Controle de Frota: como a Codil otimizou os seus resultados com o Engeman®?

Como a Codil otimizou os seus resultados no controle de frota com o Engeman®? Descubra neste case de sucesso como a líder de vendas no Estado de Minas Gerais conseguiu.

acompanhe mais este case de sucesso para conhecer os resultados que o Fernando Andrade, supervisor administrativo da Codil, nos contou sobre como o Engeman® otimizou os processos da empresa

A manutenção é parte estratégica de qualquer empresa! Gastar mais com manutenção pode estar tirando investimentos de outras áreas, além do fato de impactar diretamente na qualidade e produtividade da sua empresa. 

Por isso, os gestores procuram cada vez mais por estratégias que possam otimizar os seus resultados e levar mais lucratividade e confiabilidade à empresa. A busca pela tecnologia tem sido a estratégia mais eficaz para um controle assertivo. Softwares online e offline têm sido importantes ferramentas na busca por uma gestão assertiva.

O melhor investimento para uma manutenção é optar por um software especialista. Por isso, a Codil decidiu utilizar o Engeman® para levar a sua gestão a outro nível. Mas melhor do que nós falarmos, é saber dos nossos próprios clientes como o nosso software potencializou a manutenção deles.

Portanto, acompanhe mais este case de sucesso para conhecer os resultados que o Fernando Andrade, supervisor administrativo da Codil,  nos contou sobre como o Engeman® otimizou os processos da empresa. Acompanhe!  

Compartilhe!
Tempo de Leitura: 3 minutos

Conheça a Codil

A empresa começou suas atividades em 1970, com a criação do Comercial Divinópolis Ltda., um atacadista de cereais que operou por anos, em um pequeno galpão e com uma caminhonete, comercializando cereais e, principalmente, arroz beneficiado trazido de Uberlândia. 

Em 1977, foi criada a marca Codil, reforçando a garantia de qualidade da sua linha de produtos. Líder de vendas no Estado de Minas Gerais, a Codil está presente em mais de 300 cidades mineiras. 

Por que decidiram utilizar o Engeman®? 

A Transcodil, que é um braço estratégico da Codil Alimentos, começou a se expandir para conseguir realizar entregas de qualidade e com agilidade para cobrir o mercado alcançado pela Codil. Consequentemente a frota começou a crescer e com isso vieram as demandas de controle de manutenção em geral, além de problemas com a  apuração real do custo por km.

Pensando em solucionar esses problemas e potencializar a sua empresa, Fernando buscou a ajuda de um software de manutenção, conhecendo assim, através de algumas pesquisas de mercado e indicação de clientes, o software Engeman®. 

Após análise de mercado e devido aos clientes que já usavam, decidimos experimentar o Engeman®!”, disse Fernando.

 

Processo de implantação do Engeman®

Após conhecer todos os processos do Engeman® com os nossos especialistas, chegou a hora mais complicada para qualquer empresa, a implantação. Fernando conta que durante o processo, tiveram que sofrer uma reformulação interna para começar a operar com o sistema. 

Começaram a criar padrões e procedimentos para incluir dados dentro do sistema, para que ele retornasse as informações que esperavam. “Foi um trabalho árduo, tivemos alguns erros, mas o time Engeman por sua vez, se prontificou a participar de perto dessa implantação, e inclusive nesse momento também fizemos várias sugestões de melhorias no sistema, que foram avaliadas e implementadas com sucesso, um exemplo claro disso é o controle de recapagens de pneus”, comentou Fernando.

Fernando continuou dizendo: “Para empresas do ramo de “commodities”, manter os custos bem apurados é um fator crucial para que elas se mantenham competitivas no mercado.”

Sendo assim, para a Codil, o Engeman® é uma peça fundamental, uma vez que ele auxilia na gestão da manutenção e apuração dos custos km.

Resultados alcançados pela Codil após a implantação do Engeman®

Com os processos definidos e sistema alimentado com as informações necessárias, os resultados foram imediatos. Quando a empresa conhece os seus dados e tem controle sobre eles, a gestão tem condição de trabalhar com mais agilidade na tomada de decisões. 

Fernando nos disse: de resultado imediato, passamos a conhecer realmente nosso custo por km, após esse passo, começamos a trabalhar para afinar o custo e reduzi-lo. 

Outro ponto muito importante para Fernando foi que, com o Engeman®, eles conseguiram fazer a rastreabilidade das informações de manutenção da frota. “Hoje consigo realizar uma boa revenda de nossos veículos usados, devido a este ponto, pois transmitimos uma seriedade e uma confiabilidade para o comprador de nosso seminovo de tudo que foi realizado de manutenção naquele veículo”, disse Fernando.

Benefícios do Engeman® destacados pela Codil

Não basta apenas implantar um software de gestão, muitas vezes é necessário um suporte para ajudar a solucionar dúvidas e ajudar no entendimento do sistema. Neste ponto, Fernando destaca que osuporte técnico Engeman® é muito competente e rápido com as respostas”. 

Aqui na Engeman nós trabalhamos sempre para oferecer aos nossos clientes a melhor experiência e usufruir ao máximo todas as funcionalidades do sistema.

Fernando também destacou, como uma de nossas vantagens, “a flexibilidade. Podemos adaptar o sistema à realidade de qualquer empresa, pois acreditamos que cada empresa é única e podemos ajudá-las a obter os melhores resultados com uma gestão eficaz da manutenção.

Além de todos os pontos citados, para Fernando a possibilidade de “rastreio de desempenho da frota também é um ponto muito importante para a Codil”. 

Conclusão

Como foi visto no depoimento do Fernando, uma ferramenta de gestão especialista facilita o acesso às informações, além de proporcionar uma redução de custos significativa. O software Engeman® é totalmente flexível, ou seja, é possível personalizar telas e relatórios ajustando toda a ferramenta para que a gestão tenha tudo o que precisa para obter os melhores resultados.

Para empresas do ramo de frota, o Engeman® possui recursos que vão otimizar o planejamento para uma gestão automatizada mais assertiva, com relatórios, dashboards e gráficos específicos para facilitar a tomada de decisões. Há ainda a possibilidade de uso do módulo mobile que permite o uso inclusive offline. Tudo para centralizar toda a informação no sistema de forma rápida e confiável.

Você pode fazer como Fernando Andrade e a Codil, investir na sua manutenção com conectividade, confiabilidade e mobilidade com a ajuda do Engeman®. Não perca mais tempo e conheça agora tudo que o Engeman® pode proporcionar para a sua empresa. Converse com um de nossos especialistas, aqui

Conheça mais resultados como este:

    SOLICITE UM ORÇAMENTO DO SOFTWARE ENGEMAN®.

    Siga-nos