Redução nos Custos de Estoque

money 767778 1920 810x540 - Redução nos Custos de Estoque

Todos os anos, milhares de empresas acumulam prejuízos decorrentes da gestão deficiente de estoques. No que tange a estoques de manutenção, este fato costuma ser ainda mais grave, pois a racionalização do consumo de materiais depende diretamente do planejamento, controle e gestão da informação e na redução nos custos de estoque.

Portanto, quem não possui planejamento e informação sofre mais com os prejuízos em cascata provenientes da manutenção corretiva não planejada, que além de trazer transtornos como: parada de produção, faturamento cessante, atrasos na entrega aos clientes e riscos aos manutentores, ainda gera enormes custos ao setor de suprimentos.

Naturalmente, o resultado são altas cifras financeiras impedidas de circulação.

Por outro lado, empresas que aderem às boas práticas de manutenção – diga-se a aplicação de engenharia de manutenção com atividades preventivas e preditivas – conseguem um controle bastante satisfatório, proporcionando assim a redução nos custos de estoque.

Fluxo de informação e Planejamento

Entretanto, a informatização da manutenção permite uma visão ampla das necessidades. Através de um banco de dados estruturado, é possível tirar proveito de cada etapa do fluxo de informação e planejamento. A primeira etapa da informatização da manutenção é o cadastramento das aplicações ou equipamentos alvos de manutenção.

Posteriormente, a segunda etapa do processo consiste em planejar a manutenção, com a criação de planos preventivos e/ou preditivos, cuja aplicação vai de acordo com a necessidade e relação custo-benefício. As manutenções preventivas são uma grande aliada dos suprimentos na redução das desagradáveis corretivas não planejadas.

Com o tempo, elas ganham uma margem de segurança bastante satisfatória na redução do número de falhas nos equipamentos. Logicamente, isso alivia a incidência de emergências, assim como os transtornos causados pela urgência na aquisição de sobressalentes. Um software de manutenção ainda gera instantaneamente cronogramas e relatórios estatísticos que permitem prever por longos períodos a demanda para a aquisição de materiais. 

Manutenções Preditivas

No caso das manutenções preditivas, as empresas que tiverem condições de aplicar tal técnica.

Outra fonte de informação importantíssima é a análise de falhas (efeito, causa e ação). Softwares que possuem esta funcionalidade permitem guardar e analisar informações sobre as incidências de falhas.

 

Deixar comentário.

dezessete − 2 =

Share This