O PMOC é um Plano de Manutenção Operação e Controle, exigido na portaria 3.523/MS, com foco na preocupação mundial com a qualidade do ar de interiores.
Diante disso, o Engeman® possibilita o cadastro de todas as aplicações precisam ser controladas na manutenção, tendo elas as normas do PMOC ou não.
O PMOC é obrigatório para locais com sistemas de climatização de ar onde a capacidade térmica atinja mais que 60 mil BTUs, somados todos os equipamentos.
Ex.: Um auditório tem 6 climatizadores, 4 deles tem capacidade de 12 mil BTUs e 2 deles tem capacidade de 10 mil BTUs.
O somatório das capacidades é de 68 mil BTUs, portanto, neste auditório precisaremos seguir as diretrizes da portaria 3.523/MS.
Quando cada equipamento de climatização é cadastrado, a capacidade em BTUs é informada ao Engeman, que no campo carga térmica, soma o valor de BTU’s de todas as aplicações.
Entenda o agrupamento como o auditório do exemplo acima. Em outros artigos, detalhamos a importância do agrupamento para a gestão da manutenção.
Plano de Manutenção Operação e Controle
Diante disso, com o Engeman® é possível o controle dos Planos de manutenção descritos no PMOC, no qual cada Ordem de Serviço, contém a identificação do estabelecimento que possui ambientes climatizados, de acordo com as normas da portaria.
A partir da inserção das atividades que são necessárias para cada sitauação do PMOC o Engeman® gerencia as recomendações a serem adotadas, que na Ordem de Serviço correspondem a uma listagem de atividades.
Portanto, é sempre válido ressaltar que qualquer pessoa com treinamento adequado pode utilizar o Engeman, mas, somente as pessoas habilitadas pela portaria do PMOC poderão assinar as ARTs que serão guardadas. Por isso é importante detalhar no cadastro de funcionários do Engeman quais as qualificações de cada pessoa, para que o software consiga enteder se aquele procedimento pode ou não ser executado.
PMOC Engeman®
Com isso, o uso Engeman e a observância da portaria 3.523/MS temos o somatório das práticas para garantia da qualidade do ar e uma manutenção programada visando o bom funcionamento e desempenho térmico dos sistemas de climatização.
Todos os sistemas de climatização devem estar em condições adequadas de limpeza.
Portanto, não permita que a lucratividade de sua empresa fique comprometida devido à falta de organização e manutenção adequada dos equipamentos.