6 critérios para escolher o melhor programa de manutenção

Conheça quais são os seis critérios para escolher o melhor programa de manutenção!

6 critérios para escolher o melhor programa de manutenção

O desempenho da manutenção tem um grande impacto em toda a empresa. Enquanto sua eficiência aumenta a produtividade das linhas de produção, suas falhas podem gerar gargalos em diversos outros setores. Por isso, adotar um bom programa de manutenção é essencial para quem quer ter bons resultados em um mercado tão exigente.

Mas, afinal, o que devemos encontrar em um software desse tipo? Para responder a essa questão, mostraremos aqui os 6 principais pontos que você deve conferir antes de fazer a escolha do programa. Confira!

Compartilhe!

O que é programação de manutenção?

A programação de manutenção tem função importante a gestão de ativos. Ela tem como objetivo potencializar a gestão eficiente, aumentar a vida útil de máquinas, equipamentos e otimizar custos. A utilização de um software de manutenção ajuda a facilitar todo esse processo para obter uma gestão inteligente e conseguir ter um plano de manutenção que funcione.

1. Cadastra todo tipo de informação

O uso de um programa de manutenção geralmente leva à economia de dinheiro em outros lugares, como estoque e mão de obra. Entretanto, para isso, é preciso garantir que ele tenha as funcionalidades que vão otimizar essas outras atividades — e uma delas é o cadastro de informações.

O software de manutenção deve registrar, por exemplo, os equipamentos da fábrica, para que seja possível gerenciar os serviços realizados em cada um. O mesmo procedimento se aplica às peças e ferramentas do próprio setor.

Equipamentos que têm horímetro ou hodômetro também devem ter essas informações lançadas no sistema. São dados que devem ser gerenciados com eficiência, o que só um bom programa de manutenção permite fazer.

2. Planeja e acompanha a execução dos serviços

Um ponto essencial do software de manutenção é que ele deve ser uma ferramenta de gestão e não simplesmente um centro de registro de dados. Isso significa agilizar e organizar o trabalho do gestor com funções de planejamento e acompanhamento dos serviços.

O programa deve viabilizar a criação de um cronograma para a equipe. As Ordens de Serviço devem incluir informações como a data, o responsável pela intervenção, o equipamento, o tempo estimado etc.

Além disso, é importante que o software ofereça ao gestor uma visibilidade sobre os serviços que estão sendo realizados naquele momento. Vale destacar que a gestão de estoque é parte importante desse processo, já que ela serve como base para o setor.

3. Identifica os equipamentos de maneira simplificada

Cada empresa tem suas próprias características e, dependendo do setor de atuação, podem haver centenas ou até milhares de equipamentos, ferramentas, peças e produtos cadastrados. Isso gera um volume gigantesco de informações para gerenciar, sobretudo para quem lida com as compras.

O software deve permitir que a identificação seja simplificada e acessível, para que os dados de cada item sejam encontrados com mais facilidade. Ferramentas, por exemplo, precisam ser marcadas individualmente para que o tempo de uso seja monitorado e a substituição seja feita na hora certa.

Em relação aos equipamentos, é importante que o sistema permita anexar imagens/fotos e outros tipos de documento para consulta.

4. Oferece relatórios e gráficos com indicadores

O programa de manutenção ideal é aquele que não restringe a eficiência de quem o utiliza e, sempre que possível, potencializa a produtividade. Em meio aos processos de gestão, por exemplo, ele tem um grande potencial de viabilizar análises mais completas do desempenho das equipes.

A geração de relatórios e gráficos ajuda a justificar o investimento em manutenção preventiva, pois facilita a exibição de um tempo de inatividade reduzido. O tempo, nesse sentido, é um indicador de desempenho muito importante — algo que o software não pode deixar de oferecer.

Os KPIs ajudam a entender melhor a realidade da empresa com base em dados confiáveis, para que a gestão não seja baseada apenas em achismos. É fundamental contar com informações relevantes, atualizadas e organizadas no dia a dia do setor.

Os custos também devem ser acompanhados de perto, pois eles são reflexo da eficiência do setor — ou da falta dela. Nesse sentido, é interessante contar com relatórios de custos mensais para cada setor ou centro de custo.

Isso ajuda a identificar quem está gerando a maior demanda de serviços.

5. Acompanha as ocorrências relacionadas ao setor

O monitoramento das atividades é um ponto crítico na manutenção. O papel do programa de manutenção aqui é permitir que o gestor esteja atento às demandas da equipe e da empresa como um todo para tomar as decisões certas na hora certa. Nesse sentido, o software deve notificá-lo quando necessário.

Isso significa emitir alarmes no momento em que excederem-se os limites de horas ou outros controladores para planos cumulativos. E para um planejamento mais eficaz, é importante que o programa tenha um sistema de pesquisa de histórico de serviços e outras informações.

6. Flexibilidade para diferentes empresas

Existe uma série de funcionalidades que podem beneficiar o setor de manutenção, mas é importante partir do princípio de que o software deve atender às demandas específicas de cada empresa. Isso significa ser flexível para organizações de diferentes tamanhos e setores, além de atender às suas necessidades mais pontuais.

O programa deve estar alinhado, por exemplo, aos processos e normas existentes na empresa. Portanto, é importante começar com um levantamento do seu histórico de serviços e definir com clareza o padrão de funcionamento da manutenção.

Quais são as tarefas mais frequentes da equipe? Os tipos de equipamento que a empresa utiliza? E quais os tipos de insumo mais usados? Que serviços são realizados externamente? Como é feito o cronograma da manutenção preventiva?

Quando a empresa trabalha muito com ações corretivas, o custo tende a ser maior. Nesse caso, é fundamental criar uma estratégia para aumentar a manutenção preventiva e estar um passo à frente dos problemas.

O software colabora de duas maneiras:

  • é mais confiável trabalhar com base no seu cronograma do que acompanhar a manutenção em um calendário impresso ou agendar tarefas no Outlook (você pode definir notificações baseadas na leitura do tempo e do medidor no software, o que facilita a manutenção programada);
  • permite que os técnicos registrem um problema assim que o detectarem, para que sua equipe faça o diagnóstico e a correção antes que algo realmente ocorra.

Como você pode ver, são critérios objetivos e que fazem toda a diferença na hora da escolha do programa de manutenção. Colocando essas dicas em prática, você pode definir quais são as características essenciais para sua empresa e adquirir um sistema que entregue aquilo que você procura!

Se quer ter uma experiência real com um software de ponta para entender como ele funciona, faça uma demonstração online do Engeman®!

    SOLICITE UM ORÇAMENTO DO SOFTWARE ENGEMAN®.

    Siga-nos