Pilares da TPM: 8º- Áreas Administrativas

Muitas vezes as perdas que ocorrem nos setores administrativos não são mensuradas adequadamente. No pilar das Áreas Administrativas, são aplicadas as técnicas e estratégias da TPM com o objetivo de reduzir e até mesmo eliminar desperdícios nas áreas gerenciais. Saiba mais neste artigo!

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Chegamos ao último artigo da nossa série Pilares da TPM. Aprendemos muito até aqui, certo? Pudemos ver que cada etapa da Manutenção Produtiva Total (TPM), bem aplicada, traz grandes benefícios para a sua empresa. A TPM, quando comparada a outras manutenções, pode ser diferenciada pela forma como os gestores e os colaboradores atuam no dia a dia para resolver os problemas. Além de se preocupar com a manutenção, ela capacita o ativo “humano” para ter uma visão diferenciada do processo de produção. 

É primordial zelar pela melhoria dos processos empresariais, principalmente pelas exigências que a grande competitividade do mercado atual impõe. Sendo assim, todas as empresas precisam cuidar da qualidade dos produtos ofertados para de fato superar os seus concorrentes.  Para isso, todos os setores da empresa precisam trabalhar caminhando em um único sentido, não só apenas as áreas operacionais que falamos até aqui.

Neste novo artigo da nossa série, falaremos sobre uma área que, apesar de não fazer parte da manutenção, tem influência direta sobre alguns dos processos que acontecem nestes setores mais operacionais. Todos os ativos da empresa, humanos e materiais, precisam trabalhar em sintonia para que os objetivos da TPM sejam de fato alcançados. Continue a leitura e entenda como o oitavo pilar Áreas Administrativas é mais um momento essencial na metodologia TPM. Acompanhe!

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O pilar das Áreas Administrativas

Bom, chegando aqui você pode estar se perguntando: “Mas, como as áreas administrativas da minha empresa podem estar relacionadas à TPM?”. Quando pensamos em TPM logo imaginamos equipes da manutenção reunida traçando as estratégias para evitar problemas na produção. Pensamos assim porque o objetivo central da TPM é justamente a falha e defeito zero. Mas a metodologia TPM vai muito além dos objetivos, por exemplo, da manutenção preditiva ou corretiva. Ela cria uma conexão entre as áreas operacionais e de apoio.

No pilar das Áreas Administrativas, são aplicadas as técnicas e estratégias da TPM com o objetivo de reduzir e até mesmo eliminar desperdícios nas áreas gerenciais.  Está direcionado às áreas de planejamento, engenharias, desenvolvimento, RH e outros departamentos ligados à área da produção e que são responsáveis por administrar bens ou serviços que podem gerar lucros ou prejuízos à empresa.

Com a aplicação do TPM, pode-se corrigir erros em todo o processo como atrasos, por exemplo, que pode ser muito prejudicial aos prazos de cumprimento dos contratos. Informações e processos mais eficientes colaboram para que o setor administrativo tenha uma otimização no seu desempenho e isso impactará diretamente na produtividade da empresa.  

Como aplicar nas Áreas administrativas?

Muitas vezes as perdas que ocorrem nos setores administrativos não são mensuradas adequadamente. Estas perdas podem ocorrer, por exemplo, com as entradas e/ou saídas dos recursos  ou no preenchimento de documentação. Estes ativos quando mal administrados também podem ocasionar alguma parada na produção pela falta de algum material importante, por exemplo. 

Aplicando-se corretamente o TPM nas Áreas Administrativas, consegue-se um setor que tem todos os requisitos para atender a qualquer demanda da área da produção, sem gerar nenhum prejuízo à empresa e de forma rápida e eficiente. Para isso, a sua empresa pode adotar algumas rotinas como:

  • Definir quais são as rotinas e processos mais críticos e que podem interferir diretamente na produção da empresa; 
  • Fazer um levantamento das perdas;
  • Mapear as perdas por área específica dentro da empresa;
  • Estipular qual seria a taxa ideal destas perdas para não prejudicarem a produção; 
  • Fazer a análise do impacto financeiro que estas perdas causam à empresa; 

Depois de identificar todas as perdas e o grau de impacto que elas podem causar na sua produção, você poderá utilizar a árvore de perdas administrativas, que é uma ferramenta que possibilita uma visualização global de todos os problemas que precisam ser analisados e solucionados. Assim, é possível aplicar melhorias contínuas, entender todos os impactos e priorizar aqueles que causam impactos negativos à empresa.  

Benefícios do oitavo pilar à empresa

Uma das grandes preocupações dos gestores é garantir a confiabilidade em todos os seus processos. Além de impactar na qualidade dos produtos oferecidos, gera um ambiente de trabalho estável e com todas as atividades sendo executadas da melhor maneira possível. A metodologia TPM traz grandes resultados às organizações uma vez que ela ajuda a transformar os colaboradores. O conceito da manutenção autônoma pode ser aplicado nas áreas administrativas no sentido de formar profissionais independentes, que têm conhecimento do andamento do seu setor e sabem que para que tudo funcione perfeitamente é necessário que eles se envolvam no processo. 

Reduzir as perdas nos escritórios levam a empresa a ter uma performance diferenciada quando comparamos a empresas que não têm esta consciência de que os setores de apoio também são peças fundamentais na engrenagem do seu sucesso. O aumento da produtividade e eficiência dos escritórios está entre os principais benefícios da aplicação da TPM nas áreas administrativas. Também é possível ter uma otimização dos custos e perdas na administração. Com isso você verá um aumento expressivo na produtividade do setor administrativo. 

Conclusão

Depois de acompanhar todos os artigos da série TPM, pudemos observar que todos eles trabalham em prol de um único objetivo: perda zero. Aprendemos que otimizar os processos na empresa vai muito além de planejar uma manutenção para evitar a parada na produção. Envolve os colaboradores que serão conscientizados e treinados para que possam ser peça fundamental no objetivo central da TPM.

Os departamentos de compras, administração, recursos humanos, entre outros, são setores que não agregam valor de maneira direta. Mas quando analisamos tudo que estas áreas administrativas proporcionam para as áreas operacionais, percebe-se que elas são parte fundamental para o sucesso das empresas. Sendo assim, é necessário aplicar às áreas administrativas o conceito de equipamento. Subdividir as tarefas e cuidar para que funcione adequadamente e preste o suporte adequado às demais áreas da empresa. Estas áreas processam informações, aconselham e ajudam as atividades da produção no sentido de otimizar continuamente os resultados da empresa. 

Com a aplicação do TPM nas áreas administrativas, é possível desenvolver pessoas capazes de apoiar o sucesso dos resultados da empresa. Como vimos, a metodologia TPM permite resultados significativos na empresa em todos os setores. Procure sempre por profissionais especializados nesta metodologia para que a sua empresa possa obter todos os benefícios que ela proporciona. 

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Não viu o primeiro artigo da série? Então comece por aqui: Manutenção Autônoma.

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