O Software as a Service (SaaS) tem seu crescimento cada vez mais elevado do mercado. Esse modelo teve destaque na revolução da forma como os usuários consomem, com autonomia para contratar e cancelar serviços a qualquer momento, além de atualizações das aplicações e respostas mais rápidas a problemas e correções.
Dessa forma, o mundo corporativo tem passado por um processo de mudança na sua estrutura. Essa solução na nuvem, é essencial para as empresas que precisam reduzir espaço físico, armazenando seus documentos em servidores e sem abrir mão da qualidade de serviço.
Neste conteúdo selecionamos informações quais de são os reais benefícios desse do SaaS e como essa dinâmica facilita os processos das organizações. Acompanhe!
O que é Software as a Service?
O Software as a Service, conhecido também pela sigla SaaS, representa os programas que são hospedados na nuvem e oferecidos a partir de provedores na modalidade de assinatura ou aluguel.
Assim, as empresas não necessitam mais adquirir e instalar esses sistemas nos seus equipamentos, fazendo o acesso a partir da URL oferecida pelo serviço por meio de browsers web, requerendo apenas um bom provedor de internet.
O conceito de software como serviço teve início nos anos 2000, representando uma grande inovação para o segmento. Os sistemas baseados na nuvem e programas SaaS, são cada vez mais exigidos para quase todos os tipos de aplicações.
Atualmente, a tríade da computação em nuvem é composta por SaaS, IaaS (Infrastructure as a Service) e PaaS (Platform as a Service), fazendo parte da realidade corporativa das soluções para TI com um mercado efervescente e cheio de oportunidades.
Que benefícios o SaaS oferece?
A partir do SaaS, as principais aplicações estão disponíveis em qualquer tipo de dispositivo — desktops, notebooks e até mesmo nos smartphones —, necessitando apenas de uma conexão com a internet.
Dessa forma, os custos com hardware e infraestrutura de TI são reduzidos significativamente, exigindo condições mínimas para a operação.
É possível construir e oferecer resultados mais simples em sistemas de gestão empresarial, com características dinâmicas, manutenções facilitadas e atualizações rápidas e instantâneas. Com isso, os clientes ficam mais satisfeitos e os desenvolvedores têm menos trabalho manual.
Como a empresa não precisa comprar uma licença ao pagar por um pacote completo, os usuários utilizam apenas o que realmente lhes interessa e é útil. Essa assinatura confere mais liberdade de utilização — pelo tempo que for necessário — e cancelamento a qualquer instante.
Separamos a seguir os principais benefícios que a sua empresa terá ao utilizar um Software as a Service nas atividades cotidianas. Confira!
Manutenção e inovação
Toda a infraestrutura está concentrada na nuvem, portanto, os processos de upgrade dos componentes são muito mais simples. A atualização do software é disponibilizada a todos os usuários ao mesmo tempo, sem preocupações com a manutenção de versões anteriores.
Simples e escalável
A infraestrutura oferecida pelos softwares na nuvem possibilitam as atualizações ágeis e o feedback instantâneo, podendo utilizar para validar ideais e desenvolver conceitos e serviços para os clientes de forma escalável.
Além, de não precisar de investimentos em hardware, não existem custos de instalação, a equipe de desenvolvimento consegue trabalhar no aperfeiçoamento de novos produtos e upgrades no sistema disponibilizado.
Custo-benefício
O custo-benefício talvez seja a maior vantagem de um SaaS, já que oferece um serviço sem a necessidade de investimentos elevados para desenvolvimento e manutenção.
Por isso, os custos reduzidos do SaaS tornam esse modelo muito mais competitivo frente às outras soluções.
Relacionamento com o usuário
O SaaS é um modelo mais dinâmico que oferece serviços personalizados e competitivos, atraindo e conquistando os usuários. Garantia de uma experiência de boa qualidade, ressaltando um serviço bem prestado e fidelizando uma maior quantidade de usuários.
Acesso em qualquer lugar
Portanto, o SaaS pode ser acessado com só uma conexão com a internet. O cliente consegue utilizar um programa para acessar uma rede de arquivos quando estiver viajando, mesmo a quilômetros da sede de sua empresa.
Como esse sistema de software facilita os processos?
Os softwares baseados no modelo SaaS compõem o conjunto das novas tecnologias que dominam o crescente mercado. Assim, o foco desse serviço não está na venda de ferramentas e componentes completos, mas nas soluções atualizadas e eficientes para os usuários.
As companhias que usam esse tipo de serviço se preocupam mais com a qualidade oferecida ao cliente e com a atualização das ferramentas e das informações disponibilizadas para o consumidor final.
Além disso, é possível otimizar o tempo, já que o trabalho pode ser feito independentemente do lugar e da hora que essa atividade esteja sendo realizada. Em uma viagem de negócios, é possível que os colaboradores agilizem os serviços burocráticos entre uma reunião e outra.
Diferentemente do modelo tradicional de software, a organização consegue ter acesso a todo o seu sistema de qualquer lugar.
Assim, as companhias se preocupam apenas com a criação de processos e com a automação das tarefas burocráticas, já que todos os seus dados estão agrupados, categorizados e mantidos em segurança a partir do armazenamento em nuvem.
Com isso, as empresas que apostam na contratação de modelos de SaaS fortalecem seu sistema de vendas, aumentam significativamente os resultados. Gerenciando o relacionamento da equipe de vendas com os clientes, mantendo um histórico de negócios e outras informações que podem ser relevantes.
Tendência dos Software as a Service
O Software as a Service deixou de ser uma tendência e já é uma realidade na maior parte das empresas. O SaaS não necessita de instalação, bastando uma assinatura digital, um equipamento básico e uma conexão com a internet para acessá-lo.
Com isso, facilita o processos e permite que as organizações se concentrem em oferecer um atendimento de ótima qualidade.