Manutenção em Clínicas e Laboratórios: como realizar a gestão de ativos de forma eficiente?

Neste artigo falaremos um pouco sobre a gestão de ativos em clínicas e laboratórios e como fazer a gestão de forma eficiente. Confira!

manutencao-em-clinicas-e-laboratorios

Por aqui sempre nos empenhamos em trazer conteúdos relevantes, a fim de auxiliar times como: gestores, planejadores e executores da manutenção a colocarem em práticas seus conceitos ou ainda para aqueles que desejam aprimorar seus conhecimentos e entender mais sobre esse universo que falamos com tanta dedicação.   

Para realizar uma manutenção assertiva em diversos ativos de clínicas e laboratórios, é interessante entendermos um pouco sobre os diferentes tipos existentes, pois certamente essas diferenças têm impacto direto na gestão. 

E no artigo de hoje falaremos um pouco sobre a gestão de ativos em clínicas e laboratórios. Esperamos que esse conteúdo te ajude nas boas práticas de manutenção. Confira!

Compartilhe!
Tempo de Leitura: 8 minutos

Qual é a diferença entre Hospital e Clínica?

Uma clínica é a junção de diversos profissionais da área de saúde que fazem a gestão de um estabelecimento privado para atendimento ao público.  Ao passo que um hospital em sua grande maioria se trata de uma instituição pública, que faz atendimento sem fins lucrativos.  

É claro que existem os hospitais privados e até mesmo aqueles filantrópicos, ou seja, a instituição ainda é privada, porém 60% dos seus atendimentos oferecidos são para atender o público de forma gratuita. Basicamente ambos têm a mesma missão, prestar atendimento ao paciente, promovendo bem-estar para restauração e ou manutenção da saúde.

No Brasil, os atendimentos ao público em geral são realizados pelo SUS (Sistema Único de Saúde). A gestão hospitalar como um todo têm um impacto social muito grande pois, realizam desde um atendimento simples a um atendimento de alta complexidade.

As clínicas e laboratórios possuem uma estrutura diferente, com um nicho bem específico de atendimentos e gestão, o que não isenta é claro destas clínicas e laboratórios de terem qualidade nos atendimentos e que sejam com total responsabilidade social. O que nos leva ao nosso tema inicial de como fazer a gestão da manutenção de seus ativos.

Quais são os tipos de clínicas e laboratórios existentes?

Antes de voltarmos ao assunto da manutenção de ativos, vamos citar alguns tipos de clínicas e laboratórios existentes para ampliar ainda mais nosso conhecimento!

Tipos de clínicas

  • Clínicas populares:

São clínicas que realizam atendimentos particulares, mas seu público principal são pessoas que utilizam planos de saúde privados e empresariais. 

De acordo com a ANS(Agência Nacional de Saúde Suplementar), até maio de 2024 somou-se a quantia de 51,1 milhões de usuários de planos de saúde. Isso sem contar o crescimento acelerado de usuários que utilizam planos odontológicos. Já passa da casa dos 33 milhões. Desta forma, clínicas populares são bem rentáveis.

  • Clínicas de franquia de saúde:

São clínicas oriundas de franquias. Por aqui já falamos um pouco sobre o universo das franquias e qual o impacto na manutenção. Uma vantagem nessas clínicas é que já se segue um modelo de negócio, trazendo ao cliente um atendimento personalizado e ao gestor maior assertividade, devido ao know-Hall do negócio.

  • Clínicas integradas:

São clínicas que oferecem variedades de profissionais e serviços e trabalham com parcerias.

Desta forma abrange um maior nicho de pacientes. Um bom exemplo é uma clínica de estética que tem como parceiro um laboratório para coleta de exames essenciais para andamento em um tratamento.

 

Tipos de laboratórios

  • Laboratório de análises clínicas:

São aqueles responsáveis por coletar amostras de sangue, saliva, urina etc. para análises patológicas.  Certamente, em algum momento da vida você já visitou algum! 

  • Laboratório químico:

São aqueles responsáveis em análise experimentais e projetos. Eles podem ser classificados em:

    • Química orgânica: seus experimentos e ensaios são feitos a partir de matéria de compostos orgânicos.
    • Química inorgânica: por outro lado as análises químicas inorgânicas são realizadas a partir de compostos como óxidos, sais, ácidos, por exemplo.
  • Laboratório industrial:

O objetivo deste tipo de laboratório é analisar o controle de qualidade, risco ao meio, definir metodologias de fabricação etc. É um universo muito vasto!

  • Laboratório de análise de água: 

Um dos bens mais valiosos que existe sem dúvida é a água, porém é necessário analisá-la de acordo com a sua finalidade, seja para ingestão, para lavar alimentos, para utilizar em alguma área da indústria etc. Desta forma, um laboratório de análise de água tem papel fundamental para a saúde como um todo.

  • Laboratório escolar:

Refere-se aos laboratórios que se encontram dentro de instituições, como por exemplo escolas técnicas, universidades, a fim de que os alunos coloquem em prática o que estão aprendendo em sala de aula.

Pode ser qualquer tipo de laboratório, desde os de análises para estudos científicos e patológicos, como um laboratório com equipamentos técnicos.

Como exemplo, uma escola técnica que possui em sua grade curricular a matéria de “Gestão da Manutenção” e assim, possui seu próprio laboratório com equipamentos industriais, prediais, hospitalares etc. de acordo com o curso oferecido, para que os alunos explorem seus conhecimentos e se destaquem ainda mais como profissionais.  

Além desses, existem outros tipos de laboratórios como:

  • laboratórios farmacêuticos;
  • laboratórios de análise de alimentos;
  • laboratórios de pesquisas etc. 

Mas a partir das citações acima, fica claro que assim como existem diversos tipos de clínicas e laboratórios, também existem diversos tipos de ativos e equipamentos e, consequentemente, a gestão da manutenção será de acordo para cada área de atuação e ativo.

Tipos de equipamentos para clínicas

Abaixo, alguns exemplos de tipos de equipamentos utilizados em clínicas de modo geral:

  • equipamento de radiofrequência;
  • ultrassom microfocado;
  • equipamento Ionizador;
  • equipamento de criolipólise;
  • aparelho de laser para remoção de tatuagem;
  • equipamento de esterilização;
  • equipamento vaporizador;
  • macas;
  • carrinhos e gaveteiros etc.

Tipos de equipamentos para laboratórios

Alguns exemplos de tipos de equipamentos utilizados em laboratórios:

  • cadeira para coleta de sangue;
  • equipamento contador de célula;
  • agitadores magnéticos;
  • analisadores automatizados;
  • equipamento centrífugas;
  • microscópios;
  • equipamentos Banho Maria;
  • equipamento espectrofotômetros;
  • balanças de precisão;
  • cromatógrafos;
  • equipamentos industriais;
  • equipamentos prediais
  • facilities etc.

Citamos apenas alguns equipamentos e, com isso, não podemos negar a complexidade de realizar a gestão da manutenção destes. E olha que nem citamos sobre a gestão dos insumos e materiais e peças!

Como diz o ditado, “Contra fatos não há argumentos”! Se deseja que sua clínica ou laboratório tenha o melhor desempenho de seus equipamentos, ou que, se ao passar por uma auditoria, tenha dados confiáveis de como está exercendo com responsabilidade suas atividades, é fundamental contar com uma ferramenta de gestão de manutenção.

Como o Engeman® auxilia clínicas e laboratórios na gestão da manutenção de ativos?

O software Engeman® é um sistema CMMS para gestão de ativos, que possui diversas soluções e ferramentas que podem cobrir a manutenção de qualquer área de atuação e porte de empresa. 

No caso de clínicas e laboratórios, o Engeman® pode atuar nas seguintes frentes:

Gestão de ativos

O software Engeman® permite cadastrar cada ativo (independentemente do tipo de clínica ou laboratório). Permite agrupá-los por famílias, definir seus centros de custos, seus setores executantes, ou seja, se a manutenção será realizada por um mecânico, eletricista ou ainda um especialista em equipamentos clínicos/laboratoriais. 

Ainda que sua manutenção seja realizada por terceiros, todo registro histórico pode ser controlado no Engeman®.

gestao de ativos no engeman - Manutenção em Clínicas e Laboratórios: como realizar a gestão de ativos de forma eficiente?

Gestão de Ativos no Engeman®

Gestão de planos

A gestão de planos de manutenção do Engeman®, permite definir o checklist dos procedimentos que precisam ser executados em cada plano, para cada setor executante, facilitando os apontamentos de serviços realizados pelo de manutenção.

Permite definir ainda quando esses planos serão executados, qual sua periodicidade ou ainda se sua manutenção será realizada a partir de coletas de dados:

checklist de planos de manutencao do engeman - Manutenção em Clínicas e Laboratórios: como realizar a gestão de ativos de forma eficiente?

Checklist de planos de manutenção Engeman®

Gestão de materiais

É possível cadastrar os materiais e insumos necessários na manutenção e conservação dos ativos.

O Engeman® permite o controle de estoque para diferentes almoxarifados, emite alertas de limite de saldo, emite relatórios de consumo de materiais, dentre outras funcionalidades que auxiliam na gestão de ativos.

relatorio de consumo de materiais engeman - Manutenção em Clínicas e Laboratórios: como realizar a gestão de ativos de forma eficiente?

Relatório de Consumo de Materiais do Engeman®

 Gestão de funcionários da manutenção

Para as clínicas e laboratórios que possuem um time de manutenção interno, é possível fazer a gestão de funcionários, a fim de obter indicadores de desempenho dos serviços realizados. Todas as atividades e apontamentos de horas trabalhadas que foram realizados pelo seu time de manutenção, serão facilmente pesquisados usando o software Engeman®.   

relatorio de acompanhamento diario de funcionarios engeman - Manutenção em Clínicas e Laboratórios: como realizar a gestão de ativos de forma eficiente?

Relatório de Acompanhamento Diário de Funcionários  do Engeman®

Gestão de contratos

Sabemos que ainda que exista um time interno para e manutenção, às vezes acontece de determinados serviços serem terceirizados pela empresa. Contar com um sistema que além de realizar a gestão da manutenção, também te ajuda na gestão de contratos de terceiros, certamente fará com que sua gestão como um todo seja mais eficiente. 

O software  Engeman® permite a gestão de contratos, a fim de facilitar o controle no que diz respeito à programação da manutenção. É possível relacionar, por exemplo, fornecedor ou cliente, acompanhar alertas de vencimento contratuais, relacionar equipamento, ou serviços que contemplam o contrato, dentre outras funcionalidades.

relatorio de contratos x servicos contratados engeman - Manutenção em Clínicas e Laboratórios: como realizar a gestão de ativos de forma eficiente?

Relatório de Contrato x Serviços Contratados do Engeman®

Gestão de ordens de serviços

O carro chefe para o controle de manutenção é sem dúvida registros históricos, e isso só é possível a partir de uma boa gestão de ordem de serviços. Uma ordem de serviço precisa ter:

  • Numeração para consulta;
  • Solicitante;
  • Responsável pela execução;
  • Data e tempo programado para execução;
  • Detalhamento dos serviços;
  • Detalhamento de homem hora;
  • Histórico de insumos e materiais utilizados.

O Engeman® possui todos esses dados e outros que farão com que sua empresa aplique todos os tipos de manutenção e assim traga mais excelência à sua gestão.

relatorio de modelo de ordem se servico parte 1 engeman 724x1024 - Manutenção em Clínicas e Laboratórios: como realizar a gestão de ativos de forma eficiente?

Relatório de Modelo de Ordem de Serviço do Engeman® – parte 1

relatorio de modelo de ordem se servico parte 2 engeman 1024x501 - Manutenção em Clínicas e Laboratórios: como realizar a gestão de ativos de forma eficiente?

Relatório de Modelo de Ordem de Serviço do Engeman® – parte 2

Indicadores da manutenção

À medida que seu controle de manutenção avança, será possível extrair indicadores da manutenção para comprovar a eficiência da sua gestão.

A solução Engeman® extrai dados como:

  • Histórico de localização do ativo; 
relatorio de localizacao de ativo engeman 1024x909 - Manutenção em Clínicas e Laboratórios: como realizar a gestão de ativos de forma eficiente?

Relatório de Histórico de Localização de Ativo do Engeman®

  • Gráfico de indicador da manutenção; 
grafico indicadores da manutecao engeman 724x1024 - Manutenção em Clínicas e Laboratórios: como realizar a gestão de ativos de forma eficiente?

Gráfico de Indicadores da Manutenção do Engeman®

  • Gráfico Indicadores do ano; 
grafico indicadores do ano engeman 724x1024 - Manutenção em Clínicas e Laboratórios: como realizar a gestão de ativos de forma eficiente?

Gráfico de Indicadores do Ano do Engeman®

  • Gráfico de disponibilidade de mão de obra; 
grafico de disponibilidade x previsto engeman 1024x851 - Manutenção em Clínicas e Laboratórios: como realizar a gestão de ativos de forma eficiente?

Gráfico de Disponibilidade x previsto de Mão de Obra do Engeman®

  • Relatório de serviços realizados; 
relatorio de servicos realizados engeman 1024x724 - Manutenção em Clínicas e Laboratórios: como realizar a gestão de ativos de forma eficiente?

Relatório de Serviços Realizados do Engeman®

  • Relatório de solicitação de serviços; 
relatorio de solicitacao de servicos engeman 1024x415 - Manutenção em Clínicas e Laboratórios: como realizar a gestão de ativos de forma eficiente?

Relatório de Solicitação de Serviços do Engeman®

Conclusão

Podemos concluir que, fazer a gestão da manutenção de ativos de clínicas e laboratórios não é uma tarefa fácil. Implica muita dedicação e compromisso. Sabemos que além da gestão de ativos, para uma clínica e laboratório funcionar ao que se propôs, terão que se atentar a vários controles. A gestão de manutenção de ativos tem papel fundamental para a saúde do negócio, portanto, jamais deve ser negligenciada.  

O software Engeman® tem tudo que sua empresa precisa para a manutenção de ativos. A gestão de ativos pode ser tanto para um equipamento, como citado acima, como também para a localização dele.  Em nossa solução, além de controlar cada equipamento, é possível realizar o controle da manutenção predial.

Conheça nossos produtos, agende uma demonstração e veja na prática como nossa solução pode te ajudar em sua gestão!

    SOLICITE UM ORÇAMENTO DO SOFTWARE ENGEMAN®.

    Siga-nos