Case de Sucesso com o Complexo do PECÉM

Conheça a experiência do Complexo do PECÉM – Cia de Integração Portuária do Ceará com o uso do Engeman® e aprenda com eles como agilizar os processos de manutenção de uma empresa com a ajuda de um software especialista. Acompanhe!

case-sucesso-pecem-engeman
Compartilhe!

Na atualidade, a tecnologia tem sido grande aliada das indústrias em seus processos.  

Há apenas alguns anos, ninguém imaginaria que a tecnologia seria tão importante nas estratégias das organizações. Sendo assim, o uso de softwares é uma peça-chave para gestões eficientes.

No setor da manutenção, o uso da tecnologia viabiliza uma gestão mais eficiente, que otimiza a rotina de trabalho dos profissionais. É possível utilizar equipamentos para automatizar tarefas e acompanhar todas as atividades de uma gestão em tempo real. 

Para demonstrar como o uso de um software especialista organiza e agiliza os processos de uma empresa, conversamos com o Márcio Araújo, auxiliar de gestão no Complexo do PECÉM – Cia de Integração Portuária do Ceará. Ele nos contou como o uso do software Engeman® facilitou os processos no PECÉM. Acompanhe mais este Case de Sucesso! 

Conheça o Complexo do PECÉM

O Complexo do PECÉM – Cia de Integração Portuária do Ceará é constituído de 03 (três) piers marítimos e tem uma localização geográfica estratégica. Tem uma infraestrutura completa, pronta para receber a instalação de grandes empresas. 

Este é o Complexo do Pecém, que é um espaço de impulsionamento e crescimento no Ceará, que visa possibilitar um desenvolvimento industrial, econômico e social para o Estado. Composto por área industrial, porto e Zona de Processamento de Exportação (ZPE),  o PECÉM oferece soluções para impulsionar o seu negócio a ganhar ainda mais escala global.

O Engeman® e os processos e manutenção do PECÉM

Conversamos com o Márcio Araújo para entender como o software Engeman® ajudou e ajuda nos processos de manutenção do PECÉM. Ele já possuía experiência com o Engeman® desde antes mesmo de começar a trabalhar no PECÉM, através de seu antigo trabalho. Os treinamentos que possuía o ajudaram inclusive a conseguir o emprego. 

Márcio nos disse que o PECÉM está tentando equilibrar as preventivas e corretivas e o software “ajuda em questão das Ordens de Serviço (O.S.) pois precisamos dos registros e o Engeman® nos facilita os relatórios. É necessário puxar os dados para analisar como tudo está e temos as informações no software. Os gráficos também são super importantes. Apesar de ter os dashboards próprios dentro do software, nós integramos o Engeman® com o Power BI e funciona muito bem. Os painéis funcionam direitinho, buscam todos os dados. Para nós é muito importante para uma gestão à vista eficiente.”

O Engeman® e a otimização dos custos

A maneira mais fácil, automatizada e assertiva de medir os custos totais de manutenção é usar um sistema CMMS. Desta maneira, o software armazena todos os dados de cada equipamento o que garante um histórico confiável e permite realizar um planejamento de manutenção eficiente. Sabendo dessa importância do uso do software para a lucratividade de um negócio, perguntamos ao Márcio qual foi a importância do Engeman® nos processos de manutenção e se o PECÉM teve redução nos seus custos. 

Neste sentido, o Márcio nos disse que tiveram uma redução nos custos. “Hoje utilizamos o Engeman® também para o nosso almoxarifado. Tudo que é de material nós lançamos no software. Fazemos todo o processo de entrada e saída através de O.S. e é tudo registrado. Aqui só sai material com a O.S. Isso nos auxilia muito com o controle de estoque de material e de valores, por exemplo. E se quero saber quanto foi gasto no mês com corretivas, temos um relatório específico para fazer este acompanhamento.”  

O Engeman® possui mais de 280 relatórios para facilitar a sua gestão, mas se a sua empresa ainda precisa de um relatório personalizado, nossa solução é flexível e se adapta a todas as necessidades do seu negócio. Isso permite uma gestão eficiente para que a sua empresa consiga otimizar todos os seus custos. 

 

Personalização de relatórios gerenciais

Os relatórios de manutenção são ferramentas essenciais para o bom funcionamento de uma empresa. São inúmeros os tipos e formatos de relatórios que existem. Apesar de existirem modelos amplos que funcionam para diversas atividades, processos ou equipamentos, cada empresa pode demandar por informações específicas dispostas em modelos diferentes, o que exige a elaboração de documentos personalizados.

Pensando nisso, perguntamos ao Márcio se a Engeman conseguiu entender os processos do PECÉM e personalizar o que eles precisavam. Ele nos disse que “sim, pois quando explicamos a nossa necessidade, a Engeman entendeu e personalizou como pedimos. Está funcionando bem, foi feito de acordo com o que precisávamos”. 

O Módulo Mobile do Engeman®

O Módulo Mobile do Engeman® é uma solução móvel que agiliza as operações na manutenção. Isso graças ao uso de aparelhos facilmente encontrados no mercado como tablets e smartphones. Com isso, a sua equipe pode acompanhar tudo o que acontece em uma planta industrial em tempo real.

“O mobile evita o uso de papel, e isso facilita demais. Mandamos a O.S. e tudo é sincronizado em tempo real, bem mais rápido e mais dinâmico. Outra questão para nós importantíssima são as assinaturas e o registro fotográfico. O mobile hoje é a modernidade”, disse Márcio.

Conclusão

A modernidade trouxe ferramentas que só vieram para beneficiar o setor da manutenção. Assim como acompanhamos, o case de sucesso do PECÉM nos mostra como um software pode se adequar à realidade da sua empresa e levar mais agilidade e mobilidade aos seus processos. Assim, seus gestores poderão tomar decisões mais estratégicas a partir de dados confiáveis. 

Para conhecer mais detalhes sobre todas as funcionalidades que o Engeman® ️ pode oferecer para a sua gestão, converse com nossos especialistas

    SOLICITE UM ORÇAMENTO DO SOFTWARE ENGEMAN®.

    Siga-nos