Administração de custos de manutenção: como fazer uma gestão eficiente de custos no Engeman®

Aprenda neste artigo como o software Engeman® pode ajudar a otimizar a administração dos seus custos de manutenção. Acompanhe!

Administração de custos de manutenção: como fazer uma gestão eficiente de custos no Engeman®

Sabe aqueles assuntos que trazem incômodos e muitas vezes são postergados para evitar conflitos? Se fizermos uma pesquisa com a população em geral, sobre quais assuntos lhe trazem mais ansiedade e causam conflitos, certamente custos de qualquer natureza, ficará nos “top 10” mais citados.

Para empresas de modo geral não é diferente. Tomemos como exemplo uma indústria que precisa lidar com custos a todo momento. Precisa se preocupar com o custo de impostos, de salários, de despesas fixas e tantos outros.

O custo que muitas vezes é deixado de lado, talvez por ser difícil rastrear sua origem, é o custo com a manutenção, porém, negligenciá-lo é um grande risco para qualquer organização.

No artigo de hoje falaremos como uma solução CMMS controla os custos da manutenção de seus equipamentos, maquinários e ativos em geral.  Acompanhe!

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O que é uma solução CMMS?

CMMS é uma sigla para Sistema de Gerenciamento de Manutenção Computadorizado. Portanto, sua principal característica é controlar a gestão de ordens de serviços de manutenção dos seus ativos. 

Assim, é possível programar quando essas manutenções ocorrerão, controlar a numeração de ordens de serviços bem como a descrição dos serviços que serão realizados, ter registros dos ativos, controlar a interferência de uma máquina parada, controlar os custos com mão de obras, materiais e tantos outros controles essenciais para uma boa gestão.

Em nosso blog temos vários artigos sobre o tema que te ajudarão a compreender melhor sobre como uma solução CMMS funciona. 

O que é um ERP?

Já sabemos qual o foco de uma solução CMMS, portanto, seu controle de custos será totalmente voltado para a manutenção. É comum que se confunda ou compare o controle de uma solução CMMS com o controle de uma solução ERP.

ERP vem de uma sigla em inglês ’Enterprise Resource Planning’ que traduzido para o português significa “Sistema de Gestão Integrado”. É claro que um sistema ERP é essencial para uma empresa e se este for eficiente, trará como principal benefício as informações integradas em um único lugar;

Sendo assim, um software ERP possui controle financeiro/contábil, gestão de suprimentos e colaboradores, gestão de relacionamento com cliente etc.  

Alguns softwares ERP possui um módulo exclusivo para a gestão de manutenção, porém, normalmente é mais limitado, com controles básicos das manutenções dos ativos, principais custos com a manutenção, mas sem controle aprofundando da vida útil dos seus equipamentos, principais ocorrências causadoras de manutenção, indicadores de confiabilidade, tempo médio entre falhas e reparos e outros controles essenciais para a manutenção, que normalmente estão disponíveis em softwares CMMS/EAM.

 

Como é a administração de custos em uma solução CMMS?

EAM vem do inglês “Enterprise Asset Management” que significa ‘Gestão de ativos empresariais’. Portanto, um software de manutenção CMMS que também seja EAM, além do controle de manutenção citado acima, vai realizar também a gestão de ativos. 

Isso significa que trará históricos como: número de patrimônio, descrição do ativo, histórico de data de compra e venda, data de garantia, tempo operacional de funcionamento da máquina, informações técnicas dos ativos, histórico de localização etc. e aliado ao controle CMMS, apresentará histórico das manutenções realizadas, indicadores de MTBF e MTTR, confiabilidade, históricos de movimentações e tantos outros.

Sendo assim voltando à pergunta inicial, o controle de custos de uma solução CMMS/EAM terá como foco:

  • Controle de custos do ativo;
  • Controle de custo de peças e insumos para a manutenção;
  • Controle de custos com interferência na produção;
  • Controle de custos de paradas de máquinas;
  • Controle de custos de mão de obra.

Um bom software CMMS/EAM precisa ser flexível e capaz de integrar com um software ERP para que este último faça seu controle gerencial financeiro.  Isso possibilitará a validação de todos os custos com a manutenção, até mesmo aqueles custos que parecem inofensivos e irrelevantes, mas que, quando colocados na ‘ponta do lápis’, podem trazer prejuízos para as organizações e assim diminuir seus lucros.

Como é o controle de custos no Engeman® CMMS/EAM?

Na pergunta acima fizemos questão de enfatizar que nossa solução Engeman® é CMMS/EAM. Ou seja, possui todas as características citadas anteriormente e muito mais. A seguir,  falaremos um pouco sobre como é a administração de custos no Engeman®.

Custo dos ativos:

A solução Engeman® permite o cadastramento de valor de compra de seus ativos e à medida que as manutenções ocorrem, é possível acompanhar através de relatório o valor total gasto em manutenção deste equipamento, comparando com o valor de compra.

Desta forma, o gestor tem controle se vale a pena realizar certas manutenções em um determinado equipamento, comparando seu custo de aquisição x seu custo total de manutenção.

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Custo de materiais (peças e insumos):

Igualmente com os materiais, é possível cadastrar seu custo de compra e relacionar seu custo de venda, para prestadores de serviço por exemplo que repassam o custo de substituição de peça para seu cliente com o valor diferente do custo da compra, considerando outros custos como de frete, precificação de venda etc.

Ao cadastrar os materiais no software Engeman®, é possível fazer o levantamento de custo previsto que precisará dispor de acordo com o consumo de materiais definidos nas próximas manutenções relacionadas em um período. Facilitando, portanto, a gestão de custos com a manutenção.

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É possível acompanhar ainda os registros de requisição de materiais solicitados pelo time de almoxarifado, por exemplo.

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Custo com a manutenção:

Anteriormente enfatizamos que um software CMMS tem como foco principal o controle detalhado da manutenção que inclui seus custos.

A solução Engeman® leva esse assunto muito a sério e possui diversas formas de acompanhar os custos com a manutenção.  Através de relatórios específicos é possível acompanhar:

  • Custos da aplicação pelo seu ponto de controle (horímetro, hodômetro)
  • Gráfico comparativo mensal do custo da manutenção;
  • Gráfico de resumo de custo gerencial;
  • Relatório de custo com a manutenção;
  • Relatório dinâmico;
  • Relatório de custo com a manutenção por equipamento principal e seus componentes.  

Um diferencial do Engeman® é poder acompanhar histórico não somente do equipamento principal, mas também de seus subcomponentes.

Acompanhar ainda seu custo de manutenção por setor.

Exemplo: qual histórico de custo com a manutenção para os equipamentos do setor de produção.   

Através do relatório de custo com a manutenção por equipamento principal e seus componentes, é possível fazer um levantamento do custo de manutenção, levando em consideração a aplicação principal e seus componentes. O relatório apresentará os principais custos da Ordem de Serviço e para o controle de veículos, por exemplo, informará o custo “Km rodado”, através das coletas de viagens.

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Falando sobre controle de veículos, ainda é possível controlar os custos de roteiro de viagem de forma detalhada. O Engeman® possui a funcionalidade de ‘Roteiro de Viagem’ para controlar sua logística de veículos. Informações disponíveis nesta funcionalidade:

  • Descrição sobre a logística em questão;
  • Informação sobre o veículo e motorista que está em circulação;
  • Informações do trecho da viagem,
  • Informações de adiantamentos,
  • Informações de abastecimento,
  • Informações das despesas de viagem,
  • Informações de frete e pedágios e outros.

Através do relatório de Roteiro de Viagens, o time de gestão tem o custo total de cada viagem, inclusive se durante a viagem houver uma ordem de serviço de manutenção emergencial, o relatório incluirá o custo de tal manutenção ao roteiro em questão.

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São por estes e outros motivos que utilizar um software de manutenção trará diversos benefícios à sua empresa incluindo uma gestão mais assertiva dos custos da manutenção.

Conclusão

Ao analisar uma solução de manutenção para sua empresa, é importante considerar todos os pontos abordados acima, para que seja possível alcançar resultados satisfatórios em sua gestão de custos. Opte por um sistema que mantenha históricos confiáveis, que apresente relatórios precisos, dentre outras averiguações. 

A escolha de um software de gestão deve ser bem criteriosa, pois o setor de manutenção é a peça fundamental para levar mais confiabilidade aos seus processos. Opte por soluções que entendem o seu negócio e que podem se adaptar a ele. Com isso, a administração de custos da manutenção será mais assertiva.

Continue acompanhando nossos conteúdos sobre o universo da manutenção! E se quiser entender na prática como controlar os custos de manutenção de equipamentos da sua empresa, entre em contato conosco, agende uma demonstração com nosso time. Esperamos por você!

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