Como garantir qualidade na prestação de serviços em unidades remotas?

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O gerenciamento de manutenções é uma tarefa complicada de ser realizada, pois existem vários fatores que afetam a qualidade de cada atividade. A ausência de um funcionário e a falta de planejamento são bons exemplos de situações que colocam em risco a obtenção de resultados positivos.

O uso de tecnologias se tornou uma medida necessária nesse setor também. Os benefícios que elas proporcionam são inegáveis, como o aumento de produtividade e a redução de despesas. Além disso, os avanços tecnológicos permitem que alguns funcionários realizem tarefas remotamente. Ou seja, um supervisor de manutenção nem sempre estará ao lado para monitorar e gerenciar o trabalho.

Quem sabe utilizar essa metodologia corretamente alcança resultados surpreendentes. Tenha em mente que isso é benéfico para os clientes também, já que o atendimento se torna mais rápido.

Apesar disso, muitas gestões enfrentam problemas que atrapalham a boa performance da equipe, seja por problemas internos ou externos ou pela falta de experiência para utilizar essas ferramentas.

Dessa forma, este post vai ajudá-lo a garantir a qualidade na prestação de serviços em unidades remotas na manutenção. Confira a seguir!

Quais são os desafios do gerenciamento a distância?

O trabalho a distância está se tornando uma grande tendência atualmente. Ele permite que uma empresa tenha funcionários atuando em várias frentes de trabalho, dentro e fora do escritório. Como a manutenção exige o deslocamento de colaboradores, é fundamental que você esteja preparado.

O primeiro grande empecilho está relacionado à falta de instrução para utilizar um sistema de manutenção remoto. O simples fato de comprar uma nova tecnologia não é uma garantia de sucesso na gestão.

Na verdade, você precisa escolher uma ferramenta adequada às suas exigências. Além do mais, alguns profissionais não treinam as suas equipes — atitude que abre brechas para erros. Essas falhas geram dúvidas e atrapalham o desempenho do colaborador.

A falta de organização é outra questão que não pode ser deixada de lado. As pessoas tendem a deixar as atividades mais importantes sempre para depois quando não estão em um ambiente de trabalho. Ao fazer isso, você pode se meter em maus lençóis caso algo de errado aconteça. Em todas as situações, o planejamento deve ser seguido à risca.

Problemas para manter o foco e não ser atraído por distrações impossibilitam a qualidade na prestação de serviços em unidades remotas. Nessas horas, os telefones celulares e a internet são os principais inimigos das boas práticas da gestão de manutenção.

Como melhorar a prestação de serviço em unidades remotas?

Provavelmente, você deve estar se perguntando como é possível provar o valor na instituição, ter mais qualidade em seu dia a dia de trabalho e atender aos prazos dos contratos, certo? Abaixo, você vai encontrar alguns tópicos que não podem faltar na rotina de trabalho remoto em sua empresa.

Planejamento

Quem planeja atividades está sempre um passo à frente de seus concorrentes, pois consegue pensar em alternativas e prever saídas para os problemas que surgem. Além disso, é possível também saber a quantidade de profissionais, recursos financeiros e materiais para cada trabalho realizado.

O planejamento ajuda a melhorar a qualidade na prestação de serviços em unidades remotas porque você não é pego de surpresa e sempre sabe o que deve ser feito. Dessa forma, analise muito bem a sua cadeia de produção e as ferramentas tecnológicas disponíveis e veja como é possível maximizar a produção.

Determine datas e estipule valores que respeitam os limites previstos nos contratos.

Controle e otimização de resultados

As tecnologias são importantes ferramentas para o êxito da manutenção, mas elas não apresentam bons resultados sozinhas. É preciso acompanhar tudo o que acontece em sua planta industrial e monitorar o desempenho da equipe e das máquinas.

Se um equipamento apresenta falhas em um mesmo componente repetidamente, por exemplo, não basta apenas trocá-lo. Nessa situação, você deve analisar as causas do problema e propor medidas para resolvê-las. Com isso, é possível otimizar os resultados obtidos e evitar erros no futuro.

Então, fique atento aos dados gerados pelos indicadores de desempenho e descubra novas formas para melhorar a qualidade na prestação de serviços em unidades remotas.

Ferramentas digitais

O mercado oferece vários produtos e soluções para o gerenciamento empresarial. Entretanto, as atividades de manutenção exigem funções especiais. Tentar utilizar um software comum é uma atitude equivocada.

Em função disso, você deve optar por uma ferramenta de gestão do processo de manutenção que é especializada em sua área de atuação. Um software como o Engeman permite que você programe a execução dos ofícios, emita ordens de serviço, gere relatórios automaticamente e crie histórico de eventos.

Como ele tem um módulo mobile, todas essas funcionalidades podem ser levadas ao campo por seus funcionários. Consequentemente, todos terão mais mobilidade e facilidade para realizar os tipos de manutenção e atender às exigências dos consumidores.

Treinamento de funcionários

Os problemas com a falta de capacitação já foram abordados neste artigo. Dessa forma, você deve realizar treinamentos e cursos, a fim de espalhar o conhecimento e apresentar quais são as melhores técnicas. Nessas horas, sempre esteja disposto a tirar dúvidas e mostrar que você também está envolvido no projeto.

Lembre-se de que é muito importante escutar o feedback dos funcionários. Essas informações mostram o que eles acham da solução adotada e podem indicar respostas para os problemas que tiram as suas noites de sono. Ao adotar essa postura, todos ficam engajados.

Com a leitura deste post, você aprendeu como é importante garantir a qualidade na prestação de serviços em unidades remotas. Por mais que existam certos obstáculos, é possível superá-los com muito empenho e dedicação.

Na hora de escolher a solução ideal para a sua empresa, opte por um software especializado em manutenção e que seja fornecido por um parceiro com grande experiência de mercado, como a Engeman. O funcionamento offline de nossa ferramenta permite que as atividades realizadas durante o dia sejam transferidas para a central sem a presença da internet — fator que é essencial para ser mais produtivo e eficiente.

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