O Software de Manutenção e a influência direta na produção
ARTIGOS Indústria Redução de Custos

O Software de Manutenção e a influência direta na produção

Engeman
Escrito por Engeman

Muitas equipes de manutenção ainda trabalham sem o apoio de um software especialista e são tachadas como “ineficientes”, por enfrentar problemas como:

  • Falta de histórico dos serviços realizados;
  • Peças e sobressalentes sem rastreabilidade;
  • Indisponibilidade de equipamentos; dentre outras questões que, além de desmotivarem os colaboradores, interferem diretamente nos resultados produzidos.

O que se desconsidera é que, na maioria das vezes, as equipes responsáveis pela manutenção estão operando verdadeiros milagres, executando manutenções preventivas quase por intuição e tentando manter algum histórico, ainda que em papel. Isso sem mencionar a rotina de corretivas não-planejadas, os famosos “incêndios apagados” que são processos sempre mais caros e de traumas às vezes irreparáveis para a produção.

Mas afinal, como saber que um equipamento “x” precisa ser lubrificado ou se já é o momento de trocar determinado componente? Nenhuma memória, por melhor que seja, consegue armazenar tantas informações, de equipamentos diferentes, durante longos anos. E a maior prejudicada é a empresa que gasta fortunas com manutenções corretivas, que poderiam realmente ter sido evitadas ou ver seus efeitos minimizados, com planejamento.

A falta de organização e estratégia faz com que haja talentos subaproveitados e vários outros motivos que geram insatisfação no setor de manutenção. No que se refere ao fator humano, uma das consequências mais registradas, em empresas que não automatizaram os seus processos de gestão da manutenção, é a debandada de funcionários em busca de entidades que ofereçam melhores condições de trabalho. Nesse tipo de situação, além da perda de colaboradores competentes, há uma incontornável perda de históricos e informações valiosas que estão apenas na cabeça dos funcionários. A qualidade do serviço oferecido sofre e sofre também a credibilidade com os clientes que passarão a enfrentar atrasos na entrega e variações de preços.

Tudo isso pode ser evitado com o uso do Engeman®, sistema especialista em manutenção que proporciona um eficaz gerenciamento e rígido controle dos serviços, de modo que:

  • O Planejamento e Controle da Manutenção (PCM) seja automatizado;
  • Os check-list dos serviços sejam cadastrados;
  • E haja cumprimento de todas as etapas dos planejamentos de forma Periódica (de acordo com o ciclo adequado de cada serviço), Acumulativa (de acordo com o acumulo de horas/km), de Tendência (mediante a variação de dados como pressão, temperatura, vibração, etc) e eventuais/ eventuais serviços (indicadores de que algo fora do padrão aconteceu ou ainda uma grande reincidência de determinada ocorrência).

Com base nesses parâmetros, o software fará a geração automática das OSs, com foco em realizar o planejamento de serviços, nivelando recursos humanos, financeiros e materiais.

Além disso, outra vantagem do Engeman® é a possibilidade de ser integrado com qualquer sistema supervisório ou via web, que forneçam dados inerentes aos processos.

Dessa forma, a empresa terá uma enorme redução nos custos diretos com a manutenção, atenderá às normas de qualidade exigidas, terá uma equipe motivada, sempre em busca de melhorias, além de aumentar sua competitividade no mercado, com pedidos entregues com a máxima qualidade e pontualidade.

Sobre o autor

Engeman

Engeman

Deixar comentário.

Share This