Controle da pressão dos pneus: aprenda a importância de controlá-la de forma eficiente

A pressão dos pneus é um fator crucial para a economia de combustível e a vida útil dos pneus. Entenda a importância de controlá-la de forma eficiente neste artigo.

O controle da pressão dos pneus pode causar desgastes anormais e excessivos, sobreaquecer o pneu, aumentar o consumo de combustível.

Nas empresas do segmento de transporte os pneus são controlados de forma diferenciada. O controle da pressão dos pneus é algo essencial para uma boa gestão da manutenção.

Manter a pressão correta dos pneus é fundamental para garantir a segurança e a eficiência da sua frota. Além disso, a pressão adequada dos pneus pode ajudar a economizar combustível, prolongar a vida útil dos pneus e reduzir o custo operacional.

Neste artigo você aprenderá a importância do correto controle da pressão dos pneus, os benefícios desta prática e como contar com ajuda especializada para tal ação. Continue!

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Tempo de Leitura: 4 minutos

Importância do controle da pressão dos pneus

A pressão dos pneus é importante por vários motivos. Primeiro, pneus com pressão inadequada podem afetar a dirigibilidade do veículo, aumentando o risco de acidentes. Além disso, pneus com pressão baixa podem aumentar o consumo de combustível, já que o motor precisa trabalhar mais para movimentar o veículo.  

Outro fator de importância é que os pneus com pressão inadequada podem desgastar mais rapidamente, tendo a sua vida útil reduzida e aumentando os custos de manutenção do veículo. Por isso, é importante manter a pressão correta dos pneus regularmente.

As condições das estradas, preços de pneus, peças, manutenção e seguros são os grandes vilões do ramo de frota. A pressão incorreta pode causar desgastes anormais e excessivos o que pode colocar ainda em risco a segurança do condutor e dos que estejam próximos. 

Como verificar a pressão dos pneus

Verificar a pressão dos pneus é uma tarefa simples, mas importante para garantir a segurança e a eficiência da sua frota. Primeiro, certifique-se de que os pneus estejam frios, ou seja, não tenham sido utilizados por pelo menos três horas. Importante que se ressalte que a pressão só deve ser verificada com os pneus frios.

Em seguida, remova a tampa da válvula do pneu e coloque o medidor de pressão sobre a válvula. O medidor deve mostrar a pressão atual do pneu. Compare essa leitura com a pressão recomendada no manual do proprietário ou na etiqueta de pressão dos pneus. 

Se a pressão estiver abaixo do recomendado, adicione ar até atingir a pressão correta. Se estiver acima, libere um pouco de ar até atingir a pressão correta. Repita o processo em todos os pneus, incluindo o de reserva e de reboque, se aplicável.

Algumas empresas utilizam planilhas para realizar o controle dos pneus. Se você ainda não tem um software para isso, dê uma olhadinha na nossa planilha para Controle de Pneus!

 

Instrumentos para controle da pressão dos pneus

Como já entendemos a importância de manter a sua frota com a pressão dos pneus controlada, vamos falar um pouco sobre os instrumentos que podem ser usados para este monitoramento.

Realizar um controle apenas visual em algumas vezes pode até funcionar para o seu veículo particular, mas pense em uma empresa que possui uma frota grande? Como realizar um controle assertivo e sem riscos de erros humanos? 

Sabemos que não se atentar ao correto controle da pressão dos pneus pode trazer prejuízos não só financeiros para a sua empresa. Por isso, é sempre bom contar com a ajuda da tecnologia para tal monitoramento. 

Mesmo que você não possua nenhum sensor ou tecnologia apropriada, é importante observar recomendações simples como calibrar a cada 5 mil Km rodados, calibrar os pneus ainda que o veículo esteja parado ou quando houver mudanças bruscas de temperatura. 

Alguns veículos novos produzidos no Brasil já saem de fábrica com sensores que são os chamados TPMS. Eles têm a função de monitorar a pressão dos pneus e indicar ao condutor alguma normalidade por meio de um ícone (lâmpada) que acende no painel de instrumentos do veículo. A continuação aprenda um pouco mais sobre esses sensores!

Sensores TPMS

Os sensores TPMS ou Tire Pressure Monitoring System são sensores de monitoramento direto.  Neste caso, cada pneu recebe um sensor individual que é montado diretamente na válvula de cada roda. Desta forma, é possível medir a pressão do pneu com precisão. É possível ainda obter a temperatura do pneu. 

Todas as informações coletadas vão diretamente ao painel de controle do veículo. Assim o motorista tem condições de acompanhar em tempo real a pressão exata dos pneus. No caso de alguma irregularidade na pressão do pneu, o sistema emite um alerta sonoro e visual e o motorista pode intervir sempre que necessário.  

Ele é um sistema mais caro, pode sofrer danos durante a manutenção dos veículos, portanto é geralmente aplicado a veículos mais caros.  

Sensores iTPMS 

Os sistemas iTPMS são sensores de monitoramento indireto. Esta opção é mais econômica que os sensores TPMS, o que pode ser instalado em veículos mais baratos. Neste tipo de sensor, não há um aparelho para cada pneu individualmente. O monitoramento é realizado através de um sensor de rotação de roda do ABS (sistema antitravamento dos freios) e/ou ESC (controle eletrônico de estabilidade). 

Neste caso o sistema informará ao veículo caso algum pneu tenha alguma irregularidade como girar mais rápido que os demais. Isso pode indicar que o pneu está mais vazio ou com menor pressão.  

Esse tipo de sensor também possui um menor custo de manutenção se comparado ao sistema de monitoramento direto. 

Manutenção preventiva

Problemas como perda de pressão contínua indicam possíveis desajustes no conjunto do pneu ou roda. Se isso acontecer, faça a manutenção imediatamente!

Já a pressão alta,  não proporciona mais resistência e nem mesmo maior capacidade de carga. Ao contrário, a pressão alta ocasiona uma série de problemas pela tensão excessiva na carcaça do pneu.

Apesar da manutenção preventiva ter um custo considerável, a falta de manutenção é muito mais onerosa. Por isso, a operação mais importante e econômica é um bom programa de manutenção de pneus. 

Use uma ferramenta como o Engeman® para fazer essas aferições e colete sempre a quilometragem semanal de cada veículo para poder fazer um controle mais eficiente dos seus pneus. Com o Engeman® você terá condições de realizar um controle de Manutenção Baseada em Condição (MBC), chamado no software de Programação por Tendência, e assim realizar um controle mais assertivo da sua frota. 

Para mais detalhes de como utilizar o Engeman® para o controle da sua frota, contate nossos analistas. Veja como você pode levar mais confiabilidade aos seus processos com uma demonstração gratuita.

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