Matriz RIME: entenda o que é e como calcular a priorização dos serviços de manutenção

Você sabia que existem ferramentas que podem ajudar a calcular a priorização dos serviços de acordo com o seu grau de importância? Então, continue a leitura e confira!

matriz-rime-o-que-e-como-calcular

Com o crescimento constante das demandas para as empresas é comum que tarefas se acumulem. Isso faz com que os gestores se deparem diante do questionamento: qual serviço priorizar?

Claro que algumas tarefas são as preferidas dos manutentores, por serem mais simples e demandarem menos dores de cabeça. Mas será que agir de acordo com essa “emoção” é o mais adequado? 

Claro que você já sabe a resposta! Agir sem fundamento, apenas pelo achismo pode ser o fiasco de um gestor e colocar à prova a confiabilidade da empresa. 

Sendo assim, saber quais serviços priorizar na manutenção baseado em dados é o grande pulo do gato de uma gestão de sucesso. Mas, você sabia que existem ferramentas que podem ajudar a calcular a priorização dos serviços de acordo com o seu grau de importância?

Então, continue a leitura e confira! Neste artigo você vai ver: 

Compartilhe!

O que é prioridade na manutenção?

Saber gerenciar bem a sua manutenção passa pelo desafio de saber definir o que é prioridade para o correto funcionamento do setor aos seus cuidados. Atuar de forma estratégica na priorização dos serviços de manutenção traz benefícios como aumento na produtividade, otimização dos resultados e ainda pode evitar retrabalhos. 

Na manutenção, é importante saber a criticidade dos equipamentos, definir aqueles que são vitais para o funcionamento da empresa. Há equipamentos que precisam passar por manutenções preventivas pois a sua parada pode trazer graves danos para a empresa. É sempre melhor e mais lucrativo prevenir do que ter que entrar com manutenções corretivas

Quando há um planejamento adequado e se entende o que é prioridade na manutenção, o gestor direciona a sua equipe da melhor forma possível. Hoje em dia os softwares CMMS são de grande ajuda nestas questões, pois permitem que ordens de serviço sejam emitidas em tempo real, priorizando algumas intervenções. 

Existem algumas ferramentas de gestão que auxiliam este processo de estabelecer as prioridades. Um bom índice que pode ser utilizado para o cálculo das prioridades é a Matriz de Rime. Você já ouviu falar? Então, continue para entender mais!

Você vai gostar de ver também a planilha para o cálculo de Criticidade!

O que é Matriz Rime?

A matriz RIME é uma ferramenta que relaciona o tipo de serviço a ser realizado e a criticidade do ativo para determinar o grau de prioridades no serviço de manutenção. O termo RIME é o acrônimo de Ranking Index for Maintenance Expenditures, ou Índice de Classificação para Despesas de Manutenção.

Através da matriz RIME o gestor de manutenção pode definir o melhor momento de intervenção em função do custo e do risco. Assim, ele consegue uma confiabilidade maior para a tomada de decisões. Com base em cálculos e dados concretos o gestor vai priorizar as atividades mais essenciais no lugar de outras não tão urgentes e economicamente perigosas para a empresa.

Como funciona a Matriz de Priorização – RIME?

Para entender melhor o funcionamento da matriz RIME, é preciso entender os dois dados que estão envolvidos no seu cálculo. 

O Tipo de Serviço (TS) ou classificação dos serviços pode variar de acordo com a necessidade da empresa, por exemplo:

classificacao dos servicos matriz rime - Matriz RIME: entenda o que é e como calcular a priorização dos serviços de manutenção

A Criticidade do ativo (CA) é um indicador que apresenta os possíveis riscos que uma determinada máquina pode trazer para sua empresa.  Ela utiliza como base os estudos de risco, a confiabilidade de projetos, bem como a importância da ferramenta e suas plantas em operação. Seus níveis são:

  • Classe A: Equipamentos altamente críticos ;
  • Classe B: Equipamentos importantes para o processo;
  • Classe C: Equipamentos com baixo impacto no processo.

Cálculo da Matriz RIME

Agora que você já sabe a importância da priorização dos serviços de manutenção e já conhece a Matriz de RIME, bem como quais os dados que ela relaciona, basta calcular!

Para calcular a priorização, é utilizada a seguinte fórmula:

formula matriz rime priorizacao de servicos de manutencao 1024x142 - Matriz RIME: entenda o que é e como calcular a priorização dos serviços de manutenção

Os Tipos de Serviços e a Criticidade precisam ser definidos pela equipe. Listar todas as atividades do setor assim como o impacto que elas causam na empresa vão ajudar na definição dos critérios. 

Depois de definidos os tipos de serviços e as criticidades de acordo com as demandas do setor de manutenção e feitos os cálculos, o gestor terá uma visão mais ampla de todos os serviços relacionados com as criticidades. Veja um exemplo abaixo:

matriz rime tabela - Matriz RIME: entenda o que é e como calcular a priorização dos serviços de manutenção

Depois de feitos os cálculos, basta você definir as tratativas para o resultado. Quanto maior o número RIME, maior é a prioridade do serviço de manutenção. A seguir apresentamos um modelo hipotético, mas como dito anteriormente, os prazos e tratativas devem ser estabelecidos com a equipe de trabalho: 

prioridade rime - Matriz RIME: entenda o que é e como calcular a priorização dos serviços de manutenção

Desenvolvemos uma planilha para facilitar seus cálculos! Você pode utilizar os dados conforme colocamos ou se preferir, pode personalizar os tipos de serviços que são mais comuns e definidos com a sua equipe! Baixe aqui

 

 

Quais as principais matrizes de priorização?

Além da Matriz de RIME, existem outras ferramentas de priorização de serviços que podem ser aplicadas à manutenção e que possibilitam uma tomada de decisões baseada em dados e que leva confiabilidade à gestão. A seguir veja duas matrizes importantes, que falaremos mais detalhadamente em outra oportunidade:

  • Matriz GUT é um método de priorização que considera a Gravidade, Urgência e Tendência. Ela relaciona estes três conceitos e define a ordem de execução das tarefas. A fórmula da matriz GUT é G x U x T.
  • Matriz de Eisenhower é um método focado no aumento da produtividade utilizando assim a priorização de tarefas. Ela é analisada em quatro quadrantes de prioridades, separada em dois eixos e considera o que é Importante e urgente; Importante, porém não urgente;  Urgente, porém não importante; Não urgente, não importante.

Estas matrizes não são as únicas, há uma infinidade de ferramentas de gestão que facilitam o dia a dia da sua gestão, mas em todas, é preciso muito planejamento e conhecimento total do seu setor de manutenção. Qualquer ferramenta só será válida se o gestor tiver claros os objetivos da sua gestão.

Gestão da manutenção eficiente

É inegável que hoje temos inúmeras ferramentas que são imprescindíveis para a gestão. Através delas, os gestores conseguem direcionar suas decisões de forma a aumentar a confiabilidade da manutenção do seu negócio. 

Porém, não é nada prático ter que ficar utilizando planilhas e calculadoras o tempo todo para construir relatórios de gestão. A facilidade que a tecnologia nos dá hoje é a de contar com ferramentas que consideram todos os indicadores de manutenção e de gestão para uma visão abrangente do negócio.

Sendo assim, procure por ferramentas que, além de conhecer bem a área da manutenção, não seja engessada e forneça ao seu negócio tudo o que você precisa. 

Se ainda não conhece uma ferramenta assim, convido você a conhecer o Engeman®, software especialista em gestão da manutenção. Não perca tempo, assista uma demonstração grátis! Veja a facilidade que a nossa solução pode levar ao seu negócio!

Alguns materiais que podem ser úteis para você:

    SOLICITE UM ORÇAMENTO DO SOFTWARE ENGEMAN®.

    Siga-nos