Manutenção na Safra e Entressafra: entenda como planejar a manutenção nas Safras e Entressafras

Para empresas do ramo agrícola, o correto funcionamento das máquinas é essencial, principalmente nas safras. Entenda mais neste artigo!

Para empresas do ramo agrícola, o correto funcionamento dos equipamentos é de extrema importância, principalmente no período de safras. Entenda mais neste artigo!

Não é segredo que o Agronegócio tem uma fatia considerável no mercado brasileiro. Cada ano que passa, esse mercado vem batendo recordes de safra. De 20 a 30% dos empregos criados no Brasil, estão relacionados com o Agronegócio. Isso quer dizer que o setor primário impacta diretamente no PIB brasileiro.  

Em todo o país, o setor primário tem atuação e isso faz com que o Brasil se destaque internacionalmente com exportação de café, açúcar, álcool, laranja, milho etc.  

Para esse sucesso, estão em ‘check’ vários pontos de análise, desde o preparo da terra, plantio, colheita, armazenamento, logística etc., até chegar ao consumidor final.  

Para empresas que atuam no ramo agrícola, os equipamentos para preparo do solo, colheita dos grãos dentre tantos outros, são extremamente importantes e indispensáveis, principalmente no período de safras. É essencial que o maquinário esteja em perfeito estado para evitar prejuízos na colheita, que impacta diretamente nos custos e sobrevivência do negócio.  

Sabendo disso, desenvolvemos este artigo para auxiliar você, gestor da manutenção de equipamentos agrícolas, na tomada de decisão na hora de programar a manutenção de seu maquinário na safra e entressafra.  Acompanhe!

Compartilhe!

O que é o período de Safra e Entressafra?

A Safra é o momento de colheita e produção em larga escala dos cultivos agrícolas. Durante a safra, as condições climáticas e o ciclo de crescimento das plantas são mais favoráveis, o que colabora para uma produção mais abundante. 

A Entressafra é o período entre duas safras, ou seja, entre o fim de uma safra e o início de outra. Durante esse período, a produção agrícola é reduzida ou até mesmo pode ser interrompida devido a condições climáticas que são mais desfavoráveis, falta de água, pragas ou outros fatores que podem afetar o cultivo de forma negativa. 

Para tais atividades, os produtores agrícolas precisam contar com maquinários específicos com o fim de conseguir uma produção mais abundante. Existem diversos tipos de maquinários e alguns são mais comumente utilizados. 

Quais os tipos de maquinários agrícolas?

Hoje no mercado existem inúmeros equipamentos que viabilizam o melhor cultivo e entrega dos produtos agrícolas, suprindo as demandas do agricultor que trabalha em pequena escala e dos grandes proprietários rurais que conseguem produzir em proporções maiores. Para isso, alguns equipamentos são essenciais.  

A seguir, veja os tipos de maquinários mais utilizados no setor agrícola:

Trator agrícola 

trator agricola manutencao safra entressafra 300x200 - Manutenção na Safra e Entressafra: entenda como planejar a manutenção nas Safras e Entressafras

A maioria dos produtores rurais possui um trator agrícola. Por ser versátil a recomendação é que seja utilizado mais no campo para reboque de cargas, descompactação e aragem do solo e até transporte.  

Aqui vai uma dica importante: só utilize sua frota de tratores para transportes quando estes forem em estradas internas (rurais). Se sua produção for próxima a rodovias, é ideal que tenham uma frota específica para esse tipo de estrada, como caminhões de cargas por exemplo, pois condicionar seus tratores em estradas não apropriadas para sua utilização, danifica em demasia seu maquinário, acarretando mais manutenções corretivas não planejadas e como consequência, diminuindo sua vida útil. 

Isso vale também para os caminhões que não foram preparados para serem utilizados em estradas rurais, certamente serão mais danificados se usados em excesso nestas estradas.  

Plantadeira 

plantadeira agricola manutencao safra entressafra 300x200 - Manutenção na Safra e Entressafra: entenda como planejar a manutenção nas Safras e Entressafras

Uma plantadeira ou semeadora é a máquina utilizada no setor agrícola para semear as culturas, ou seja, para introduzir as sementes no solo. Ela traz agilidade no processo produtivo, é eficiente, semeia em grande escala e facilita o alinhamento e espaçamento ideal para as mudas.  

 

Pulverizador agrícola 

pulverizador agricola manutencao safra entressafra 300x199 - Manutenção na Safra e Entressafra: entenda como planejar a manutenção nas Safras e Entressafras

O pulverizador agrícola é um equipamento utilizado para distribuir, geralmente, nutrientes, fertilizantes ou substâncias químicas em uma lavoura. Existem vários tipos de pulverização, podendo ser inclusive aérea. Porém aqui vamos falar mais especificamente do pulverizador que é acoplado ao trator agrícola. 

É um grande aliado no cultivo. A partir dos pulverizadores é possível aplicar fertilizantes sobre as plantações e ainda os sanitizantes na pós-colheita para desinfectar a superfície dos produtos, contra bactérias, fungos etc. 

 

Colheitadeira 

colheitadeira manutencao safra entressafra 300x199 - Manutenção na Safra e Entressafra: entenda como planejar a manutenção nas Safras e Entressafras

A colheitadeira é utilizada para a colheita das culturas. Para os produtores que desejam maximizar suas atividades e não ficar à mercê de colheitas manual, ter uma colheitadeira é uma boa opção. É um maquinário bem versátil, ideal para colher trigo, cevada, milho, soja etc. Além de colher, a colheitadeira debulha e limpa os grãos, no caso da soja por exemplo.  

Citamos apenas alguns equipamentos para atividades agrícolas, existem inúmeros no mercado e é claro, com tecnologia desenvolvida para cada ramo de atividade.  Certamente com tantos benefícios, esses equipamentos possuem custo elevado e para aumentar sua vida útil é ideal manter as manutenções em dia.  

Qual o melhor momento para programar a manutenção na safra e entressafra?   

Cada empresa vai dispor de maquinários de acordo com seu porte, região, tipo de produtos produzidos, volume de produção. Ou seja, não é possível afirmar qual a quantidade e equipamento ideal que sua empresa necessita para ter uma boa colheita. 

Mas o que podemos afirmar para uma boa colheita (no que tange a utilização de equipamentos), é o fato de ser fundamental que seu maquinário esteja em bom estado de conservação, proporcione segurança para os operadores de máquinas e que consigam exercer suas funções durante toda a safra que certamente vai variar também.  

Antes de pensar na programação das manutenções, é necessário entender o seu cenário. Sabemos que a safra e entressafra variará de acordo com a região, que consequentemente terá impacto direto na programação das manutenções.  

É necessário definir como serão suas manutenções. Esta manutenção pode ser sazonal ou linear. À continuação saiba mais detalhes sobre casa uma delas:

Manutenção Sazonal

A manutenção sazonal é aquela que o planejamento das manutenções varia de acordo com a sazonalidade do seu negócio.  

É muito usada quando a empresa dispõe de poucos maquinários ou quando este tem custos muito elevados. Portanto, o melhor momento de realizar as manutenções preventivas e preditivas, por exemplo, é em entressafras.  

A sazonalidade pode ser por vários motivos, como:

  • Condições climáticas; 
  • Situação política; 
  • Situação financeira; 
  • Festividades e outras. 

Manutenção Linear 

A manutenção linear é aquela que as manutenções serão realizadas sem levar em consideração o momento da safra. Sua manutenção ocorrerá de acordo com o cronograma definido.  

Há muitos cultivos em regiões mais remotas, com pouco acesso logístico que tem como complicador a demora na entrega de peças e componentes e outras variações e, como consequência, dificultam a manutenção em determinados períodos. Sendo assim, as manutenções são realizadas de forma linear. Se for necessário uma parada de máquina para alguma intervenção, mesmo que seja no período de safra, a manutenção será realizada.    

É importante ressaltar que empresas que trabalham nessa modalidade, precisam levar em consideração a quantidade de equipamentos e peças para substituição, para que, em caso de uma manutenção, principalmente não planejada, não prejudique seu período de safra, ou seja, esta empresa precisa de máquinas e ou peças extras.   

Sendo assim, é importante avaliar qual a situação de cada empresa. O que compensa mais, ter máquinas e equipamentos sobressalentes para serem substituídas no momento das manutenções programadas e outras ou programar as manutenções de forma sazonal, considerando o período entressafras?  

Veja mais assuntos relacionados ao tema:

Conclusão

Independentemente se as manutenções forem realizadas no período de safra ou entressafras, é importante entender que elas são essenciais para o sucesso do negócio pois, os maquinários agrícolas são indispensáveis para a produção e qualidade do agronegócio. 

Para o correto controle da manutenção das máquinas agrícolas, o uso da tecnologia é uma estratégia efetiva. Com ela é possível realizar os controles corretivos, preventivos e preventivos de forma eficaz. Assim, a sua produção entre safras e entressafras não se vê prejudicada.

O software Engeman® é um sistema robusto que pode se adaptar à sua realidade através de personalizações direcionadas para atender o seu negócio.

Para conhecer mais sobre a nossa ferramenta especialista em gestão da manutenção, agende uma demonstração como nosso time! 

    SOLICITE UM ORÇAMENTO DO SOFTWARE ENGEMAN®.

    Siga-nos