Mapa de 52 Semanas: o que é, como funciona e como ele pode ajudar na manutenção

Entenda o que é o mapa de 52 semanas, como funciona e como ele pode ajudar na programação da sua empresa juntamente com um software eficiente.

mapa-de-52-semanas-na-manutencao

Sabemos que a programação está presente em todas as áreas de nossas vidas, e que é algo que tem que ser feito com o máximo de cuidado para que funcione bem. Programar bem como vão ser as tarefas de semana, do mês e até mesmo do ano é essencial para obter bons resultados.

Na manutenção não é diferente, a cada dia que passa as empresas estão se organizando e contando com a ajuda de novas ferramentas que surgem no mercado para exercer uma engenharia de manutenção eficiente.

Uma dessas ferramentas é a planilha de 52 semanas, muitas vezes chamada também de mapa de 52 semanas. Ele pode auxiliar a não ficar perdido em meio a tantas atividades, dessa forma você pode programar como e quando serão as manutenções preventivas em sua empresa.

É preciso se programar, organizar as tarefas, separar cada tópico a ser tratado para então chegar no resultado desejado. Entenda a seguir o que é o mapa de 52 semanas, como funciona e como ele pode ajudar na programação da sua empresa juntamente com um software eficiente. Confira!

Compartilhe!

O que é o Mapa de 52 Semanas na Manutenção?

O mapa de 52 semanas é uma planilha anual que contém todas as OSs e os planos de manutenção periódicos planejados. Ele tem o objetivo de ajudar a manter organizadas as manutenções em sua empresa, e traz informações importantes como;

  • Quais ativos estão incluídos nessa programação;
  • Quando será a parada dos seus ativos para a manutenção;
  • Quando foi a última manutenção executada;
  • Qual o setor executante realizará a mão de obra da manutenção;
  • Quais os planos e OSs serão executados e suas etapas de execução;
  • Se este plano já está planejado e programado;
  • Se já foi reprogramado ou até mesmo se já foi executado.

É importante você acompanhar o indicador de execução deste mapa, pois ele irá te informar como está o andamento do seu planejamento, e se ele está funcionando de acordo com o que você planejou ou não.

Então, basicamente o mapa de 52 semanas é um planejamento que vai ser colocado em uma planilha anual para ser seguido em sua empresa, e melhorar assim a confiabilidade e disponibilidade dos seus ativos, e, consequentemente, levará a uma gestão mais eficiente da sua manutenção e da sua empresa.

Como Elaborar um Mapa de 52 semanas?

É importante levar alguns pontos em consideração antes de fazer o seu mapa de 52 semanas.

Vamos mostrar aqui alguns passos a serem seguidos para elaboração de um mapa eficiente e que funcione na prática, mas antes de seguir estes passos, lembre-se sempre de levar em consideração os parâmetros e as particularidades de sua empresa.

  • Defina seus planos: o primeiro passo a se levar em consideração é ter seus planos de manutenção criados e bem estruturados. De nada adianta você ter o seu mapa montado, se não souber quais os procedimentos que serão feitos nele.
  • Faça uma escolha inteligente: para os planos que você já vai ter definido, você precisa levar em consideração, rigorosamente, o tempo estimado de execução de cada procedimento. É preciso saber quanto tempo tem disponível de mão de obra e os ativos para executar o seu mapa e os seus planos.

Não adianta programar 20 OSs que tenham 2 horas de duração cada uma para serem executadas em um só dia, com apenas um manutentor disponível, a conta não fecha!

Aqui você deve considerar também a disponibilidade de escalas de horários de trabalho tanto dos seus ativos quanto da sua equipe de manutenção.

Intercalar os melhores horários para uma parada inteligente da máquina é indispensável. E ter uma boa comunicação com toda a sua equipe de manutenção, PCP, equipe comercial, e até mesmo a diretoria é a chave para isso. Assim você saberá o objetivo e as metas da empresa, e então fará escalas de paradas de uma forma que não atrapalhe o alcance dessas metas.

  • Escolha bem sua mão de obra: definido seus planos, é importante saber quem irá executá-los, ter uma equipe preparada e qualificada para realizar os procedimentos da manutenção é essencial. Isso ajuda a cumprir o tempo estimado dos seus planos de manutenção.
  • Leve em consideração a criticidade dos ativos: outro passo extremamente importante é definir a prioridade dos seus ativos para aplicá-los aos planos e também ao mapa, e até mesmo a periodicidade desses planos de acordo com a criticidade de cada equipamento.

Conheça a nossa planilha de criticidade aqui!

  • Use um software de gestão: Conhecer o histórico dos seus equipamentos de acordo com o comportamento de cada um deles é de extrema importância. E ter um software inteligente que te traz essas informações é indispensável.

O Engeman®, além de auxiliar na montagem desses planos de manutenção para você aplicá-los no seu mapa, também traz vários indicadores de históricos dos seus ativos para você definir a criticidade de cada um e escolher a melhor escala no seu planejamento anual de 52 semanas. 

Quais os benefícios de ter um Mapa de 52 Semanas?

Existem inúmeros benefícios quando se adota e executa uma ferramenta tão importante como o Mapa de 52 Semanas. Citamos abaixo alguns para você entender o porquê fazer o uso dessa ferramenta.

  • Organização: além de trazer organização e equilíbrio para a área de manutenção, o mapa vai te ajudar a evitar ser pego de surpresa com a quebra de um equipamento. Ele contribui para diminuir as manutenções corretivas que trazem tanta dor de cabeça e interferência, que causa o temido lucro cessante que acontece quando as máquinas estão fora de operação.
  • Maior produtividade: outro benefício é o aumento dos indicadores de confiabilidade e disponibilidade dos seus ativos. Manter a manutenção em dia de uma forma bem estruturada com um mapa que te ajude a não perder de vista as datas programadas, com certeza prolonga o tempo de vida útil dos seus equipamentos, e traz um melhor funcionamento enquanto ele está em operação.

E não para por aí, quando as manutenções de seus ativos andam em conformidade e seguem os planos e o mapa estabelecido por você, não é somente o setor de manutenção que vai ser beneficiado com isso, mas toda a empresa também.

  • Maior alcance de metas: se seus ativos andam em boa operação, o seu setor comercial consegue cumprir com os planejamentos de entrega para a satisfação do seu cliente, e consequentemente a sua empresa consegue alcançar as metas e os resultados planejados, obtendo mais lucro.

52 semanas mensal e anual 300x106 - Mapa de 52 Semanas: o que é, como funciona e como ele pode ajudar na manutenção

O Mapa de 52 Semanas no Engeman®

Para execução de uma ferramenta como o mapa de 52 semanas, é necessário contar com um software capaz e que vai te auxiliar na elaboração.

O Engeman® possui ferramentas para ajudar a criar os planos de manutenção juntamente com os procedimentos, períodos, escolha de mão de obra e faz também a projeção das OSs periódicas nestas 52 semanas.

No cronograma de previsão anual de manutenção periódica do Engeman® você pode acompanhar a eficiência de suas programações, execuções e até mesmo verificar as OSs que estão programadas, reprogramadas e executadas.

cronograma de previsao anual de manutencao periodica do engeman - Mapa de 52 Semanas: o que é, como funciona e como ele pode ajudar na manutenção

Cronograma de previsão anual de manutenção periódica do Engeman®

Também possui ferramentas para conciliar todas as escalas de horários, tanto da sua equipe de manutenção quanto dos seus ativos, e assim você pode aplicar o seu mapa de forma correta.

Possui ferramenta específica para estabelecer a criticidade do seu equipamento e definir a prioridade que os planos serão executados de acordo com o grau de importância de cada equipamento.

Além disso tudo, traz vários relatórios e indicadores para você acompanhar a eficiência do seu mapa e como o planejamento está influindo em seus equipamentos.

O Engeman® conta com indicadores como MTBF e MTTR, porcentagem de confiabilidade e taxa de falhas, entre muitos outros.

Conclusão

Para o sucesso de uma empresa é necessário organização e planejamento. Não acompanhar a atualidade e as ferramentas que a tecnologia traz consigo é o mesmo que não sair do lugar, e isso não te leva ao sucesso, só te deixa mais longe dele.

Além do mapa de 52 semanas, o Engeman® traz várias outras ferramentas para auxiliar na gestão da sua manutenção. Para saber mais sobre o assunto, agende uma demonstração com a nossa equipe.

Esperamos por você!

    SOLICITE UM ORÇAMENTO DO SOFTWARE ENGEMAN®.

    Siga-nos