Com o mercado cada vez mais competitivo dos dias de hoje, a relação entre os processos de manutenção e o Retorno de Investimento tem sido muito discutida. Afinal, é preciso desenvolver práticas que tornem esse serviço cada vez mais eficaz, de forma que o dinheiro investido pela empresa seja recompensado.
Entretanto, é comum que surjam dúvidas na hora de comprovar a validade desses números. Pensando nisso, criamos esse post para esclarecer definitivamente tudo o que você precisa saber sobre o ROI da gestão de manutenção e como comprová-lo. Confira!
O que é ROI?
O Retorno de Investimento (ROI), do inglês Return Over Investment, é uma métrica muito utilizada pelas organizações para terem uma base para mensurar, através da avaliação da receita, custos e investimentos, os seus gastos e investimentos.
A toda aplicação financeira que é feita em uma empresa para ter um retorno futuro chamamos Investimento. Por se tratar de fator monetário, os investimentos devem ser feitos com estratégia, com estudos e muito planejamento. Afinal, qual empresa vai gastar o seu capital em algo que não sabe se trará resultados para os seus negócios? Impossível!
Desta forma, saber como investir é tão importante quanto saber qual retorno ele trará para a empresa. Neste sentido, a métrica usada para calcular qual é este retorno é o ROI.
Como calcular o ROI?
Para calcular o ROI, é utilizado a seguinte fórmula:
Onde:
- Receita: é todo o valor que ingressa na empresa. Lembre-se que, se o ROI está sendo calculado de um setor em particular, deve-se usar apenas a receita de determinado setor e não da empresa como um todo. É possível calcular o ROI do setor de marketing, RH, TI, manutenção, por exemplo.
- Custo: é todo valor que é usado para viabilizar o investimento, ou seja, as despesas. Da mesma forma que a receita, os custos devem ser considerados de acordo com o setor que o ROI está sendo analisado.
Realizados os cálculos, os gestores analisarão de acordo com a área da empresa. Mesmo em setores e ramos diferentes, a maneira de se analisar estes índices é bem semelhante. Se o resultado for positivo, significa que a empresa teve lucros. Se o resultado for negativo, indica que a empresa teve prejuízo, ou seja, os custos são maiores que a receita, não sendo portanto um resultado positivo.
Consulte a nossa planilha ROI para facilitar seus cálculos:
A importância da manutenção
A manutenção é um procedimento que deve ser tratado com extrema atenção pela empresa. Resumidamente, não se pode simplesmente implantá-la e esperar que o investimento valha a pena.
Mesmo pequenas empresas contam com maquinário de alta importância para os processos de produção, e, além disso, esses equipamentos não são baratos. Cabe à manutenção manter tudo funcionando corretamente e diminuir os riscos de quebras inesperadas e, consequentemente, atrasos na produção.
Em tempos de crise, por exemplo, as expectativas quanto ao desempenho da manutenção crescem ainda mais, já que há uma diminuição nos investimentos em renovação de equipamentos.
Outra questão importante é saber identificar os custos escondidos existentes na gestão desse processo. Afinal, é preciso considerar o valor investido em pessoal, material e até mesmo em serviços terceirizados, quando surge a necessidade.
O ROI da gestão de manutenção
O reconhecimento da importância da manutenção dentro das empresas fez com que técnicas de engenharia fossem desenvolvidas e aplicadas como modelos para gestão desse setor. Assim, boas práticas de gerenciamento podem ser o diferencial na aplicação de cada serviço.
Não é preciso ser um expert no assunto para saber que quanto mais manutenções corretivas uma empresa realizar, maior o custo final para a produção. Por isso, dois dos processos que devem receber atenção especial são os de manutenção preditiva e preventiva.
Uma gestão eficiente é aquela que levanta informações suficientes para estabelecer os processos de manutenção preditiva no tempo certo. Isso envolve, por exemplo, a criação de documentos para acompanhamento individual das máquinas. Neles, deve constar um checklist de manutenções de cada tipo, um cronograma para substituição de peças e quem são os responsáveis por essas tarefas.
Além disso, é preciso realizar análises periódicas para planejar formas de melhorar os processos de manutenção. Manter as máquinas em funcionamento ininterrupto deve ser o objetivo geral da gestão.
O que é CAC – Custo de Aquisição do Cliente?
O Custo de Aquisição do Cliente (CAC) é uma métrica utilizada para medir o valor de um novo cliente para a empresa. Assim é possível saber o lucro gerado por este cliente, sua vida útil e ainda quais os canais viáveis de aquisição deste cliente. Para o cálculo do CAC você deve dividir o valor total de investimentos que a sua empresa teve para atrair novos clientes pela quantidade de novos clientes em um período especificado.
O CAC, desempenha um papel importante como base de cálculo para o ROI da gestão de manutenção. Seu valor é dado pelo investimento na conquista de novos clientes. É de uma ferramenta essencial para avaliar se as estratégias de ação de uma empresa estão realmente dando resultado.
CAC e ROI: como otimizá-los?
Aplicar uma gestão que otimize o CAC e o ROI é algo que envolve planejamento e decisões assertivas. Uma boa forma de começar é estimar o gasto planejado para o próximo mês e compará-lo com o gasto real. É importante atualizar esses dados constantemente para ter uma noção do retorno imediato desse investimento.
É preciso aplicar também uma referência externa para que esses valores não extrapolem muito a média do mercado. Esse valor configura o benchmark de investimento em manutenção.
Um CAC otimizado é aquele que mostra um valor investido em equipamentos e mão de obra para a manutenção inferior ao seu Retorno sobre Investimento.
Como comprovar o ROI?
Para comprovar o ROI de forma efetiva é preciso contar com certas informações relacionadas aos processos de manutenção. Isso significa que é essencial contar com uma ferramenta, como um software especializado, que possibilite o levantamento. Em seguida, por exemplo, faça um levantamento e assim compare os gastos entre CAC e ROI ao longo dos meses.
Podemos classificar esses valores em custos diretos, custos de perda e custos indiretos. Os primeiros se referem ao investimento necessário para manter os equipamentos funcionando, como manutenção preditiva, revisões etc. O custo de perda engloba problemas que causaram a parada do equipamento. Já os indiretos são os investimentos com gestão, administração, estudos para melhorias e outras atividades desse tipo.
Como otimizar o processo de manutenção?
Identificados os valores para cada um desses itens, será possível investir em ações que e coloquem o ROI, no mínimo, dentro do previsto. Com o tempo, é possível aumentar a margem de lucro gradativamente.
É fundamental ressaltar que a não realização de uma gestão eficiente resulta não só em parada dos equipamentos em momentos críticos, como aumenta os gastos no estoque.
Não é à toa que essa é uma das causas de dificuldade no crescimento de algumas empresas. A falta de uma gestão eficiente inviabiliza um ROI comprovado na manutenção e reflete negativamente no lucro final.
Com um bom planejamento, é possível alcançar ótimos resultados para o ROI da gestão de manutenção.
Por que o ROI é importante?
Os investimentos em qualquer setor dentro de uma empresa devem ser pautados em dados concretos e corretos sobre os benefícios que eles trarão. Os investimentos são feitos de forma a trazer mais lucratividade para as organizações. Com o cálculo adequado do ROI, é possível traçar metas baseadas em dados e monitorar de forma mais efetiva todos os seus investimentos.
Empresas que utilizam adequadamente o ROI podem chamar mais a atenção de investidores também, pois é um indicador importante para entender a lucratividade dos seus negócios.
Além de oferecer segurança nas decisões que serão tomadas na empresa, também permite avaliar quais investimentos compensa continuar mantendo na empresa, pois gastos desnecessários não trarão lucros à empresa.
O ROI com o uso do Engeman®
O Engeman® proporciona um excelente Retorno de Investimento melhorando a qualidade de produção. As empresas contam com maquinário de alta importância para os processos de produção e cabe à manutenção manter tudo funcionando corretamente e diminuir os riscos de quebras inesperadas e, consequentemente, atrasos na produção.
Com a adoção de um sistema de manutenção, toda a gestão da empresa melhora, pois proporciona uma eficiência nos processos, aumento da produtividade e otimização de custos de manutenção.
Nós auxiliamos nossos clientes a calcular o potencial de redução de custos que pode ser atingido na empresa através da adoção de técnicas focadas nos conceitos de engenharia da manutenção através da nossa ferramenta.
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