Por que utilizar a tecnologia na gestão de ativos?

Os softwares CMMS e EAM são ferramentas essenciais. Entenda neste artigo como a tecnologia pode ser usada para potencializar os seus resultados.

tecnologia-na-gestao-de-ativos

Se você chegou neste artigo por recomendação do Google, por exemplo, foi graças a um modelo de aprendizado de máquina que identificou os algoritmos semelhantes de pesquisa e sugeriu esse e outros conteúdos relacionados, por considerar relevante para você. 

Outro ponto importante sobre o tema de aprendizado de máquina é que com a Indústria 4.0, é inevitável não contar com a tecnologia para uma gestão mais assertiva e diferenciada. 

As informações precisam ser acessíveis para gestores de distintas áreas interligadas, supervisores, diretores, enfim, quem quer que necessite de tais dados, para suas atividades na empresa. 

Portanto, é fundamental contar com ferramentas específicas para esse fim. Duas ferramentas que têm essa funcionalidade são os softwares CMMS e EAM. Continue para entender os motivos de utilizar a tecnologia na gestão de ativos. 

Compartilhe!

O que é gestão de ativos?

Gestão de ativos é o processo de monitorar e gerenciar os ativos, que são os bens tangíveis e intangíveis em uma empresa, desde equipamentos e maquinários até propriedades e investimentos financeiros. Como nosso foco é a manutenção, vamos focar nos ativos tangíveis, que são bens de natureza permanente. 

Quando falamos sobre o ciclo de vida de um ativo, se refere ao momento de sua projeção de aquisição ao seu último suspiro, ou seja, seu descarte. Sendo assim, a gestão da manutenção traça estratégias para que este ativo funcione em ótimas condições.

Objetivos da gestão de ativos

O gestor da manutenção procura sempre as melhores técnicas e estratégias para aumentar a vida útil dos ativos. Um bom gestor precisa conhecer:   

  • A quantidade de ativos existentes em sua empresa;
  • Controlar seu ciclo de vida para predizer seu fim de vida útil;
  • Estar alinhado com a equipe de engenharia e manutenção de seus ativos, para uma gestão de manutenção eficaz, dentre outras questões. 

A gestão de ativos deve estar centralizada em 3 tópicos:

  • Desempenho;
  • Custos;
  • Riscos.

 

Por que realizar a gestão de ativos?

Estamos em uma corrida desenfreada no mercado e cada vez mais as empresas estão se atualizando para que não simplesmente sobrevivam, mas que estejam em posição de destaque. Portanto, não se deve negligenciar o controle de seus ativos, pois compõe uma parte considerável de valor monetário para sua empresa. Principalmente se seu ativo for o meio de fonte de renda de produção de sua indústria. 

É importante maximizar o valor de seu ativo, mantendo todos os seus registros de desempenho. Por isso, contar com software especialista no assunto facilitará o processo.  

Sem falar que uma boa gestão de seus equipamentos, além de prolongar a vida destes, trará benefícios como: 

  • Aumento da confiabilidade de suas máquinas;
  • Controle de custos;
  • Aumento de produtividade da máquina;
  • Maior segurança para os operadores das máquinas;
  • Aumento da rentabilidade da empresa, dentre outras. 

Como escolher uma ferramenta de gestão

Para auxiliar sua empresa na gestão de ativos, conte com uma ferramenta que ofereça confiabilidade, flexibilidade e ajude a otimizar seus custos. 

  • Confiabilidade: a ferramenta escolhida deve ser confiável porque você está depositando em um software toda a história de sua empresa, é necessário contar empresas sérias e especializadas. 
  • Flexibilidade: com a grande variedades de tecnologias e ferramentas especializadas no mercado e com o machine learning certamente surgirão ferramentas de ponta que vão predizer e aumentar ainda mais a vida útil de seus equipamentos. Contar com ferramentas flexíveis, que integra com outros softwares é um diferencial. 
  • Redução de custos: além de todos os benefícios em cuidar de seus ativos, você terá redução no custo das manutenções não programadas, terá aumento na produção que gerará mais lucros para sua empresa. 

Saiba que a solução Engeman® é um software CMMS e EAM e está no mercado há mais de 25 anos. É conhecida por ser uma ferramenta flexível e permite a gestão centrada do seu negócio, possibilitando a otimização de processos e otimização dos custos de manutenção. Certamente será uma forte aliada em sua gestão de ativos e incorporação da Indústria 4.0. 

O que é um software CMMS e EAM?

Caso você não esteja familiarizado com os termos, CMMS (Computerized Maintenance Management Systems) é um Sistema de Gerenciamento de Manutenção Computadorizado e sua principal função é gerir as ordens de serviços de manutenção dos ativos.

o EAM (Enterprise Asset Management) é um sistema de gerenciamento de ativos corporativos. Seu objetivo é otimizar a qualidade e a utilização dos ativos ao longo de sua vida útil. Quando a gestão é bem executada, tem-se como resultado um aumento da produtividade do tempo de atividade da máquina, que consequentemente, reduz custos operacionais.

Conclusão

A tecnologia está revolucionando a gestão de ativos de várias maneiras. Ela permite que as empresas gerenciem seus ativos de forma remota, economizando tempo e recursos. No geral, a tecnologia está tornando a gestão de ativos mais eficiente, eficaz e estratégica.

Para a escolha adequada das ferramentas que vão auxiliar na gestão, é importante mapear as necessidades e objetivos da empresa. Em seguida, é preciso escolher as tecnologias mais adequadas para atender a essas necessidades e objetivos. 

É importante ainda contar com profissionais capacitados para implementar e gerenciar essas tecnologias. Assim a sua empresa poderá obter vantagens competitivas significativas, aumentando a eficiência operacional e reduzindo custos.

Para conhecer uma ferramenta especializada e que tenha a flexibilidade que a sua gestão precisa para levar confiabilidade aos seus processos, conheça o Engeman®. Nossa ferramenta é ideal para uma gestão assertiva e eficaz. Agende uma demonstração com nosso time especializado.

Estes materiais podem ser úteis para você:

    SOLICITE UM ORÇAMENTO DO SOFTWARE ENGEMAN®.

    Siga-nos