Mobilidade e a facilidade de comunicação na Indústria. Entenda!

211754 mobilidade e a facilidade de comunicacao na industria entenda 810x540 - Mobilidade e a facilidade de comunicação na Indústria. Entenda!

A gestão de manutenção vai muito além dos reparos em equipamentos. Na verdade, essa área do conhecimento é um dos pilares do sucesso industrial, melhorando a qualidade do trabalho realizado e a segurança dos funcionários.

Nessas horas, é muito importante estar antenado às novidades do mercado — e a mobilidade e a facilidade de comunicação na indústria é algo que você não pode deixar de lado.

De nada adianta, por exemplo, ter um ótimo planejamento se as informações não circulam com facilidade no negócio. Além disso, você precisa acessar dados e documentos a qualquer hora e lugar, sem a necessidade de deslocar-se até um computador ou uma central de comando.

Pensando nisso, a Engeman e a Pepperl Fuchs fazem uma parceria, a fim de melhorar os resultados obtidos por um técnico em segurança de trabalho. Este post vai ajudá-lo a entender um pouco mais sobre isso. Tenha atenção em sua leitura e aproveite!

A importância da inovação na indústria

Quem acompanha os noticiários já ouviu os termos “transformação digital” e “4º revolução industrial“, não é mesmo? Pois bem, o uso de tecnologias é cada vez mais essencial para a boa performance no mercado. Isso acontece em todas as áreas de atuação, como as indústrias farmacêuticas e químicas.

As primeiras indústrias do século XVIII surgiram com os teares mecânicos e as máquinas a vapor. O aço e outros materiais ganharam espaço também. Contudo, o trabalhador ainda era muito explorado, dificultando o relacionamento, a mobilidade e a facilidade de comunicação na indústria.

Com o passar dos anos, os processos foram evoluindo e tornaram-se mais humanizados. Enquanto as primeiras gestões visavam apenas o lucro, é essencial ter trabalhadores motivados, seguros e bem capacitados hoje em dia.

Os parques industriais modernos devem ser entendidos como organismos vivos, que dependem do correto funcionamento de todos os seus componentes, sejam eles humanos ou máquinas.

Quando um imprevisto acontece, por exemplo, a linha de produção não pode parar. Nessas horas, é preciso ter profissionais bem treinados e uma estrutura adequada às exigências normativas de nosso país.

Essas questões só podem ser alcançadas por quem preza pela inovação e está sempre buscando melhorar a qualidade do ambiente de trabalho. Lembre-se de que o aumento de produtividade, a redução de custos e a otimização do consumo dos recursos naturais são consequências diretas dessa postura.

O papel da parceria entre a Engeman e a Pepperl+Fuchs

A Pepperl+Fuchs é líder mundial no setor de automação. Ela expandiu o seu portfólio ao adquirir a Ecom. Com isso, é possível fornecer produtos de qualidade, como sensores industriais e equipamentos de proteção contra explosão.

Além disso, ela produz dispositivos móveis intrinsecamente seguros. Os seus principais exemplos são os smartphones e tablets para áreas classificadas.

Um técnico em segurança do trabalho que já utiliza a solução Engeman tem mais confiança para tomar decisões e planejar as manutenções na empresa. A partir de agora, a mobilidade e a facilidade de comunicação na indústria abrem portas para o crescimento produtivo, reduzindo despesas.

Ademais, o fluxo de trabalho torna-se mais eficiente e transparente, já que o acesso às informações é facilitado. Em outras palavras, toda a equipe é interligada e o diálogo é estabelecido entre todos. 

Os aparelhos fornecidos são dispositivos móveis habilitados para uso com a plataforma Android. Desse modo, o operador tem mobilidade para se comunicar com os seus parceiros de trabalho. Além de usar a voz, é possível enviar fotos e vídeos e fazer videochamadas.

Os equipamentos têm todas as funcionalidades já conhecidas dos smartphones comuns também. Com isso, o diálogo é democratizado com tecnologias que já são utilizadas por muitos, como LTE, Wi-Fi, Bluetooth, NFC e GPS.

Como o seu dia a dia é melhorado

Quando se fala em melhoria produtiva e redução de despesas, muitos profissionais ficam animados, certo? O custo-benefício proporcionado pelo produto da Pepper+Fuchs, em parceria com a Engeman, é um diferencial para se destacar no mercado. Veja quais são as suas principais vantagens:

  • ampliação da comunicação por meio da voz e da imagem;

  • utilização plena em área classificada até Zona 1/21;

  • otimização das atividades do dia a dia, como preenchimento de formulários, solicitação e liberação de permissões de trabalho, ordens de serviço e inspeções de campo;

  • monitoramento em tempo real da movimentação do funcionário;

  • integração com rádios digitais convencionais;

  • alta robustez e longevidade.

Tenha em mente que a mobilidade e a facilidade de comunicação na indústria se transforma em um ponto crucial para melhorar a performance dos colaboradores. O operador, por exemplo, pode utilizar o dispositivo sem se preocupar com qualquer risco.

Consequentemente, ele fica disponível e acessível durante todo o tempo. Caso algum imprevisto aconteça, ações emergenciais podem ser tomadas rapidamente, garantindo o pronto-atendimento e, potencialmente, salvando vidas.

O que fazer a partir de agora

O trabalho no setor industrial oferece vários desafios aos seus operadores. Como os equipamentos e os sistemas são grandes, qualquer erro pode ser crucial, abrindo brechas para acidentes e imprevistos.

Desse modo, um profissional especializado em segurança do trabalho tem um papel muito importante. Você deve aplicar metodologias eficientes, que otimizam o trabalho dos funcionários e asseguram o bem-estar de todos. As máquinas devem ser preservadas também, pois reparos e manutenções corretivas oneram o orçamento do empreendimento.

Quem investe em tecnologia, como a mobilidade e a facilidade de comunicação na indústria, consegue superar esses obstáculos com mais facilidade, pois mostra ao mercado que está bem preparado.

Outro ponto muito importante está relacionado à melhoria na troca de informações entre os funcionários. Ao utilizar essas ferramentas, é possível deslocar-se por todo o pátio industrial e manter-se conectado e disponível.

Todas essas questões mostram os avanços significativos da indústria 4.0 e tornam a sua gestão mais competitiva no mercado. A parceria entre a Engeman e a Pepper+Fuchs aprimora a sua atuação em ambientes agressivos e inflexíveis, com variação de temperatura, e no chão de fábrica.

E então, o que você achou do nosso post? Entendeu a importância da mobilidade e a facilidade de comunicação na indústria? Agora, entre em contato com a nossa empresa e descubra uma solução flexível e eficiente para você!

Deixar comentário.

dezesseis + seis =

Share This