Realidade Aumentada: o uso da tecnologia avançada na indústria

A tecnologia tem sido cada vez mais utilizada nos processos industriais. No nosso artigo de hoje trazemos o conceito de Realidade Aumentada que tem se destacado entre as tecnologias avançadas que são utilizadas nas indústrias. Acompanhe para saber mais detalhes sobre o assunto!

realidade-aumentada-na-industria-engeman

A tecnologia tem sido cada vez mais utilizada nos processos industriais. É inegável que, com o passar do tempo, toda empresa se viu na necessidade de adaptar seus processos para não ficar defasada frente a um mercado tão competitivo. 

Temos visto que a indústria 4.0 permite que o uso de tecnologias seja cada vez mais comum nos vários setores da empresa, garantindo mais confiabilidade aos dados e assim mais competitividade às organizações. Big Data e Internet Industrial das Coisas (IIoT) são apenas algumas das tecnologias que são utilizadas na atualidade. 

No nosso artigo de hoje trazemos outro conceito que tem se destacado entre as tecnologias avançadas que são utilizadas nas indústrias. Trata-se da Realidade Aumentada (AR). Ela é uma tecnologia que reúne informações visuais que integram o ambiente industrial às projeções virtuais. Para saber mais detalhes sobre este avanço e a sua aplicação na indústria, continue a leitura.

Compartilhe!

 

O que é a Realidade Aumentada?

A realidade aumentada para aplicação industrial (AR), que envolve o uso de óculos de proteção especializados, óculos ou aplicativos de smartphone para sobrepor informações digitais à visão da vida real de uma pessoa em seu trabalho, pode ajudar a aumentar a produtividade, eficiência e segurança no chão de fábrica.

Não deve ser confundida com a realidade virtual (VR), a tecnologia AR produz estatísticas, cálculos e outras informações para dar aos colaboradores uma maior compreensão de seu ambiente real.

A realidade aumentada tem muitas aplicações para o setor industrial e empresas de manufatura, mas, também vem sendo amplamente utilizada nos setores de predial e facilities, energia e medicina. Da manutenção de ativos a programas de treinamento, esses casos de uso não estão tão distantes quanto imaginamos.

A RA – Augmented Reality, em inglês – está rapidamente sendo reconhecida como uma ferramenta útil para as empresas e não apenas um brinquedo para os consumidores.

Realidade Aumentada X Realidade Virtual X Realidade Mista

Primeiro, é importante entender as diferenças sutis entre realidade aumentada, virtual e mista. Cada tipo de tecnologia interage de forma diferente com o espaço físico e digital.

A realidade virtual (VR) mergulha o usuário completamente em um mundo digital. A realidade virtual é tudo ou nada; uma vez que você utiliza o gadget, o mundo real desaparece. A RV pode ser útil para treinar e criar protótipos, mas seria perigoso usá-la em um ambiente ativo, como um chão de fábrica.

A realidade aumentada (AR), por outro lado, sobrepõe informações digitais à sua visão do mundo real. Como o AR permanece enraizado no que está acontecendo ao seu redor, ele pode ser usado para muitas tarefas do dia a dia em ambientes industriais e de manufatura.

A realidade mista é uma combinação de realidade virtual e aumentada, permitindo interações entre elementos digitais e físicos. A tecnologia de realidade mista ainda está nos estágios iniciais de desenvolvimento e adoção, portanto, não está amplamente disponível para aplicações industriais.

Algumas aplicações da Realidade Aumentada na indústria

  • Manutenção e reparo

Uma das aplicações industriais mais interessantes para a realidade aumentada está no âmbito da manutenção de ativos. Com os sistemas AR, um técnico com conhecimento especializado não precisa estar fisicamente no local para realizar a manutenção.

O especialista pode dar instruções passo a passo para qualquer pessoa com um fone de ouvido AR, circulando objetos importantes e orientando-os pelo processo.

Os sistemas de realidade aumentada também podem exibir informações úteis sobre equipamentos, incluindo tempos de operação, data do último serviço, possíveis pontos de falha e muito mais.

Esses dados podem informar os esforços de manutenção preventiva e preditiva. Também permite que os operadores identifiquem e corrijam problemas mais rapidamente, reduzindo o tempo de inatividade e os custos associados.

  • Programas de treinamento

Embora os recursos em tempo real da AR sejam úteis, a realidade aumentada não se limita à interação ao vivo.

Você pode gravar módulos de treinamento que ajudam os funcionários de manufatura a aprender a concluir suas tarefas usando um headset AR. Isso é benéfico para tarefas complexas que são difíceis de explicar e compreender usando um formato de vídeo ou texto padrão.

A realidade aumentada também permite treinar alunos práticos em seu estilo de aprendizado preferido em escala. Você só precisa gravar o módulo de treinamento uma vez, em vez de repeti-lo para cada indivíduo.

  • Montagem

Em seguida, com sensores de AR e recursos imediatos de análise de dados, os funcionários podem obter informações adicionais sobre tarefas complicadas e liberar suas mãos para trabalhar mais rapidamente.

Isto é especialmente verdadeiro com a montagem. Os sistemas AR podem sobrepor plantas ou instruções de montagem simples, colocando renderizações de parafusos, cabos e números de peças na linha direta de visão de um funcionário.

Essa orientação de tarefa no trabalho pode ajudar a diminuir o tempo de treinamento e minimizar os erros de montagem.

Conclusão

A realidade aumentada já é uma tecnologia líder para fabricação em todo o mundo. E o investimento só vai continuar a crescer. Estima-se que “até 2025… o AR industrial atingirá um valor de mercado de US$ 70 bilhões”, segundo ABI Research. Expandir a colaboração entre humanos e máquinas está desbloqueando novos métodos para conectar nossas fábricas e interagir com os dados. Empresas de todos os setores estão se beneficiando de soluções para treinamento de fabricação, padronização, otimização e bem-estar geral do trabalhador.

E aí gostou deste artigo? Compartilhe com a sua equipe e fique sempre bem informado sobre o mundo da tecnologia e manutenção. Estamos no Facebook, Instagram e Telegram!

    SOLICITE UM ORÇAMENTO DO SOFTWARE ENGEMAN®.

    Siga-nos