Manutenção Prescritiva: a evolução da tecnologia a favor do sucesso da sua empresa

A Manutenção Prescritiva, chega para revolucionar as estratégias da manutenção. Acompanhe este artigo e saiba por que ela é considerada o futuro da Manutenção Industrial.

Manutenção Prescritiva

Os avanços tecnológicos dos últimos anos têm trazido enormes ganhos para a indústria. Com isso, a manutenção precisou se adaptar às inovações e, assim como a indústria, ganhou estratégias que a revolucionaram. No início da indústria, a  manutenção era aplicada apenas quando a máquina sofria alguma parada, deixando muitas vezes as empresas em apuros. Obter um aumento na produtividade e na otimização dos processos não era algo tão buscado como nos dias atuais.

Com a Segunda Guerra Mundial, a busca por uma produtividade maior surgiu e assim começaram a ocorrer quebras de forma mais frequentes. Com isto, prevenir que estas falhas ocorressem começou a ser uma prática muito importante pois agora precisavam que a produção funcionasse a todo vapor. A partir daí, houve uma mudança nas rotinas de manutenção e elas foram se modernizando sempre acompanhando os avanços tecnológicos.

Na atualidade, com a chamada indústria 4.0, a manutenção ganhou novas estratégias. Hoje, além de prevenir as falhas, é possível prescrever uma solução. Isso é possível graças à Manutenção Prescritiva, que é considerada o futuro da manutenção industrial. Continue a leitura e saiba tudo sobre este tipo de manutenção!

Compartilhe!

A manutenção industrial

Os tipos de manutenções são utilizados com o objetivo de evitar paradas nas máquinas e equipamentos. Cabe à gestão da manutenção de cada empresa analisar qual é o mais viável para o seu negócio de acordo com os resultados que a empresa necessita. 

Há empresas que trabalham com a manutenção corretiva, agindo de forma reativa ao evento de parada de equipamento. Não há dúvidas que contar apenas com este tipo de manutenção é um risco muito grande para a produtividade de qualquer negócio pois além de representar a parada da produção gera custos inesperados com substituição de peças.

A manutenção preventiva é um tipo que já traz uma otimização nos índices de confiabilidade e disponibilidade dos equipamentos, uma vez que ela é planejada. Com planos bem estruturados, a manutenção preventiva faz inspeções regulares, para prevenir defeitos nas máquinas e equipamentos. Desta forma, pode-se evitar a parada inesperada de equipamentos, o que contribui para evitar prejuízos e diminuir os custos com a manutenção.   

A manutenção preditiva está à frente da preventiva pois ela consegue descobrir falhas e identificar algum funcionamento anormal antes que uma parada não programada ocorra. Com este monitoramento é possível avaliar o desempenho e os indicadores de qualidade dos equipamentos. Ela pode ser feita com o uso de instrumentos para antecipar-se aos problemas e diminuir os custos com possíveis manutenções corretivas. 

Com a evolução da tecnologia novas técnicas são utilizadas na manutenção e hoje um novo conceito de manutenção já é utilizado, que é a Manutenção Prescritiva.

O que é Manutenção Prescritiva?

A manutenção prescritiva vai além de prever falhas como a preditiva, ela faz recomendações para a manutenção. Ela explora a análise de dados nos equipamentos para chegar a uma conclusão da sua situação atual. Afinal, não basta apenas prever os problemas, é necessário prescrever a solução.  Ela utiliza as tecnologias atuais para fazer medições e análises de forma remota e em tempo real. Considerada a evolução da manutenção preditiva, a manutenção prescritiva é um conceito que surgiu junto com a indústria 4.0 e de tecnologias como Inteligência Artificial e Machine Learning (aprendizado das máquinas). 

Com a aplicação de tecnologias como a Internet Industrial das Coisas (IIoT) e a indústria 4.0, a manutenção prescritiva utiliza estas inovações para recomendar estratégias confiáveis e rápidas para a manutenção. Assim é possível utilizar um maior volume de dados permitindo assim que as estratégias sejam mais precisas com maior quantidade de informações. A tomada de decisão acontece mais rapidamente e de forma automatizada.

Manutenção Prescritiva x Manutenção Preditiva

A manutenção prescritiva pode ser parecida com a manutenção preditiva, mas ela vai além. Ela não se delimita a apenas realizar recomendações, ela age. Faz um diagnóstico, aciona uma ordem de serviço e ainda gera relatórios depois que o técnico realizou os reparos. Isso tudo é realizado através de sistemas integrados e com o uso da Inteligência Artificial.  

Na manutenção preditiva podem ser utilizados aparelhos que indicam pressão, temperatura, vibração, tensão, corrente elétrica entre outros fatores. Com isso é possível verificar de forma sistemática as tendências de funcionamento dos equipamentos e com esses dados coletados é possível fazer uma previsão de quando vai ocorrer algum defeito ou falha. 

Na manutenção prescritiva, a análise dos dados coletados é utilizada não somente para prever algum defeito ou falha, mas recomenda quais estratégias devem ser tomadas para a resolução de problemas.

Benefícios do uso da Manutenção Prescritiva

Para uma gestão assertiva, é essencial que os dados coletados sejam analisados para que os responsáveis pelo planejamento tomem decisões bem embasadas. Isso traz confiabilidade a todos os processos. Quando você considera a quantidade de dados, a manutenção prescritiva sai em vantagem em comparação com os outros tipos de manutenção.

Com o uso da manutenção prescritiva, sua empresa terá benefícios como:

  • Otimização do tempo na tomada de decisões;
  • Dados e históricos de manutenção em tempo real;
  • Melhoria do tempo de parada dos equipamentos;
  • Aumento da produtividade;
  • Aumento da disponibilidade das máquinas;
  • Tomada de decisões mais assertiva;
  • Aumento da confiabilidade;
  • Redução de custos;
  • Automação dos processos;
  • Aumento da qualidade dos produtos e dos processos, entre outros.

Em um futuro não muito distante, as linhas produtivas serão mais automatizadas e com as tecnologias da indústria 4.0 os custos serão mais baixos trazendo uma revolução na forma de obter e tratar os dados na manutenção. 

Como se preparar para aplicar a manutenção prescritiva

Para a utilização da manutenção prescritiva é fundamental que haja um planejamento adequado. Esse planejamento passa primeiramente pela otimização dos demais tipos de manutenção. As manutenções corretiva, preventiva e preditiva precisam funcionar adequadamente para que a prescritiva possa atuar. 

Outro ponto importante a se considerar é que, para o uso da manutenção prescritiva, a sua empresa precisa estar sempre se atualizando aos avanços tecnológicos. Investir em novas tecnologias é fundamental para o uso deste tipo de manutenção. Sendo assim, sua empresa precisa ir se adequando para que, quando o futuro chegue, o seu negócio não fique atrás e perca espaço no mercado. 

A tecnologia a favor do seu negócio

De fato, a manutenção prescritiva é um avanço que irá automatizar ainda mais os processos das empresas e ainda irá otimizar os seus custos. Com tanta informação em tempo real e confiável, os gestores têm a possibilidade de trabalhar com recomendações mais sólidas e específicas para a manutenção dos equipamentos. O algoritmo de decisão surge como uma ferramenta poderosa permitindo aos softwares aprender com as tendências e fazer sugestões e previsões calculadas a partir de uma grande quantidade de dados.

O uso dessas tecnologias possibilita uma grande quantidade de dados para os sistemas de manutenção e com isso prescrever estratégias assertivas. Por este motivo a manutenção prescritiva é considerada o futuro da manutenção industrial. Ela ainda tem um caminho a percorrer para que seu uso seja amplamente disseminado. Com os rápidos avanços tecnológicos, aquelas empresas que não buscarem se adequar perderão cada vez mais espaço no mercado que será ainda mais competitivo.

E aí, já conhecia a Manutenção Prescritiva? Ainda tem dúvidas sobre outros tipos de manutenção ou temas relacionados à sua gestão? Não deixe de acompanhar o nosso blog e assinar a nossa newsletter para tirar todas as suas dúvidas. Acesse nossas redes sociais, estamos no Facebook, Instagram e Telegram!

    SOLICITE UM ORÇAMENTO DO SOFTWARE ENGEMAN®.

    Siga-nos