O controle da pressão dos pneus

O controle da pressão dos pneus pode causar desgastes anormais e excessivos, sobreaquecer o pneu, aumentar o consumo de combustível.

Gestão de frota

Bem como, nas empresas do segmento de transporte os pneus são controlados de forma diferenciada. O controle da pressão dos pneus é algo essencial para uma boa gestão da manutenção

Portanto, numa gestão de frota é comum a reposição de cerca de 2% dos pneus operacionais, por mês, por isso, o controle maximiza a vida útil desses insumos nos veículos e, consequentemente, reduz o custo operacional.

As condições das estradas, preços de pneus, peças, manutenção e seguros são os grandes vilões do ramo de frota. 

Com isso, a pressão incorreta pode causar desgastes anormais e excessivos, sobreaquecer o pneu, aumentar o consumo de combustível e/ou até mesmo um estouro, colocando em risco a segurança do condutor e dos que estejam próximos. Importante que se ressalte que a pressão só deve ser verificada com os pneus frios.

Manutenção preventiva 

Com isso, problemas como perda de pressão contínua, indicam possíveis desajustes no conjunto do pneu ou roda. Se isso acontecer, faça a manutenção imediatamente.

Já a pressão alta,  não proporciona mais resistência e nem mesmo maior capacidade de carga. Ao contrário, a pressão alta ocasiona uma série de problemas pela tensão excessiva na carcaça do pneu.

Portando, a  manutenção preventiva tem um custo considerável, porém assim a falta de manutenção é muito mais onerosa. Por isso é que a operação mais importante e econômica de um bom programa de manutenção de pneus. Use uma ferramenta como o Engeman® para fazer essas aferições e colete sempre a quilometragem semanal de cada veículo para poder fazer um controle mais eficiente dos seus pneus.

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