Gestão na indústria farmacêutica: como garantir o sucesso?

200628 gestao na industria farmaceutica como garantir o sucesso 810x538 - Gestão na indústria farmacêutica: como garantir o sucesso?

O sucesso de uma gestão na indústria farmacêutica depende de vários fatores. De nada adianta, por exemplo, ter ótimos equipamentos se os funcionários não estão preparados para utilizá-los. Além disso, é importante conhecer as necessidades do mercado, a fim de criar soluções adequadas.

Nessas horas, muitos profissionais enfrentam dificuldades, como o acúmulo funções e a aplicação de técnicas obsoletas. Tais fatores é ruim, pois podem prejudicar o seu crescimento dentro da empresa.

Segundo a Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa (INTERFARMA), esse setor deverá ter um aumento produtivo entre 6,9% e 9,3%. Por esse motivo, você não pode perder mais tempo e precisa estar antenado com as práticas mais eficientes.

Este post vai ajudá-lo a entender um pouco mais sobre o assunto. Tenha atenção em sua leitura e descubra como otimizar a sua rotina de trabalho e provar o seu valor na instituição.

Faça a gestão de processos

Aumentar os lucros e reduzir as despesas são objetivos de muitos negócios, não é mesmo? Contudo, essas melhorias não acontecem de uma hora para a outra. É preciso entender as relações existentes na linha de produção e atender às demandas dos clientes.

A gestão de processos é um conceito que reúne boas técnicas para otimizar a obtenção de resultados positivos. Ela se refere às atividades repetitivas realizadas na organização diariamente, sempre buscando a melhoria contínua.

Portanto, é preciso mapear o mercado para descobrir quem são os clientes, os fornecedores e os concorrentes. Isso facilita a compreensão de tudo o que acontece ao redor de sua empresa. Com essas informações em mãos é possível criar um planejamento adequado à realidade da gestão na indústria farmacêutica.

E o trabalho não para por aí. Você deve alinhar essas questões às suas situações internas, entendendo melhor o potencial de cada funcionário e máquina.

Gerencie custos

O controle financeiro da gestão na indústria farmacêutica deve prezar pela excelência. Não é admissível aceitar erros ou falhas quando o assunto é a quantidade de recursos investida na indústria.

O fluxo de caixa é uma ferramenta financeira simples, mas que amplia o seu campo de visão sobre a situação do negócio. Ele é, em poucas palavras, um controle de todas as entradas e saídas de dinheiro em um determinado período de tempo.

Ao gerenciar todos as despesas e os ganhos, você consegue encontrar gargalos que atrapalham o  bom desempenho, como custos excessivos com manutenção ou a compra de mais materiais do que o necessário.

Tenha cuidado com os estoques

A linha de produção de uma fábrica de remédios, por exemplo, não pode sofrer paralisações repentinas, não é mesmo? Quando isso acontece, as entregas são comprometidas e os prazos não são respeitados. Essas situações podem ocorrer por vários motivos — e o uso indevido do estoque é uma de suas principais causas.

A gestão de estoque vai muito além do armazenamento de insumos e ferramentas. Ela precisa considerar onde e como os materiais ficaram guardados, pensando nas características físicas e químicas de cada um deles. Nessas horas, a temperatura e a ventilação devem ser controladas para que tudo ocorra com tranquilidade.

Outro ponto muito importante está relacionado à logística da gestão na indústria farmacêutica. Os materiais utilizados devem ser armazenados próximos à produção. Com isso, você não perde tempo transportando-os. Além disso, não atrapalha o fluxo de funcionários, já que eles não precisam percorrer grandes distâncias.

Tenha em mente também que é essencial controlar as entradas e as saídas de todas as matérias-primas. Quem não se preocupa com isso nunca sabe quando é a hora de fazer novos pedidos aos fornecedores.

Treine a equipe

Uma gestão na indústria farmacêutica de sucesso é formada por vários profissionais. Cada um deles pode ter origens e formações diferentes, mas todos devem trabalhar em conjunto. Dessa maneira, é muito importante ter um time unido e engajado nos mesmos objetivos.

Treinar colaboradores é a maneira adequada de melhorar a qualidade do trabalho, criar laços e aumentar a segurança no ambiente. Esses momentos são essenciais para a transmissão do conhecimento e a aplicação de técnicas avançadas.

Ao comprar um novo equipamento, por exemplo, você precisa informar como ele deve ser manuseado. Além disso, os órgãos regulamentadores podem alterar as suas determinações e você deve manter todos atualizados sobre o assunto.

Então não perca mais tempo: crie o hábito de sempre treinar os trabalhadores e veja como é possível obter resultados positivos com a atuação da equipe.

Saiba realizar manutenções

Os sistemas industriais utilizam máquinas pesadas e complexas. Quem pensa que elas trabalham separadamente comete um grande equívoco. Na verdade, é preciso entendê-las como um organismo vivo, que depende do correto funcionamento de todos os membros.

Se um equipamento parar de funcionar, por exemplo, toda a produção é comprometida. Desse modo, as manutenções devem ser realizadas frequentemente na gestão na indústria farmacêutica.

Existem vários tipos de manutenção. Os procedimentos corretivos devem ser adotados quando algo de errado acontece repentinamente, como a quebra de uma peça ou a paralisação de um sistema. Entretanto, as metodologias preditivas e preventivas devem ter destaque em seu planejamento. Isso é necessário, pois elas ajudam a prevenir falhas.

Utilize novas tecnologias

Antes de prosseguir, olhe ao seu redor e veja quantos aparelhos eletrônicos estão próximos à você. Provavelmente, existem vários, certo? A tecnologia faz parte de nossas vidas e não pode ser ignorada em uma gestão na indústria farmacêutica.

Ela ajuda a melhorar o desempenho da equipe, a tomar decisões com precisão e a reduzir custos. Dessa forma, é fundamental utilizar sistemas em sua rotina. O uso de um software de gestão e controle de manutenção é algo que não pode faltar em seu planejamento.

Essa ferramenta integra todos os seus usuários, disponibilizando informações com rapidez e facilidade. Além disso, é possível emitir ordens de serviço simplificadas e de fácil compreensão. Essas características o ajudam a criar históricos dos eventos e elaborar cronogramas para futuros reparos ou trocas de peças. Como resultado disso, você evita paralisações e acidentes na linha de produção.

Ao ler este post, você descobriu como garantir êxito na gestão na indústria farmacêutica. É preciso se preparar para superar obstáculos, pois imprevistos podem acontecer em seu dia a dia.

O primeiro passo é reconhecer as necessidades dos clientes e a situação socioeconômica da fábrica. Após isso, foque os seus esforços em questões internas, como o gerenciamento de despesas e a logística no setor de armazenamento. Sempre mantenha os funcionários atualizados e crie um ambiente aberto ao diálogo.

Além disso, saiba utilizar todos os tipos de manutenção e adote um sistema flexível e especializado nesse assunto.

Agora, compartilhe este artigo em suas redes sociais e mostre aos seus amigos e colegas de profissão a importância da gestão na indústria farmacêutica!

Deixar comentário.

7 + 14 =

Share This