Gestão de Facility Services: qual a importância para os negócios?

211227 gestao de facility services qual a importancia para os negocios 810x541 - Gestão de Facility Services: qual a importância para os negócios?

Garantir a qualidade da prestação de serviço é um dos maiores desafios na indústria hoje em dia. Isso acontece porque o mercado está concorrido e não existem brechas para falhas. Além do mais, os acidentes e os imprevistos podem atrapalhar o seu desempenho. Portanto, é essencial estar preparado e conhecer as principais técnicas para evitar essas situações.

A gestão de Facility Services é um conceito que não pode ser deixado de lado nessas horas. Ela ajuda a estruturar o planejamento estratégico e tomar decisões mais precisas. Por ser um tema relativamente novo, alguns profissionais ainda têm dúvidas sobre o seu funcionamento.

Com a leitura deste post, você vai entender um pouco mais sobre o assunto. Confira.

O que é a gestão de Facility Services?

A busca por mais qualidade é um dos principais objetivos das empresas nacionais. Nunca se discutiu tanto sobre o assunto, a fim de melhorar a performance do time, reduzir despesas e garantir o sucesso no mercado.

Em meio a esse cenário, a gestão de Facility Services é um termo de grande destaque. Resumidamente, seu objetivo é reunir as disciplinas necessárias para o funcionamento de um edifício ou fábrica — e a manutenção é uma de suas áreas mais importantes. Outras áreas devem ser consideradas também, como a limpeza e as instalações elétricas e hidráulicas. 

O espaço interno da instituição deve ser organizado, sustentável e eficiente. A partir disso, os processos se tornam mais seguros e o planejamento pode ser seguido. Em alguns casos, a gestão de Facility Services utiliza trabalhadores terceirizados.

De qualquer forma, todos devem estar alinhados aos objetivos estabelecidos, seguindo as normas existentes em nosso país.

Qual é o papel de um software integrado?

Os softwares invadiram o mercado porque automatizam processos. Como existem várias opções disponíveis, muitos profissionais ficam com dúvidas na hora de escolher uma opção. É preciso ter muita calma e atenção, pois uma decisão errada atrapalha a obtenção de resultados positivos.

A seguir, encontram-se os benefícios que uma ferramenta de gestão e controle de manutenção pode gerar.

Aumento da disponibilidade por meio de um bom planejamento

Planejar é algo rotineiro para um supervisor de manutenção. Um plano estratégico de ações é a base para a tomada de decisões adequadas às exigências do mercado e ao atendimento da satisfação dos clientes.

Nessas horas, a disponibilidade de equipamentos é muito importante. De nada adianta, por exemplo, ter um sistema de telemetria se ele nunca está disponível. Um software integrado facilita a descoberta de problemas e a sua antecipação.

Dessa maneira, não é necessário esperar uma falha ou um acidente acontecer, já que você consegue analisar o desempenho de cada componente e planejar manutenções preditivas e preventivas. De qualquer forma, as manutenções corretivas não podem ser deixadas de lado também. Elas ajudam a agir em situações emergências, causando o menor dano possível em sua produção.

Lembre-se de que esse ponto acontece com ociosidade de funcionários também. Isso parece simples, mas saber a situação de cada colaborador é algo indispensável para provar o seu valor na instituição ao propor melhorias em seu dia a dia. 

Reunião dos dados de manutenção em uma única plataforma

Você já tentou trabalhar em um ambiente desorganizado? Quem não organiza documentos, relatórios e ordens de serviço tem grandes chances de fracassar em suas decisões. Além do mais, outro ponto não pode ser esquecido é o uso de várias plataformas para armazenar dados e fazer tarefas.

Quem não unifica o conhecimento em um só lugar tem dificuldades para analisar os dados, já que as informações podem ser perdidas facilmente. Ademais, é possível que não exista compatibilidade entre as ferramentas utilizadas. Assim sendo, você perde tempo criando planilhas para resolver o problema, por exemplo. 

Ao atuar com uma ferramenta robusta e flexível para a manutenção focada na gestão de Facility Services, todas essas questões são deixadas de lado.

Análise de dados eficiente sobre a manutenção

Imagine ter que paralisar toda a linha de produção por causa de reparos em um equipamento de sua fábrica. Essa situação é extremamente prejudicial para o seu desempenho, não é mesmo?

Pois bem, quem faz a gestão de Facility Services e utiliza um software especializado em manutenção consegue prever essas situações ao analisar dados. Como a coleta de informações acontece em tempo real, é possível conhecer o status de funcionamento de todas as máquinas.

Assim, você tem autonomia e segurança para tomar decisões que fomentam o aumento de produtividade e evitam paralisações desnecessárias. Além disso, saiba que você é capaz aplicar os tipos de manutenção com tranquilidade, aumentando a vida útil do sistema.

De qualquer forma, a análise de dados amplia o seu campo de visão e permite a descoberta de insights que melhoram a sua rotina de trabalho.

Segurança dos dados coletados

A segurança dos funcionários é algo muito importante. Contudo, muitos supervisores se esquecem da segurança de seus dados. Armazenar informações em papel e armários não é uma atitude muito segura. Qualquer incêndio ou desvio de documento coloca em risco a integridade desses dados.

Dessa forma, é essencial trabalhar com uma solução desenvolvida especialmente para o trabalho com manutenção. Uma ferramenta comum, por exemplo, não consegue automatizar a emissão de ordens de serviço e armazená-las para uma futura análise com eficiência. Sem esse estudo, você não consegue prever erros e melhorar a performance de todos.

Tenha em mente que o feedback do cliente ou do solicitante só acontece quando a ordem de serviço é armazenada corretamente. A resposta dessa análise o ajuda a descobrir se o técnico lançou os dados conforme as regras e se a comunicação está alinhada.

Não se esqueça de que você pode entrar em contato com o cliente e agendar um novo atendimento. Portanto, a segurança na coleta de dados é uma vantagem que deve ser considerada na hora de escolher um software em sua empresa.

Como se preparar para aplicá-la?

Ao ler este post, você descobriu mais sobre a gestão de Facility Services, certo? Esse conceito deve ser entendido como uma atividade de gerenciamento e administração de serviços relacionados à infraestrutura do negócio, a fim de organizá-lo.

Em outras palavras, é possível melhorar a qualidade de cada atividade realizada em seu negócio com a gestão de Facility Services. As equipes de supervisão e manutenção se beneficiam nessas horas, pois conseguem levantar dados rapidamente e agir com precisão. Sempre tenha também um bom software desenvolvido especialmente para esse ramo de atuação, como o Engeman.

Por isso, deixe de perder tempo, entre em contato com a gente e encontre uma solução de tecnologia da manutenção que você tanto procura!

Deixar comentário.

quatro × quatro =

Share This