Manutenção de Motores: quais são os tipos e como fazer a manutenção

Entenda os principais tipos de manutenção de motores e como executá-los corretamente para otimizar a vida útil dos seus equipamentos.

Neste artigo, abordaremos os principais tipos de manutenção de motores e como executá-los corretamente.

Neste artigo vamos falar sobre a manutenção de motores. Independentemente do tipo de equipamento que sua empresa executa manutenção, certamente há equipamentos que possuem motores.   

Para o ramo empresarial, há máquinas como extrusoras que possuem motor. Para o ramo de frota e equipamentos pesados, todos possuem motores. Para manutenções prediais, há equipamentos como escadas rolantes, elevadores, ares-condicionados e adivinha? Também possuem motores!

Portanto, a manutenção de motores é essencial para o bom funcionamento de suas máquinas e equipamentos.

Um motor bem mantido não só opera de maneira mais eficaz, como também reduz os riscos de falhas inesperadas, o que pode levar a custos elevados de reparo e até mesmo a acidentes. Neste artigo, abordaremos os principais tipos de manutenção de motores e como executá-los corretamente.

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Tempo de Leitura: 9 minutos

Quais são os tipos de motores?

Os motores são dispositivos que convertem energia em movimento, e existem vários tipos de motores, cada um projetado para diferentes aplicações e operando com princípios distintos. Basicamente, podemos dividi-los em dois grupos, sendo:

  • Motores elétricos;
  • Motores de combustão.

Motores elétricos

Motores elétricos são aqueles que convertem energia elétrica em movimento mecânico. Eles são amplamente utilizados devido à sua eficiência e menor impacto ambiental em comparação com os motores de combustão. Os principais motores elétricos são: 

  • Motor Universal (CA e CC): São motores projetados para funcionar a partir de corrente contínua (CC) ou corrente alternada (CA). Por isso tem esse nome de “motor universal”. Esse tipo de motor é muito utilizado em utensílios como: 
    • Liquidificadores;
    • Misturadores de bebidas;
    • Máquinas de costura;
    • Furadeiras;
    • Aspiradores etc. 

Sua fabricação pode ser dividida em duas formas:

  1. Tipo de motor compensado;
  2. Tipo de motor não compensado;

Isso significa que os motores do tipo “compensado”, são próprios para equipamentos de alta potência, ao contrário do tipo de motor “não compensado” que são para equipamentos de baixa potência.

  • Motores Monofásicos: Uma característica do motor monofásico é que ele transforma a energia elétrica em energia mecânica e normalmente é recomendado para equipamentos de baixa potência. Esse tipo de motor é muito utilizado em equipamentos como:
    • Ventiladores;
    • Geladeiras;
    • Bombas industriais.

Mas, nada impede de ser utilizado em equipamentos maiores como:

    • Esteiras;
    • Equipamentos médicos.
  • Motores Trifásicos: O funcionamento dos motores trifásicos acontece mediante às três fases de corrente alternada. Com isso, há um ganho de potência quando comparado aos motores monofásicos. 

Os motores trifásicos podem se conectar com aparelhos de potência de 25 a 75 KW, ideal, portanto, para grandes indústrias que possuem equipamentos mais robustos e de grande porte. Consequentemente, equipamentos desta magnitude, exigem motores mais potentes.

  • Motores Síncronos: Também é muito utilizado em indústrias, principalmente para máquinas de alta potência, porém de baixa rotação.  Esse termo “Síncronos” se origina do grego “Sin”, que significa “com” e “cronos” refere-se a “tempo”. 

Portanto, um motor trifásico trabalha de forma sincronizada com um sistema de alimentação, ou seja, o motor não trabalha por conta própria.  Sua grande vantagem é em relação ao custo-benefício pois possui alto rendimento e ainda vantagens operacionais como partidas especiais, velocidade constante e o melhor de tudo, sua manutenção tem custo baixo.

  •  Motor de Passo: Esse tipo de motor é utilizado para rotações em ângulo exato e com isso permite precisão.  Os modelos mais utilizados possuem 200 passos por volta, ou seja, ele leva exatamente 200 passos para concluir uma volta.

Esse tipo de motor é ideal para equipamentos que necessitam de movimentos precisos, portanto, bastante aplicado em indústrias de automação.

Pode ser utilizado em equipamentos como:

    • câmeras de vídeo;
    • brinquedos;
    • dispositivos eletrônicos.
  • Motores Brushless: Outro tipo de motor elétrico que queremos citar são os motores brushless que são motores de corrente contínua (CC), porém movidos à pulsos magnéticos, ou seja, não possuem escovas. São motores de baixa rotação, no entanto, de alto torque. Sua vida útil, comparado aos motores escovados, é bem maior.

Um bom exemplo de equipamento que utiliza motor Brushless são os drones. Logicamente existem outros tipos de motores elétricos, mas podemos deixar esse assunto para um outro momento. Falemos um pouco do outro tipo de motor que são os motores de combustão.

Motores de Combustão

Motores de combustão são aqueles que convertem em energia térmica a energia proveniente da queima de combustível. Essa combustão pode ser álcool,  gasolina,  benzina, diesel, metanol, gás etc. Esse tipo de motor também é conhecido como “motor de explosão”.

Talvez seja o tipo de motor mais popular, pois são os motores usados em veículos. Uma característica dos motores movidos à gasolina, por exemplo, é a capacidade de fornecer acelerações rápidas e trabalhar com altas velocidades, portanto muito usado em veículos leves.

Por outro lado, os motores movidos à diesel são mais usados em veículos pesados, como caminhões, ônibus, tratores, navios etc. Para os veículos leves como os carros, em sua grande maioria utilizam motores cíclicos de 4 tempos (4t):

  • Tempo 1:  Admissão – É o momento em que a válvula de admissão é aberta para que a mistura de combustível passe pelo cilindro do motor.
  • Tempo 2:  Compressão – Neste momento a válvula de admissão é fechada para que o pistão que é uma peça cilíndrica oca, suba e comprima o combustível.
  • Tempo 3:  Combustão – Neste terceiro momento a vela de ignição libera uma faísca no cilindro causando a explosão do combustível, fazendo com que o pistão desça devido à pressão exercida pelos gases gerados pela combustão.
  • Tempo 4:  Escape – o pistão sobe e a válvula de escape é aberta. Desta maneira, os gases são expulsos para fora do cilindro iniciando novo ciclo.

Um ponto negativo sobre os motores de combustão e que é de conhecimento de todos, até mesmo pode-se dizer que um problema de utilidade pública, é que esses motores são fortes poluentes e afetam o meio ambiente, consequentemente à saúde.

Mas prosseguindo, há o motor a diesel, que é ideal para os veículos pesados  e uma vantagem é que sua emissão de gás carbônico é 35% menor do que o motor 4t. No entanto, no Brasil é proibido utilizar o motor a diesel em veículos automotores de passageiros que tenham capacidade de transporte inferior a 1.000kg, por questão de segurança.

Os motores a diesel são de baixa rotação, compreendida entre 100rpm e 750rpm, diferentemente do motor a gasolina que vão de 2.500rpn a 5.000rpn.

Como realizar a Manutenção de Motores?

A manutenção de motores deve seguir um plano estruturado e ser realizada por profissionais capacitados. Veja seguir algumas práticas recomendadas para garantir que a manutenção de motores seja eficaz:

  1. Siga o manual do fabricante: Sempre siga as recomendações do fabricante quanto a intervalos de manutenção, tipos de óleo e peças sobressalentes;
  2. Documente as manutenções realizadas: Mantenha registros detalhados de todas as intervenções de manutenção. Isso ajuda a prever futuras necessidades e a evitar problemas recorrentes;
  3. Use ferramentas e peças de qualidade: Ferramentas adequadas e peças genuínas ou de alta qualidade garantem que a manutenção seja eficaz e que o motor funcione corretamente;
  4. Realize inspeções regulares: Mesmo que não haja sinais de problemas, inspeções regulares ajudam a identificar e corrigir pequenos problemas antes que se tornem grandes;
  5. Treinamento contínuo: Mantenha a equipe de manutenção atualizada com as últimas técnicas e tecnologias de manutenção. O conhecimento adequado é fundamental para a realização de uma manutenção eficiente.

Tipos de Manutenção de Motores

Assim como para outros ativos, para que a manutenção seja realmente eficaz, é necessário entender o melhor momento e qual o tipo de manutenção mais adequado para cada fase da vida do motor ou de acordo com a realidade de cada empresa. 

Fique atento pois realizar manutenções reativas, ou seja, manutenções para apenas corrigir uma pane não é a solução mais rentável. Veja a seguir quais os tipos de manutenções mais utilizadas:

Manutenção Preventiva

A manutenção preventiva é planejada e realizada regularmente para evitar falhas e manter o motor em boas condições de funcionamento. As ações preventivas incluem inspeções, ajustes, limpeza e lubrificação. Exemplos de tarefas de manutenção preventiva para motores incluem:

  • Troca de óleo: O óleo lubrificante precisa ser trocado periodicamente para evitar o desgaste excessivo das peças móveis.
  • Substituição de filtros: Filtros de ar, combustível e óleo devem ser substituídos para garantir que não haja contaminação nos sistemas.
  • Verificação de correias e mangueiras: Inspecionar e substituir correias e mangueiras desgastadas ou danificadas evita falhas mecânicas.
  • Inspeção de componentes elétricos: Verificar e substituir, sempre que necessário, velas de ignição, cabos e baterias.

Manutenção Corretiva

A manutenção corretiva é realizada após a identificação de um problema ou falha no motor. Ela é uma reação rápida para corrigir uma pane e uma parada do sistema. Este tipo de manutenção é menos desejável, pois muitas vezes é realizado em resposta a uma falha que já ocorreu, o que pode resultar em paradas não planejadas e custos elevados. Exemplos incluem:

  • Reparação de componentes danificados: Após a identificação de um componente danificado ou defeituoso, a peça é substituída ou reparada.
  • Correção de falhas elétricas: Falhas em sistemas de ignição, injeção eletrônica ou outros componentes elétricos são corrigidas conforme necessário.
  • Reparos mecânicos: Danos a pistões, válvulas, bielas ou outras partes mecânicas do motor são resolvidos para restaurar a funcionalidade do motor.

Manutenção Preditiva

A manutenção preditiva utiliza tecnologias avançadas para monitorar o estado do motor em tempo real, permitindo a previsão de falhas antes que elas ocorram. Esse tipo de manutenção permite que as intervenções sejam realizadas no momento ideal, minimizando o tempo de inatividade e prolongando a vida útil do motor. Ferramentas utilizadas incluem:

  • Análise de vibrações: Monitora as vibrações do motor para identificar anomalias que possam indicar problemas futuros.
  • Termografia: Utilizada para detectar pontos de calor excessivo que podem indicar desgaste ou falhas iminentes.
  • Análise de óleo: Examina a qualidade do óleo lubrificante para detectar a presença de contaminantes ou degradação do óleo.

Quais são as principais falhas dos motores?

É importante que o gerente da manutenção entenda as nuances de cada motor que possui. Não é possível simplesmente criar um plano genérico de manutenção de motores e aplicá-lo para todos os motores existentes em seu controle de manutenção. 

As particularidades, procedimentos entre preparação e reparo, periodicidade das execuções, os procedimentos operacionais padrão são distintos. É importante conhecer o manual do fabricante, conhecer seus fornecedores e empresas autorizadas em manutenções específicas, dentre tantos outros detalhes.

Por exemplo, as principais falhas para motores elétricos são:

  • Desalinhamento;
  • Desbalanceamento e folga do eixo;
  • Distorção de harmônicas;
  • Desgastes do rolamento;
  • Sobrecarga, dentre outras.

Já para os motores de combustão há problemas como de obstrução do filtro de ar, que podem levar a falhas como:

  • Perda de compressão;
  • Pré-ignição
  • Detonação etc.

Ainda que o gestor ou time de manutenção tenha anos de experiência, manter todos esses detalhes somente na mente, pode ser arriscado para a saúde de seus motores que comprometem o funcionamento de seus equipamentos,  máquinas, veículos  e consequentemente impactam na saúde de seu negócio. 

Como controlar a manutenção de motores com o Engeman®?

A melhor opção para um controle eficaz da manutenção de motores é contar com uma ferramenta de manutenção como o Engeman®. Nossa solução permite o cadastramento de cada equipamento e ainda separá-lo por famílias, como por exemplo:

  • Tipos de equipamentos: motores, compressores, Transformadores, etc.
tipos de equipamento de manutencao 1024x608 - Manutenção de Motores: quais são os tipos e como fazer a manutenção

Tela Engeman® Tipos de Equipamento

  • Histórico de manutenção: É possível acompanhar histórico de manutenção para cada tipo de equipamento.
historico de os de manutencao 1024x614 - Manutenção de Motores: quais são os tipos e como fazer a manutenção

Tela Engeman® Histórico de O.S.

  • Custo acumulado: acompanhe o custo acumulado.
indicadores de desempenho de manutencao - Manutenção de Motores: quais são os tipos e como fazer a manutenção

Tela Engeman® Indicadores de Desempenho

Ao cadastrar um equipamento, é possível:

  • definir sua descrição e tag de acordo com parâmetro definido por sua empresa;
  • definir se centro de custos;
  • relacionar a imagem;
  • relacionar manual do fabricante;
  • campo livre de observação;
  • custo agregado e capacidade produtiva
cadastro de equipamento 1024x454 - Manutenção de Motores: quais são os tipos e como fazer a manutenção

Tela Engeman® Cadastro de Equipamento

 

cadastro de equipamento observacoes 1024x644 - Manutenção de Motores: quais são os tipos e como fazer a manutenção

Tela Engeman® Cadastro de Equipamento – Observações

 

custo agregado de manutencao 1024x449 - Manutenção de Motores: quais são os tipos e como fazer a manutenção

Tela Engeman® Custo Agregado

  • Criação de campos auxiliares: Nossa solução ainda permite a criação de campos auxiliares para que seu próprio time desenvolva telas personalizadas da ficha técnica de seus motores.
cadastro de equipamento campos auxiliares - Manutenção de Motores: quais são os tipos e como fazer a manutenção

Tela Engeman®  Cadastro de Equipamentos – Campos Auxiliares

  • Controle de peças: Outro ponto de destaque é o controle de peças que seus motores precisam. Nossa solução permite relacionar spare parts a cada cadastro de equipamento, bem como relacionar quais seus principais fornecedores.
materiais do equipamento 1024x434 - Manutenção de Motores: quais são os tipos e como fazer a manutenção

Tela Engeman®  Materiais do Equipamento

  • Planos de manutenção: No Engeman® é possível cadastrar diversos planos de manutenção para seus motores e acompanhar seu calendário de manutenção. Definindo, por exemplo, as cores de cada plano de acordo com o nível de importância de para suas execuções, bem como relacionar qual setor executante realizará as manutenções, que tipo de manutenção se trata, qual a sua periodicidade.
calendario anual de previsao de manutencao 724x1024 - Manutenção de Motores: quais são os tipos e como fazer a manutenção

Relatório Engeman®  Calendário Anual de Previsão de Manutenção

  • Controle de Backlog: O Engeman® apresenta em gráfico, o backlog por ordem de serviço, por hora ou ainda por setor executante.
grafico de backlog de manutencao 724x1024 - Manutenção de Motores: quais são os tipos e como fazer a manutenção

Relatório Engeman® Gráfico de Backlog

Desta forma, além de realizar as manutenções de motores de forma eficaz, você gestor, terá condições de aplicar as boas práticas da manutenção.

Será possível acompanhar as principais ocorrências no encerramento de cada Ordem de serviço, fazendo uma análise da manutenção realizada dentro de um período. Identificando suas ocorrências ou falhas, acompanhando seu MTBF (Tempo Médio entre Falhas) e MTTR (Tempo Médio para Reparo) dentre tantos outros indicadores disponíveis em nossa solução.

Conclusão

A manutenção é um processo contínuo e essencial para garantir o desempenho e a durabilidade dos motores. Compreender os diferentes tipos de manutenção e seguir práticas adequadas pode evitar problemas, reduzir custos e prolongar a vida útil do motor.

Controles manuais podem fazer com que a sua gestão seja falha, pois não será possível uma visão ampla do histórico das intervenções e assim as manutenções preventivas podem ser planejadas de forma mais assertiva.

Conheça mais recursos que o software Engeman® possui para potencializar a manutenção dos seus motores. Agende uma demonstração com nosso time e comece o quanto antes uma gestão mais assertiva. Esperamos por você!

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