Pilares da TPM: 6º- Educação e Treinamento

Neste artigo falaremos sobre o sexto pilar da nossa série Pilares da TPM, Educação e Treinamento, onde abordaremos sua definição e a importância dele para o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos para manutentores e operadores. Continue a leitura e saiba tudo! 

pilar-tpm-educacao-e-treinamento-engeman

A filosofia TPM (Manutenção Produtiva Total), além de trabalhar para obter a falha zero e o máximo possível de disponibilidade dos equipamentos, tem como princípio a melhoria de pessoas. Sim, sabemos que é necessário ir além do maquinário, é necessário aprimorar as habilidades dos profissionais que estão envolvidos nos processos. 

Com o surgimento de novas tecnologias, um processo muito utilizado hoje em dia pode se tornar ultrapassado e improdutivo em pouco tempo. Desse modo, é preciso investir em treinamento e capacitação para que os responsáveis por determinadas funções estejam preparados para ela, pois a capacitação de seus funcionários determina o sucesso de sua gestão. 

Neste sentido, falaremos neste artigo sobre o sexto pilar da nossa série Pilares da TPM, Educação e Treinamento, onde abordaremos sua definição e a importância dele para o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos para manutentores e operadores. Continue a leitura e saiba tudo! 

Compartilhe!

O que é Educação e Treinamento?

No pilar de Educação e Treinamento é realizado treinamentos e capacitações dos colaboradores, no próprio local de trabalho. Estas capacitações precisam estar relacionadas com as tarefas que os operadores realmente executam diariamente e com o uso dos materiais e equipamentos necessários aos desenvolvimentos das suas atividades. Ele é estruturado também através de deficiências pontuais na capacitação dos colaboradores e que estejam causando, por exemplo, queda na qualidade, produtividade, retrabalho ou quebra de máquinas 

Este pilar tem certa similaridade ao primeiro pilar, a Manutenção Autônoma, uma vez que ele é relacionado com a capacitação dos colaboradores. Enquanto no primeiro pilar o foco é no auxílio das manutenções, o pilar de Educação e Treinamento tem seu objetivo direcionado ao trabalho do funcionário em si. 

Qual o objetivo do Pilar Educação e Treinamento?

Neste pilar, as atividades de treinamento que são realizadas têm o objetivo de preparar os operadores e habilitá-los, cobrindo todas as falhas de conhecimento que possam existir na equipe e que são importantes para os projetos da empresa e assim garantir os resultados propostos pela metodologia da TPM. 

Para identificar quais as características da sua equipe e direcionar a capacitação e treinamento, é usada a Matriz de Habilidades. Com esta matriz a empresa  consegue traçar todas as habilidades que os colaboradores já possuem e aquelas que são essenciais para a execução de determinadas atividades e ainda relacionar os problemas que todavia estejam acontecendo à falta de capacitação dos operadores. Mas afinal, o que é a Matriz de Habilidades?

Matriz de Habilidades

Para o sucesso da implantação da Manutenção Produtiva Total (TPM) é muito  importante que os operadores e manutentores tenham as habilidades para que saibam detectar e resolver os problemas do dia a dia do setor da manutenção. Para que estas habilidades sejam mapeadas e designadas de acordo com os manutentores, é usada a Matriz de Habilidades.

A Matriz de Habilidades é uma ferramenta utilizada para mapear quais são as habilidades necessárias para um projeto ou equipe. Através dela é possível visualizar todas as habilidades e competências que uma equipe possui ou ainda verificar se alguma está sendo desperdiçada. 

Uma vantagem de se usar a matriz de habilidades é que você consegue visualizar de maneira mais didática os pontos fortes e fracos da sua equipe. Mas, qual a importância desta matriz no pilar de Educação e Treinamento? Através do uso da Matriz de Habilidades, os gestores têm uma visão mais ampla de como está a qualificação dos seus operadores. Para projetos futuros, por exemplo, a empresa já pode se adiantar na capacitação dos colaboradores.

Como implantar o Pilar de Educação e Treinamento na minha empresa?

Independentemente deste pilar, capacitar os colaboradores é sempre uma estratégia para aquelas empresas que querem ressaltar as habilidades dos seus funcionários. Esta prática se reflete na qualidade dos seus produtos e no aumento da vida útil dos seus equipamentos, por exemplo. Ter um operário que conhece a máquina, que está capacitado a operá-la da forma correta e segura vai gerar um aumento na disponibilidade das máquinas, o que vai gerar mais lucratividade para a empresa. 

como implantar o pilar de educacao e treinamento na minha empresa 300x171 - Pilares da TPM: 6º- Educação e Treinamento

A utilização do pilar de Educação e Treinamento vai desenvolver atividades que vão gerar resultados cada dia melhores para a empresa. A implantação deste pilar pode ser feita através de algumas das ações da Matriz de Habilidades da seguinte maneira: 

  • Defina qual o perfil ideal para os operadores e mantenedores

Antes de partir para a capacitação, a empresa precisa ter bem claro quais são as habilidades que são necessárias para os projetos e/ou funções que ela tem em andamento ou que estão em planejamento. Fazer um levantamento de problemas que ainda estão acontecendo pela falta de capacitação dos operários também é importante para definir e direcionar as ações de treinamento.

  • Avalie a sua equipe atual para definir o nível de conhecimento

Neste momento, faça uma avaliação da sua equipe para atestar quais são as habilidades e competências dos seus operadores. Esta avaliação pode ser feita de acordo com a decisão dos gestores, seja através de questionário, análise de certificados e licenças ou ainda através da aplicação de avaliações direcionadas às exigências pontuais de cada setor. Desta forma, você terá todas as informações e saberá quais habilidades são necessárias ou poderá identificar colaboradores que já são capacitados e que as suas habilidades estão sendo desperdiçadas.  

  • Elabore um plano para desenvolver as habilidades dos seus colaboradores

Depois de definir as habilidades e avaliar a sua equipe, você terá todas as informações da situação da sua empresa ou setor. A partir daí, você poderá elaborar um plano para começar a desenvolver as habilidades que a sua empresa necessita de acordo com as demandas levantadas anteriormente. 

  • Implante um ambiente de treinamento

Depois de elaborar o plano, é a hora de colocá-lo em prática. Organize os treinamentos no mesmo local de trabalho, com pessoas capacitadas, seja gestores, manutentores ou outro profissional que tenha domínio do assunto. Planeje para que esta capacitação não comprometa a disponibilidade da sua produção e que ajude ao seu operador ou manutentor a desenvolver as habilidades requeridas no plano de treinamento. 

  • Avalie as atividades para futuros treinamentos

Depois de todo o treinamento, analise todo o processo e observe os impactos que ele trouxe para a sua empresa. Recolha dados, observe os resultados para que assim você possa utilizar estes dados em futuros treinamentos e assim garantir a continuidade do TPM com o objetivo de falhas zero e disponibilidade máxima dos equipamentos. 

Conclusão

Com os constantes avanços tecnológicos, a capacitação dos profissionais passou a ser uma prática essencial para as empresas que querem se manter mais competitivas no mercado. Colaboradores bem preparados e atualizados vão contribuir para que a empresa tenha um aumento na sua produtividade e um ambiente de trabalho mais seguro.

Para estas capacitações, o pilar de Educação e Treinamento, juntamente com as práticas realizadas nos pilares de Manutenção Autônoma, Manutenção Planejada e Melhorias Específicas torna-se uma importante ferramenta para o sucesso da manutenção Produtiva Total. Desta forma, é possível ver o envolvimento de todo o pessoal em um único sentido, evitar a quebra e aumentar a disponibilidade dos equipamentos. 

E aí, sua empresa pratica a Educação e o Treinamento dos seus colaboradores? Continue acompanhando a nossa série dos Pilares TPM! No próximo artigo da série falaremos sobre o pilar de Segurança, Higiene e Meio Ambiente. Até lá! 

    SOLICITE UM ORÇAMENTO DO SOFTWARE ENGEMAN®.

    Siga-nos