminho natural é a redução dos custos.

Por exemplo, ao manter cada máquina controlada e analisada constantemente, não só a produtividade aumenta, como é possível realizar manutenções antes que as falhas aconteçam. Assim, nenhum equipamento fica parado, reduzindo a perda de dinheiro.

Como a empresa deve se preparar para utilizar o software de manutenção

Ao adquirir um software de manutenção, a empresa traz a necessidade de mudanças e quebra de paradigmas. O perfil dos seus profissionais deverá condizer com as exigências do que podemos chamar de “Novo Profissional de Manutenção”. Sendo assim, a primeira medida a ser tomada é a conscientização de pessoas.

Além disso, antes mesmo de escolher o software, é necessário mapear os processos de manutenção, identificar os equipamentos e aplicações de manutenção e selecionar quais outros softwares precisarão de integração.

Tais questões são necessárias para atingir determinados efeitos que resultarão em ações proativas, reduzirão o número de falhas e, consequentemente, aumentarão a produtividade da planta.

Aprendizados e diferenciais que o profissional pode conquistar com o uso do software

O primeiro fator que pode ser observado com a implantação do software, quando falamos dos profissionais, diz respeito à motivação. Não apenas naqueles que já dominam a tecnologia e estão admitidos em uma empresa que ainda não tem ambiente informatizado, mas também naqueles que enxergam o processo como oportunidade de reciclar conhecimentos e agregar valor ao currículo e à carreira profissional.

Entre os motivos que levam o software a ser um ascensor profissional, podemos citar a aproximação de conceitos da engenharia de manutenção, como técnicas preditivas, preventivas, análise de falhas, confiabilidade, manutenção produtiva, entre outras.

Além do mais, a tecnologia traz a possibilidade de análise crítica de cenários que antes não eram enxergados por perder-se muito tempo em busca de informações. Levando essa questão para o cotidiano, é possível observar uma grande diferença positiva no desenvolvimento de estratégias de negócio para a manutenção.

Pensando em todos os pontos levantados, vale dizer que profissionais que buscam recolocação profissional devem valorizar empresas que tenham processos informatizados. Geralmente, seus profissionais são mais valorizados e são mais capazes de realizar bons trabalhos.

Vantagens de trabalhar em uma empresa informatizada

Além dos aprendizados e diferenciais que o profissional pode conquistar em uma empresa informatizada, o software permite trabalhar com a segurança de que as informações e o conhecimento não só estão sendo compartilhados, como estão sendo avaliados a todo momento. Tal fato tira um grande peso dos ombros do colaborador, o qual deixe de ser o único responsável, favorecendo o trabalho em equipe e a comunicação entre as pessoas.

Com a gestão da manutenção otimizada e com menores riscos de falha, o profissional tem a segurança de trabalhar em um local organizado. Ou seja, sem atrasos na produção, sem paradas imprevistas, com menores riscos de acidentes, com atendimentos dentro do prazo e, consequentemente, com a satisfação dos clientes.

Como escolher o melhor software de manutenção

Antes de escolher o software de manutenção, o gestor deve mapear as principais necessidades da empresa, como quais são os processos que precisam ser controlados, os problemas que são frequentemente enfrentados, as características singulares do processo de manutenção, se os profissionais estão preparados para a mudança na forma de trabalho e qual é o tamanho do orçamento disponibilizado para a implantação da tecnologia.

Feita a análise, é preciso identificar quais são as funcionalidades desejáveis no software e qual delas supre a demanda de forma simples e prática, sem que haja prejuízos, dificuldades no andamento da empresa e necessidade de realizar correções de falhas.

Com essas informações em mãos e uma boa apresentação do software desejado, é possível ter ideia se:

  • o sistema é intuitivo e ágil o suficiente para não perder horas na sua inserção;
  • permite planejamento prévio adequado;
  • produz relatórios e gráficos que permitem o entendimento de todas as partes envolvidas;
  • o acesso é feito por qualquer dispositivo móvel;
  • a ferramenta está dentro da capacidade de investimento.

Características e como funciona a solução da Engeman®

O software de manutenção da Engeman® é flexível e pode ser adaptado a qualquer tipo de produção ou porte de empresa. A característica principal é o controle de dados, tanto de custos quanto de tempo e desempenho. O software Engeman® tem inúmeras funcionalidades, entre outras:

  • registro de informações referentes a qualquer tipo de manutenção;
  • nivelamento de recursos materiais, humanos e financeiros;
  • programação automatizada da execução de serviços;
  • acompanhamento de ofícios já realizados;
  • criação de históricos de eventos, gráficos e cronogramas;
  • controle de abatimento de estoque;
  • diagnóstico de valores, de eventos e de avarias na produção;
  • emissão automática de alarmes e de documentos referentes aos serviços.

Treinamentos na implantação do Engeman®

É comum encontrar profissionais que resistem às novas tecnologias por receio de não se adaptarem. Porém, esse medo não é justificável durante a implantação de softwares como o Engeman®, o qual apresenta utilização acessível e interface descomplicada, objetiva e dinâmica.

De qualquer forma, com os treinamentos que ensinam como usar o Engeman®, que podem ser presenciais ou online, o profissional dominará completamente as aplicações de manutenção, a programação de manutenção e como realizar nivelamento de recursos.

O ideal é que o profissional conheça um pouco de literatura de manutenção. Contudo, tendo apenas conhecimento básico em informática e passando pelo treinamento, já é possível aplicar o software no dia a dia.

Agora que você conhece as vantagens do software de manutenção, tanto para a produtividade e rendimento das empresas quanto para a carreira dos profissionais, deve ter ficado claro porque o setor tem ganhado cada vez mais importância. Contar com soluções tecnológicas tornou-se fundamental para implementar respostas inteligentes e conseguir os melhores resultados.

Ficou interessado em implantar um software de manutenção para aprimorar a sua carreira e de seus colaboradores? Entre em contato conosco! A Engeman® tem as melhores soluções e com certeza poderá colaborar!

$0fmypfy17n4 - Importância do Software de Manutenção para a Carreira  $jyiiuziavzq - Importância do Software de Manutenção para a Carreira  $nza322fswpg - Importância do Software de Manutenção para a Carreira

Share This