Como um software pode gerar facilidade de operação na manutenção?

Para manter um alto desempenho de operação na manutenção um software pode ser muito importante com foco otimizar os processos de manutenção.
Compartilhe!

Para manter um alto desempenho, frente a um mercado cada vez mais competitivo, é fundamental que todos os equipamentos de uma empresa funcionem em perfeita ordem. Um software pode trazer a facilidade de operação na manutenção é um importante diferencial no processo gerencial.

Nesse cenário, a manutenção deve ser vista como uma ação estratégica, já que, para alcançar bons resultados, é essencial garantir a disponibilidade dos equipamentos e das instalações, com segurança e dentro dos custos previstos.

Existem diferentes tipos de manutenção, cada um com sua indicação específica. Certamente, sua empresa convive com eles periodicamente e, para que possíveis ocorrências comprometam minimamente a produtividade, essa operação deve contar com uma gestão eficaz.

Esse desafio fez das planilhas e formulários uma alternativa de controle obsoleta. A qualidade da informação e a velocidade no seu compartilhamento tornaram-se pré-requisitos, tanto no processo operacional quanto na análise de dados, a fim de auxiliá-lo a tomar decisões mais assertivas.

Dessa maneira, a tecnologia assumiu o papel de principal aliada para atender tal premissa. E, neste post, você vai conhecer a ferramenta ideal para propiciar isso. Confira!

Como alcançar facilidade de operação na manutenção?

Para execução dessa operação, uma elevada quantidade de informações é manipulada por vários agentes. São diferentes formulários, cronogramas, ordens de serviço, históricos, entre outros, que precisam ser constantemente analisados.

Compilar todos esses dados em uma planilha, manualmente, é um trabalho passível de erros e muito moroso. Além disso, o tempo gasto em tarefas burocráticas deixa de ser aplicado em planejamento e estratégia. Por isso, informatizar e automatizar o processo é a solução mais viável.

A implementação de um sistema de gerenciamento é vital para otimizar essa operação. Essa ferramenta padroniza e torna os registros mais confiáveis, facilita o acesso à informação e oferece recursos para análises melhores. Com isso, as ações ganham em agilidade e conformidade.

Outro benefício é a integração da comunicação entre todos os envolvidos, gerando velocidade nos procedimentos e maior divulgação.

A alternativa inicial, adotada por algumas empresas, foi a adaptação dos softwares ERP’s — utilizados em diversos setores — para gerenciar, também, essa operação. Porém, a falta de recursos específicos para essa atividade o deixou pouco funcional. Somente um software especialista seria adequado à demanda.

Quais as vantagens de um software especialista?

O software especialista tem foco exclusivo no planejamento e controle de manutenções. Dessa forma, sua navegabilidade é mais fácil e as únicas customizações a serem feitas são aquelas definidas pelo gestor, como uma opção pertinente para cada análise.

Além disso, o fluxo de dados e o número de usuários fica restrito a essa atividade, o que favorece melhor desempenho do sistema com um investimento menor.

Planejar as manutenções preventivas e preditivas

Com o software, é possível criar um plano de manutenções periódicas para o período que você determinar. Com base na compilação dos dados registrados, fica viável fazer uma estimativa mais precisa dos custos e verificar se os equipamentos estão cumprindo com a eficiência prevista.

Outra questão crítica é quando a empresa conta com um elevado número de máquinas. Imagine o tempo investido para os cálculos de utilização e previsão das manutenções? O software gera os resultados instantaneamente e já determina o agendamento.

Na data programada, o responsável gera uma ordem de serviço, via sistema, na qual é detalhado o que será realizado. Assim, esses dados alimentarão os relatórios para análise de desempenho e adequação ao planejamento.

Registrar as manutenções corretivas e históricos

Esse tipo de serviço não é contemplado no plano de manutenções, apesar de ser prudente prevê-lo. Da mesma maneira, ele deve ser registrado e detalhado em uma ordem de serviço, para posterior análise de falhas.

O software permite criar um histórico de toda a vida do equipamento, para facilitar as análises das falhas e identificar sua origem — assim, elas não se tornam recorrentes. Essa é uma excelente alternativa para a gestão dos ativos.

Elaborar relatórios criteriosos

Para gerenciar o processo com eficiência é preciso aferir dados confiáveis de forma rápida e, preferencialmente, sem intermediários.

Na análise de resultados, o gestor precisa comparar o desempenho de um determinado período com seus antecessores, para traçar um diagnóstico e a curva de tendência.

O software faz a compatibilização do previsto x realizado, de forma ágil e precisa. Ele cria, então, indicadores de desempenho muito úteis para orientar as ações subsequentes.

Tão importante quando relatórios periódicos é a disponibilidade de informações atualizadas a qualquer tempo. Isso permite que o gestor avalie o andamento das atividades e determine correções pontuais no dia a dia, reduzindo o risco de maiores contratempos.

Controlar os recursos

De posse de relatórios e indicadores precisos, o gestor pode estipular e checar a disponibilidade dos recursos determinados para cada período, conforme o agendamento das manutenções.

Assim, no estoque estarão as peças e insumos suficientes, evitando gastos extras com materiais excedentes.

Esse controle ajuda também a verificar a mão de obra necessária para cada serviço, checar se a programação foi coerente com a demanda e se o grau de produtividade atendeu às expectativas.

Mudar a mentalidade da empresa

Investir em tecnologia é investir em capacitação. A utilização de um software exige uma equipe treinada e muda a realidade de trabalho. As atividades deixam de ser emergenciais e tornam-se planejadas. Consequentemente, a prioridade dos funcionários deixa de ser o reparo e passa a ser a prevenção do dano.

A possibilidade de investir seu tempo em atividades mais produtivas e estratégicas motiva o colaborador. Bem orientado e incorporando esse sentimento, ele assume, mais facilmente, uma postura proativa — fundamental para acompanhar uma forte tendência: a engenharia de manutenção.

Essa especialidade multidisciplinar tem como foco otimizar os processos de manutenção, com o objetivo de aumentar a confiabilidade e disponibilidade dos equipamentos.

Assim, investir nessa mentalidade é manter o foco em produtividade e qualidade. O planejamento e a previsibilidade ganham destaque em detrimento das soluções urgentes e problemas crônicos.

Fica claro que automatizar os processos é a maneira mais eficaz de obter a facilidade de operação na manutenção e, consequentemente, resultados tão positivos.

Pode ter certeza: o software será muito útil para transformar sua empresa. Se você gostaria de conhecer mais sobre e ele e as suas funcionalidades, entre em contato conosco! Será um prazer atendê-lo.

$0fmypfy17n4 - Como um software pode gerar facilidade de operação na manutenção?  $jyiiuziavzq - Como um software pode gerar facilidade de operação na manutenção?    $nza322fswpg - Como um software pode gerar facilidade de operação na manutenção?

Siga-nos